This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS30024
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Discurso dos Media

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: CS30024    Sigla: DM
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 42 Plano de Estudos a partir de 2014 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Lídia Soraya Barreto MarôpoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Milton Cappelletti   3,20

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1. Compreender as categorias analíticas de “discurso”, “discurso mediático” e “mediação”.

O2. Entender a importância da intertextualidade e multimodalidade para a construção discursiva.

O3. Identificar marcas discursivas e relacioná-las com os diferentes suportes e as suas características específicas.

O4. Entender o processo de descodificação das estratégias que orientam a produção discursiva dos media nas suas dimensões relacionais da experiência humana (subjectividade e poder).

O5. Compreender a função dos media numa democracia deliberativa.

O6. Dar competências para a produção de ensaios críticos sobre as várias formas discursivas dos media contemporâneos, em registo textual e multimédia.

Conteúdos programáticos

C1. Discurso: linguagem, texto e prática discursiva

C2. Discurso mediático: definição, funções e fronteiras

C3. Noção de “mediação”, “mediatização” e “mediologia”

C4. Fundamentos do discurso mediático: intertextualidade e multimodalidade

C5. Estratégias discursivas dos media

C6. Dimensão relacional da experiência humana e a influência dos media na nossa experiência

C7. Funções dos media no âmbito da democracia e sociedade civil

C8. Modernidade e “campo dos media”


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A relação que se estabelece entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem é:

O1: C1 + C2 + C3
O2: C4
O3: C4 + C5
O4: C5 + C6
O5: C7 + c8
O6: transversal a todos os objetivos de aprendizagem

Metodologias de ensino

A Unidade Curricular (UC) segue uma metodologia expositiva-interrogativa baseada na exposição oral de informações, saber ou conteúdos de modo que sejam formuladas questões que conduzem os estudantes a encontrar os conhecimentos pretendidos.
Em complemento, será seguido ainda uma metodologia ativa, na qual o estudante tem um papel ativo na procura de exemplos e bibliografias para complementar e expandir os exemplos de sala de aula.
Por fim, a UC segue ainda uma metodologia demonstrativa, quando o docente ensina a execução de um
procedimento técnico relacionado aos suportes e plataformas utilizados para os momentos de avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Os objetivos O1, O2, O3, O4 e O5 referentes aos conhecimentos e aptidões são executados a partir das metodologias expositiva-interrogativa e ativa.
Por sua vez, o objetivo O6 referente às aptidões acontece a partir da metodologia demonstrativa.

Metodologia e provas de avaliação

A Unidade Curricular segue o modelo de avaliação contínua através da seguinte fórmula:
- 40% trabalho individual
- 40% trabalho em grupo
- 20% assiduidade e participação

A avaliação também pode ser feita por exame.

Bibliografia

Bourdieu, P. (1974). O poder simbólico, Perspectiva.
Charaudeau, P. (2006). Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto
Debray, R. (2004). Introdução à mediologia, Livros Horizonte, Lisboa.
Esteves, J. P. (2002). Comunicação e sociedade: os efeios sociais dos meios de comunicação social, Livros Horizonte.
Esteves, J. P. (2005). O espaço público e os media, Ed. Colibri,Lisboa.
Fairclough, N. (1995). Media Discourse. Londres:Arnold.
Foucault, M. (1997). A ordem do discurso, Relógio d’Água, Lisboa.
Fuchs,C. (2011). Foundations of critical media and information studies, Routledge, London, New York.
Kress, G. (2001). Multimodal Discourse. London: Arnold
Jensen, K. B. (2002). A handbook of media and communication research, Routledge, London, New York.
Manovich, L (20012). Language of The New Media Cambridge. MIT Press: Arnold.
Meyrowitz, J. (2008). Power, Pleasure, Patterns. Intersecting Narratives of Media Influence.
USA, ICA.

Opções
Página gerada em: 2024-04-20 às 01:03:39 Última actualização: 2010-07-19