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Matemática para a Comunicação Social

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 1S

Código: CS200014    Sigla: MCS
Áreas Científicas: Matemática
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 44 Plano de Estudos a partir de 2014 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Catarina Raquel Santana Coutinho Alves DelgadoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 5,20
Joana Filipa Oliveira Cabral   5,93

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No âmbito desta UC os estudantes devem desenvolver competências que incluem os seguintes aspetos:
– Identifica, recolhe e seleciona informação analisando criticamente a credibilidade das fontes.
– Conhece e aplica ferramentas estatísticas na análise e resolução de problemas da realidade.
– Compreende e reflete criticamente sobre questões emergentes no mundo contemporâneo mobilizando ferramentas estatísticas.
– Recolhe, seleciona e analisa dados para desenvolver um projeto, programando as etapas de ação de acordo com os recursos e o tempo disponível.
– Interpreta e analisa criticamente dados teóricos e empíricos para resolver problemas e tomar decisões apropriadas ponderando riscos e benefícios e usando, se adequado, recursos tecnológicos.

Conteúdos programáticos

– Etapas do Método Estatístico. Estatística Descritiva
– Classificação e interpretação de caracteres estatísticos
– Técnicas de amostragem
– Organização de dados em tabelas e gráficos
– Medidas de localização e de dispersão
– Distribuições bidimensionais: Diagrama de dispersão; Coeficiente de correlação de Pearson; Reta de regressão.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta UC visa o desenvolvimento competências dos estudantes, enquanto cidadãos e futuros profissionais de comunicação social, relacionadas com a Estatística. Neste sentido, pretende-se que contribua para que os estudantes: (i) desenvolvam o seu conhecimento matemático a nível de conceitos e processos de organização, análise e interpretação de dados, (ii) sejam capazes de ler e interpretar criticamente estudos que incluam metodologias quantitativas, que contribuam para a sua atualização e desenvolvimento profissional e (iii) desenvolvam competências ao nível da conceção de estudos estatísticos, quer no que respeita à recolha de dados, quer no que respeita à sua adequada interpretação, contribuindo para o desenvolvimento de uma postura investigativa, enquanto profissional.

Metodologias de ensino

O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos estudantes quer em trabalho individual quer em trabalho de grupo, procurando o desenvolvimento das competências referidas anteriormente. Neste sentido, as sessões serão organizadas tendo em conta a leitura, discussão e análise de textos, a resolução e discussão de problemas que permitam abordar os conteúdos referidos anteriormente e a realização de atividades de preparação para a conceção de um projeto.
O acompanhamento tutorial consistirá na orientação da preparação e apresentação do projeto e no esclarecimento de dúvidas sobre as temáticas em estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As aprendizagens esperadas situam-se a três níveis: (a) mobilizar conceitos de estatística na resolução de problemas; (b) apresentar uma atitude crítica na interpretação de estudos estatísticos; (c) aplicar os conhecimentos adquiridos a situações da vida real. Assim, as atividades a desenvolver incluirão: (i) leitura e discussão de textos científicos e técnicos de natureza variada, (ii) exploração e análise crítica de problemas relevantes, (iii) pesquisa de informação relevante para o aprofundamento dos temas desta UC, (iv) desenvolvimento de um projeto de carácter investigativo envolvendo variáveis quantitativas e qualitativas.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da unidade curricular e será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo e atividades de expressão escrita e oral.
Espera-se que cada aluno: (a) participe nas atividades realizadas, envolvendo-se na discussão das questões em análise e nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação.
A avaliação contínua incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC. Serão tidos em conta: i) a entrega das atividades realizadas em aula (10%); ii) a realização de de dois relatórios associados a projetos de investigação estatística (20%+20%) e iii) a realização de um teste escrito (50%).

Regime de assiduidade

Os estudantes que participem nas atividades realizadas em, pelo menos, 75% das aulas poderão incluir-se no sistema de avaliação contínua. Os estudantes que não puderem integrar-se no sistema de avaliação contínua, realizarão um exame final.

Os estudantes com estatuto especial, no caso de impossibilidade comprovada de frequência das aulas, deverão negociar com a docente (nos primeiros quinze dias de aulas) a forma que revestirá a sua avaliação, bem como o calendário mais conveniente, desde que se respeitem os prazos definidos para cada semestre ou ano.

Bibliografia

Barroso, M., Ramos, M. & Sampaio, E. (2010). Exercícios de Estatística Descritiva para as Ciências Sociais. Lisboa: Edições Sílabo.
Dinis Pestana, D. & Velosa, S. (2010). Introdução à Probabilidade e à Estatística. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Elizabeth, R. (2008). Estatística Descritiva. Lisboa: Edições Sílabo.
Figueiredo, F. (2009). Estatística Descritiva e Probabilidades: Exercícios propostos e resolvidos. Lisboa: Escolar Editora.
Graça Martins, M. E. & Cerveira, A. (1999). Introdução às Probabilidades e Estatística. Lisboa: Universidade aberta.
Graça Martins, M. E., Loura, L., Mendes, F. (2010). Análise de Dados. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.
Graça Martins, M. E., Monteiro, C., Viana, J. P., Turkman, M. A. A. (1997). Estatística: matemática – 10.º ano de escolaridade. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário do Ministério da Educação.
Guimarães, R., Cabral, J. (2010). Estatística. Lisboa: Editora McGraw-Hill de Portugal.
Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., Pimenta, C. (2010). Introdução à Estatística. Lisboa: Escolar Editora.
Santos, C. (2010). Estatística Descritiva: Manual de Auto-aprendizagem. Lisboa: Edições Sílabo.
Santos, F. (2001). Sebenta de Matemáticas Gerais - Estatística. Lisboa: Plátano Editora.

Sites:
http://alea-estp.ine.pt/
http://www.ine.pt/portal/
www.pordata.pt

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 18:23:51 Última actualização: 2010-07-19