|  | Contextos ProfissionaisInformaçõesAs horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 Ano letivo: 2020/2021 - 2S
| Código: | CS100010 |  | Sigla: | CP |  
| Áreas Científicas: | Ciências da Comunicação |  Cursos
 
| Nº de semanas letivas: | 15 |  Língua de EnsinoPortuguês Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)Este programa foi objeto de atualização a 14.10.2020 devido ao Plano de regresso às atividades presenciais no âmbito da covid-19 2020-2021
 Com esta uc pretende-se proporcionar os conhecimentos que habilitem os estudantes a compreender, analisar e avaliar o contexto da cultura profissional da comunicação social e o contexto de uso dos discursos e narrativas criadas pelos profissionais; as aptidões que permitam reconhecer e compreender os atores, a estrutura dos seus papéis, as ações e as caraterísticas das interações estabelecidas no desempenho das atividades profissionais.
 De acordo com as competências gerais e específicas da ESE e da licenciatura, pretende-se que o estudante reconheça e caracterize as formas de expressão dos diferentes meios de comunicação social, conheça as características e o funcionamento das organizações sociais e económicas, compreendendo nomeadamente as redes de informação e comunicação interna e externa, identificando e caracterizando os diversos intervenientes nas actividades em contexto profissional.
 Do ponto de vista das competências instrumentais, o estudante deve ser capaz de reconhecer e utilizar os discursos específicos dos seus contextos de intervenção, gerir eficazmente a informação relevante para a sua área profissional, organizando e planeando o trabalho pessoal, bem como utilizar adequadamente as tecnologias da informação e comunicação.
 Do ponto de vista das competências interpessoais, a uc deve criar condições para que o estudante adeque, com flexibilidade, a sua participação em novas situações profissionais e sociais, actuando com confiança em ambientes profissionais diversos.
 Finalmente do ponto de vista das competências sistémicas, pretende-se que o estudante participe e/ou elabore actividades de investigação e seja capaz de produzir conteúdos relevantes para as realidades em estudo.
 
 Conteúdos programáticosO programa estabelece relação entre a área científica em que se inscreve a comunicação social e as profissões desse campo de atividade económica. Os Contextos Profissionais são entendidos como a relação entre as profissões deste campo e o ambiente onde se desenvolve a atividade, mas também as situações em que são percecionadas. Os conteúdos programáticos inscrevem-se em quatro abordagens relacionadas com os contextos profissionais: (1) heurístico (matérias, temas e noções, incluindo a cultura organizacional); (2) exercício profissional (tipos e elementos de comunicação); (3) atividades dos media e da comunicação estratégica (ramos, organização, meios e tecnologias); e (4) profissões dos media (áreas, trabalhos, ocupações, ofícios, profissões e especializações).
As abordagens orbitam em torno da profissão, do profissional e do mercado de trabalho segundo dois prismas: o jornalista e as profissões conexas em contexto mediático; o profissional de comunicação estratégica em organizações públicas e privadas – incluindo associativas.
 
 
 Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UCPretende-se articular os conteúdos com os objectivos ao associar a cultura das organizações de media com os contextos, práticas e conteúdos diversos produzidos pela comunicação social. Articular os contextos profissionais com as funções sociais que visam quer a descoberta e resolução de problemas quer a informação, formação, entretenimento e promoção difundidos em diferentes suportes e por diversos tipos de entidades. Metodologias de ensinoAulas teórico-práticas ministradas com recurso a active learning methodologies combinadas com a realização de actividades exploratórias. Complementaridade entre ensino direto e método indireto. Trabalho de campo através da implementação de atividades várias de recolha, tratamento e disponibilização de conteúdos que podem incluir visitas de estudo (presenciais ou virtuais quando possível), seminários com oradores convidados e inquéritos. 
A avaliação poderá implicar a elaboração de relatórios, entre outras tipologias de trabalhos académicos e prática simulada que contribuam para o estabelecimento de interações sociais e para o envolvimento dos estudantes na construção do próprio conhecimento. Promover o trabalho cooperativo, a pesquisa e a resolução de problemas.
 O acesso à plataforma de ensino a distância Moodle é condição essencial para acompanhar a uc.
 
 A atividade letiva terá lugar através de sessões presenciais, síncronas e assíncronas semanais preferencialmente no horário estipulado para a UC; comunicação com estudantes e tutorias por e-mail, dentro e fora do horário da uc; disponibilização de recursos pedagógicos, implementação de fóruns de discussão, realização de exercícios e upload de trabalhos no Moodle; apoio tutorial e chat através do Messenger e/ou Whatsapp; disponibilização de conteúdos, atividades e comunicação através do Zoom.
 As sessões envolvem atividades organizadas em grande grupo (sessões plenárias) e em grupo (4/5 elementos cada) de acordo com as atividades a desenvolver que radicam na leitura de textos, visualização de vídeos e documentários, disponíveis essencialmente online, com apresentação de resultados de acordo com os instrumentos de avaliação.
 
 Caso seja possível, a organização das visitas de estudo estão sob a responsabilidade dos docentes da uc e o seu formato e horário dependem da disponibilidade do interlocutor que estará em contacto com os estudantes.
 Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UCA fase expositiva intenta atribuir significado de forma ativa aos conteúdos que são proporcionados, para que os estudantes aprendam factos, conceitos, regras e procedimentos e os relacionem com as suas estruturas cognitivas. Método demonstrativo, participado e apoiado pela utilização de suportes de comunicação diversos, complementado com a discussão de estudos de caso.O ensino indireto estimula o envolvimento dos estudantes, proporcionando a pesquisa, o debate em 
seminário que simule o contexto da execução dos procedimentos e tarefas que os conteúdos requerem e permite a apresentação dos resultados obtidos em cada sessão. O saber fazer é assegurado pela prática em trabalho de campo através de visitas de estudo e por iniciativas de tutoria.
 
 Metodologia e provas de avaliaçãoO trabalho desenvolvido na UC será objecto de avaliação contínua e sumativa implicando: 
A) Trabalhos de grupo – 50% da nota;
 B) Trabalhos/exercícios desenvolvidos em sessão letiva a distância (individual, de pares ou de grupo) - 30% da nota.
 C) Reflexão final individual - 20%
 Em avaliação contínua a nota final de cada aluno corresponde ao resultado do cálculo de acordo com a percentagem atribuída a cada momento de avaliação: nota final = (A*50%)+(B*30%)+(C*20%).
 Esta fórmula pode ser sujeita a alteração após o início do ano lectivo, devendo, nesse caso ser divulgada em documento próprio.
 De modo geral considera-se ainda aspectos como a qualidade das intervenções e capacidades reveladas (pesquisa, método de trabalho, reflexão, análise crítica, organização, interacção de grupo, linguagem utilizada e contribuições individuais).
 Espera-se que cada aluno esteja presente em cada aula e participe nas questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo, nomeadamente discussões; reúna a documentação aconselhada, leia e analise os textos de apoio de modo a estar preparado para os discutir; execute os trabalhos programados; aceda à plataforma de ensino a distância e participe de forma activa e colaborante nas actividades aí propostas.
 A realização e entrega dos trabalhos obedece a calendário e enunciado próprios atendendo aos constrangimentos dos estudantes.
 A avaliação dos(as) estudantes revestirá a forma de processo contínuo (dependente da participação nas atividades letivas) ou a possibilidade de realização de um exame final.
 As modalidades, produtos, calendário, parâmetros e critérios da avaliação serão comunicados aos(às) estudantes e negociados com estes(as) na primeira quinzena do semestre e formalizados em documento próprio.
 Atendendo aos modelos de ensino em  vigor, poderá haver lugar a provas orais, ensino misto, online (EaD) e presencial.
 Esta uc observa os mecanismos de mitigação da fraude e as suas consequências nos casos enquadráveis de acordo com as determinações em vigor no IPS.
 Regime de assiduidadeA avaliação contínua dos estudantes depende da sua participação nas atividades letivas através das atividades propostas.
O estudante trabalhador-estudante ou abrangido por outros estatutos reconhecidos na ESE/IPS deve informar o docente quanto à sua situação nos primeiros 15 dias de atividade letiva em comunicação escrita. Nestes casos, a assiduidade e participação na plataforma de ensino a distância e equivalentes é fundamental. Qualquer alteração deve ser comunicada atempadamente por escrito. Só serão considerados os casos patentes no portal da ESE devidamente justificados de acordo com as normas em vigor.
 
 Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
| Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |  
| Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 |  |  
|  | Total: | 0 |  BibliografiaCabeças, A. M. (2018). Ciberjornalismo em Portugal: migrantes e nativos digitais, convergência e hipernarrativas. Universidade Autónoma de Lisboa.
Eiró-Gomes, M. (Ed.). (2017). Comunicação E Organizações da Sociedade Civil: conhecimento e reconhecimento. Plataforma Portuguesa das ONGD e ESCS-IPL.
 Esteves, António, & Azevedo, J. (orgs.) (1998) Metodologias qualitativas para ciências sociais. Porto: Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
 Iturra, R. (n.d.). Trabalho de campo e observação participante em Antropologia. Retrieved February 20, 2020, from https://aviagemdosargonautas.net/2012/07/18/trabalho-de-campo-e-observacao-participante-em-antropologia-1-por-raul-iturra/
 Neves, J., & Lopes, A. (2000). Cultura organizacional, satisfação e cidadania organizacional. In Organizações em transição: contributos da psicologia do trabalho e das organizações (pp. 35–60). Imprensa da Universidade de Coimbra. https://doi.org/10.14195/978-989-26-0452-7_2
 Martins, C. (Ed.). (2018). Os media em mudança em Portugal: Implicações da digitalização no jornalismo. ERC.
 Rodrigues, Maria de Lurdes (2012). Profissões: Lições e ensaios. Coimbra: Almedina.
 Rosa, L. (1994). Cultura Empresarial. Motivação e Liderança. Editorial Presença.
 Sebastião, S. P. (2012). Relações públicas: a comunicação, as organizações e a sociedade. Comunicação Pública, (vol.7 n12), 23–42. https://doi.org/10.4000/cp.112
 Sobreira, R. M. C. (2010). Os profissionais da comunicação estratégica das organizações em Portugal . Em busca de identidade e reconhecimento. UNL.
 
 ObservaçõesO Programa completo e definitivo deverá estar disponível na plataforma Moodle e no item 'Conteúdos' da UC no Portal da ESE findos os primeiros 15 dias de actividade lectiva para consulta integral, altura a partir da qual passa a versão definitiva para o actual ano lectivo.
Nesta plataforma de ensino a distância serão também disponibilizadas as informações necessárias ao cabal desenvolvimento da Unidade Curricular (UC), incluindo sumários.
 Os alunos interessados em aceder devem validar a sua inscrição nesta UC directamente na página da UC em http://moodle.ese.ips.pt/
 Se é utilizador autenticado e pretende aceder à versão integral do Programa, pode clicar em 'Conteúdos' na coluna da direita.
 A actividade lectiva decorre de acordo com o horário semanal.
 Bibliografia alternativa online a disponibilizar em documento próprio.
 O acesso à plataforma de ensino a distância Moodle é condição essencial para acompanhar a uc.
 Dispositivos online a utilizar (Plano de regresso às atividades presenciais no âmbito da covid-19 2020-2021)
 Zoom Colibri; e-mail; Moodle; Messenger; Whatsapp, sem menosprezo por outros que estão sob análise como o Skype, Teams e Stream, para além de sugestões dos estudantes e soluções que entretanto sejam disponibilizadas. O objetivo é permitir que as soluções se adaptem às condições dos estudantes ao mesmo tempo que se garante o cumprimento da planificação.
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