This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS200015
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Sociologia da Comunicação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 1S

Código: CS200015    Sigla: SC
Áreas Científicas: Ciências Sociais
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 41 Plano de Estudos a partir de 2014 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Lídia Soraya Barreto MarôpoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Lídia Marôpo   3,20

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ao final desta UC os estudantes devem ser capazes de:

• Compreender e problematizar o conceito de comunicação.
• Reconhecer a importância da comunicação na vida humana
• Identificar os fenómenos de comunicação compreendendo-os enquanto processos sociológicos.
• Perceber as diferentes perspetivas teóricas e metodológicas da Sociologia na abordagem das realidades comunicativas.
• Conhecer os principais contributos teóricos e tradições de investigação da Sociologia da Comunicação
• Reconhecer o impacto da Sociologia nas noções de representações sociais.
• Analisar o papel da comunicação na formação e desenvolvimento do espaço público.
• Compreender as transformações na mudança de paradigma da comunicação de massa para os chamados novos media.

Conteúdos programáticos

1. A Sociologia como ciência;
2. A construção do pensamento sociológico;
a. Autores fundadores do pensamento clássico: Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx
b. O impacto de Durkheim na construção da ideia de representações sociais.
3. A comunicação como objeto sociológico e a improbabilidade da comunicação;
4. O público e o privado nas sociedades modernas;
5. Os media e a reestruturação do espaço público;
6. Sociologia dos novos media.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos da Unidade Curricular pretendem garantir uma abordagem generalista sobre as diversas perspetivas teóricas fundadoras da sociologia e da sociologia da comunicação. Pretende-se que os estudantes conheçam e compreendam os principais contributos da sociologia para a explicação e compreensão sobre a comunicação, partindo do pressuposto de que os media afectam de forma determinante as sociedades.
Através de uma abordagem sobre diversas perspectivas teóricas da sociologia da comunicação pretende-se explorar de forma abrangente o desenvolvimento e evolução do pensamento sociológico.

Metodologias de ensino

Sessões presenciais de enquadramento teórico;
Discussão e debate orientados sobre temas, a partir da leitura de textos, análise e interpretação de informações de carácter teórico e empírico, e visionamento de materiais audiovisuais como documentários, filmes e séries que se aproximam das temáticas abordadas na Unidade Curricular;

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As atividades desenvolvidas pretendem ir ao encontro dos objetivos da UC através da articulação dos conteúdos definidos neste programa com os interesses e as experiências dos alunos relativamente aos fenómenos comunicativos. A apresentação dos conteúdos da UC pretende motivar a reflexão sobre os mesmos, tendo por base a análise de fenómenos comunicativos contemporâneos, através da experiência de consumo dos media, dos discentes e docente.

Metodologia e provas de avaliação

No âmbito desta UC proceder-se-á à avaliação sistemática de:
Teste sobre os conteúdos do programa (40%);
Trabalho de grupo sobre o conteúdo da UC (40%)
Exercícios desenvolvidos em sala de aula (20%)

Opções
Página gerada em: 2024-04-29 às 05:52:16 Última actualização: 2010-07-19