This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS200013
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?
Mapa da ESE Setúbal
Mapa interactivo do campus. Clique num determinado edifício.

Retórica e Argumentação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: CS200013    Sigla: RA
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 41 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Lídia Soraya Barreto MarôpoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Lídia Marôpo   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ao final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de
 Definir o que é a retórica e compreender os seus atributos e características.
 Conhecer a história da retórica e a sua evolução desde a Grécia clássica à (pós)modernidade tecnológica.
 Compreender o sistema retórico e as formas argumentativas para avaliar a força e a falácia dos argumentos e para utilizá-los na comunicação escrita ou falada.
 Dominar os principais conceitos da retórica atual e aplicá-los em várias áreas: contexto mediático, visual, publicitário e digital.
 Realizar análises retóricas de comunicações escritas ou faladas.

Conteúdos programáticos

 O que é a retórica
 Fundamentos da retórica: atributos e características
 Breve história da retórica
 O sistema retórico: dinâmica, géneros, provas artísticas (logos, ethos e pathos) e cânones retóricos
 Formas argumentativas
 Retórica, comunicação e tecnologia: retórica mediatizada, retórica visual, retórica da publicidade, retórica digital.
 Análise retórica: principais elementos analíticos e como fazer


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos permitem aos alunos ter uma compreensão geral sobre a retórica, percebendo a sua evolução ao longo dos séculos e os conceitos do sistema retórico. Estes conhecimentos permitem que os estudantes desenvolvam competências para a elaboração de discursos com argumentos bem fundamentados e para a análise retórica de discursos de terceiros, tendo em conta os objetivos estabelecidos para esta unidade curricular.

Metodologias de ensino

As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a participar em atividades regularmente e apresentam os resultados dos trabalhos que realizam.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A metodologia de ensino permite a aquisição de conhecimentos teóricos sobre a retórica, bem como o desenvolvimento da reflexão crítica e aplicação prática do sistema retórico para a elaboração de diferentes tipos de discurso.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:

a) Teste de aferição: 40%
b) Trabalho em grupo: 40%
c) Atividades de participação: 20%

A avaliação também pode ser feita por exame.

Bibliografia

Eyman, Douglas (2015). Digital Rhetoric: Theory, Method, Practice. Ann Arbor: University of Michigan Press.
Aristóteles (1998). Retórica. Lisboa: INCM.
Breton, Phillipe (1998). A Argumentação na Comunicação. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Grácio, Rui Alexandre (1998). Consequências da Retórica – para uma revalorização do múltiplo e do controverso. Coimbra: Pé de Página Editores.
Mateus, Samuel (2018). Introdução à Retórica no Século XXI. Covilhã: Livros Labcom.
Meyer, Michel (1998). Questões de Retórica: linguagem, razão e sedução. Lisboa: Edições 70.
Mulholland, Joan (2005). Handbook of persuasive tactics - A practical language guide. London and New York: Routledge.
Serra, Joaquim Paulo & Ferreira, Ivone (2008). Retórica e Mediatização - da Escrita à Internet. Covilhã: Livros Labcom.
Swatridge, Colin (2014). The Oxford Guide to Effective Argument and Critical Thinking. Oxford: Oxford University Press.

Observações Bibliográficas


Opções
Últimas Notícias
Alteração de regime de aulas | medidas excecionais
Revista Medi@ções
Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais
Horários 1º semestre 2020/21 | ATUALIZAÇÂO
Página gerada em: 2021-01-22 às 18:11:10 Última actualização: 2010-07-19