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Comunicação nos Media Sociais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: CS30026    Sigla: CMS
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 34 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ricardo Jorge Melo NunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ricardo Nunes   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Enfrentar os desafios do digital em sua multiplicidade de territórios e plataformas é um dos desafios desta unidade curricular. Concentrando-se na comunicação difundida por uma variedade de canais, pretende-se enfrentar e discutir as múltiplas ofertas tecnológicas e conteúdo permanentemente adaptado; O forte apelo à integração / participação individual / coletiva; Os novos jogadores; Foco centrado no usuário - personalização e egocasting; Comunicação integrada e multitarefa; O desenvolvimento de estratégias de comunicação para diferentes plataformas. O conteúdo é suportado em estudos de caso: Facebook, Youtube; Google; Instagram, WhatsApp, aplicativos .; Etc

 Conceptualmente enquadra as correntes dominantes do pensamento;
 Conhece e utiliza adequadamente os princípios teóricos e técnicos que caracterizam as diversas plataformas e técnicas de comunicação;
 Produz texto crítico sobre fenômenos comunicacionais emergentes;

Conteúdos programáticos

1. Ambiente digital: transversalidade tecnológica;
2. Contexto de bits e tipificação do consumidor;
3. Redes: pensar, produzir, distribuir, consumir, compartilhar;
4. Marketing e publicidade (móvel, mcommerce, trendy) nos media (conteúdo, comunidade, gestão e viralidade);
5. Análise do Estudo de Caso:
Youtube
Whatsapp
Instagram
Twitter
Snapchat
Facebook


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os objetivos são em torno de três áreas principais:
(A) domínio conceptual dos sujeitos abordados;
(B) organização e gestão do conhecimento, evidenciando a apropriação e uso de conceitos diferenciados;
(C) adopção de uma atitude crítica e interveniente em relação aos vários cenários de comunicação emergentes.

Metodologias de ensino

Aulas de exposição
Trabalho em equipa

Nota: Embora já tivesse sido definida uma metodologia de trabalho baseada na elaboração de uma estratégia de comunicação para o grupo de media Semmais, assente em grupos de trabalho autónomos, orientados em tutoria, a mesma foi redirecionada com recursos de comunicação lectiva a distância. Assim, manteve-se praticamente toda a planificação inicialmente previstas, tendo sido ajustada nos métodos e técnicas de trabalho.
Recursos: EMAIL, WHATSAPP,ZOOM.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A articulação entre as metodologias adotadas e os objetivos delineados deve conduzir a uma apropriação efetiva dos conteúdos do programa ea sua posicionamento crítico.

Metodologia e provas de avaliação

1. Participação ativa na discussão dos temas incluídos no programa (20%)
2. Leitura e apresentação de textos (30%)
3. Frequência da avaliação (50%)

Bibliografia

Cádima, Francisco Rui (2015). A Era Digital, Lisboa, Media XXI

Cádima, Francisco Rui (2010). A Televisão, o Digital e a Cultura Participativa, Lisboa, Formalpress

Cádima, Francisco Rui ( 2009). Media, Redes e Comunicação, Lisboa, Quimera

Cardoso, Gustavo (2014). Os Media na Sociedade em Rede, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian

Castells, Manuel (2004). A Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade.
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Chaffey, D., Ellis- Chadwick, F,(2015) Digital Marketing , 6th Edition, Pearson.

Gillmor, D. (2005). Nós os Media. Lisboa: Editorial Presença

Qualman, ERIK (2010). Socialnomics, Como os Media Sociais estão a transformar o modo como vivemos e como fazemos negócios. Lisboa: Editorial Presença

Rheingold, H. (1993). A Comunidade Virtual. Lisboa: Gradiva.

Retrevo (2010). Is Social Media a New Addiction?Disponível em
http://www.retrevo.com/content/blog/2010/03/social-media-new-addiction%3F, acedido a 18 de
Agosto

Rosen, J. (2006). The people formerly known as the audience. Disponível em
http://journalism.nyu.edu/pubzone/weblogs/pressthink/2006/06/27/ppl_frmr.html, acedido a 17
de Agosto de 2010.

Ryan, D. (2014). Understanding Digital Marketing Strategies for Engaging the Digital Generation , 3rd edition, Kogan Page.

Ryan, D. (2015). Understanding Social Media , Kogan Page.

Shirky, C. (2002a). Communities, Audiences, and Scale. Disponível em
http://shirky.com/writings/community_scale.html, acedido a 12 de Agosto de 2010.

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