|  | Discurso dos MediaInformaçõesAs horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 Ano letivo: 2023/2024 - 2S
| Código: | CS30024 |  | Sigla: | DM |  
| Áreas Científicas: | Ciências da Comunicação |  Cursos
 
| Nº de semanas letivas: | 15 |  Língua de EnsinoPortuguês Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)O1. Compreender as categorias analíticas de “discurso”, “discurso mediático” e “mediação”. 
 O2. Entender a importância da intertextualidade e multimodalidade para a construção discursiva.
 
 O3. Identificar marcas discursivas e relacioná-las com os diferentes suportes e as suas características específicas.
 
 O4. Entender o processo de descodificação das estratégias que orientam a produção discursiva dos media nas suas dimensões relacionais da experiência humana (subjectividade e poder).
 
 O5. Compreender a função dos media numa democracia deliberativa.
 
 O6. Dar competências para a produção de ensaios críticos sobre as várias formas discursivas dos media contemporâneos, em registo textual e multimédia.
 
 Conteúdos programáticosC1. Discurso: linguagem, texto e prática discursiva 
 C2. Discurso mediático: definição, funções e fronteiras
 
 C3. Noção de “mediação”, “mediatização” e “mediologia”
 
 C4. Fundamentos do discurso mediático: intertextualidade e multimodalidade
 
 C5. Estratégias discursivas dos media
 
 C6. Dimensão relacional da experiência humana e a influência dos media na nossa experiência
 
 C7. Funções dos media no âmbito da democracia e sociedade civil
 
 C8. Modernidade e “campo dos media”
 
 Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UCA relação que se estabelece entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem é:
 O1: C1 + C2 + C3
 O2: C4
 O3: C4 + C5
 O4: C5 + C6
 O5: C7 + c8
 O6: transversal a todos os objetivos de aprendizagem
 Metodologias de ensinoA Unidade Curricular (UC) segue uma metodologia expositiva-interrogativa baseada na exposição oral de informações, saber ou conteúdos de modo que sejam formuladas questões que conduzem os estudantes a encontrar os conhecimentos pretendidos.
Em complemento, será seguido ainda uma metodologia ativa, na qual o estudante tem um papel ativo na procura de exemplos e bibliografias para complementar e expandir os exemplos de sala de aula.
 Por fim, a UC segue ainda uma metodologia demonstrativa, quando o docente ensina a execução de um
 procedimento técnico relacionado aos suportes e plataformas utilizados para os momentos de avaliação.
 
 Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UCOs objetivos O1, O2, O3, O4 e O5 referentes aos conhecimentos e aptidões são executados a partir das metodologias expositiva-interrogativa e ativa.
Por sua vez, o objetivo O6 referente às aptidões acontece a partir da metodologia demonstrativa.
 
 Metodologia e provas de avaliaçãoA Unidade Curricular segue o modelo de avaliação contínua através da seguinte fórmula:
- 40% ensaio crítico
 - 40% trabalho em grupo
 - 20% exercícios em sala de aula.
 
 
 |  |