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Comunicação nos Media Sociais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 1S

Código: CS30026    Sigla: CMS
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 39 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ricardo Jorge Melo NunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ricardo Nunes   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Enfrentar os desafios do digital em sua multiplicidade de territórios e plataformas é um dos desafios desta unidade curricular. Concentrando-se na comunicação difundida por uma variedade de canais, pretende-se enfrentar e discutir as múltiplas ofertas tecnológicas e conteúdo permanentemente adaptado; O forte apelo à integração / participação individual / coletiva; Os novos jogadores; Foco centrado no usuário - personalização e egocasting; Comunicação integrada e multitarefa; O desenvolvimento de estratégias de comunicação para diferentes plataformas. O conteúdo é suportado em estudos de caso: Facebook, Youtube; Google; Instagram, WhatsApp, aplicativos .; Etc

 Conceptualmente enquadra as correntes dominantes do pensamento;
 Conhece e utiliza adequadamente os princípios teóricos e técnicos que caracterizam as diversas plataformas e técnicas de comunicação;
 Produz texto crítico sobre fenómenos comunicacionais emergentes.

Conteúdos programáticos

1. Ambiente digital: transversalidade tecnológica;
2. Contexto de bits e tipificação do consumidor;
3. Redes: pensar, produzir, distribuir, consumir, compartilhar;
4. Marketing e publicidade (móvel, mcommerce, trendy) nos media (conteúdo, comunidade, gestão e viralidade);
5. Análise do Estudo de Caso:
Youtube
Whatsapp
Instagram
Twitter
Snapchat
Facebook


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os objetivos são em torno de três áreas principais:
(A) domínio conceptual dos sujeitos abordados;
(B) organização e gestão do conhecimento, evidenciando a apropriação e uso de conceitos diferenciados;
(C) adopção de uma atitude crítica e interveniente em relação aos vários cenários de comunicação emergentes.

Metodologias de ensino

Aulas expositivas.

COMPONENTES OBRIGATÓRIAS

Trabalho em equipa Assenta em grupos de trabalho autónomos, orientados em tutoria.
Ficha analítica
Recensão crítica
Partilha de recensões

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A articulação entre as metodologias adotadas e os objetivos delineados deve conduzir a uma apropriação efetiva dos conteúdos do programa e um posicionamento crítico.

Metodologia e provas de avaliação

Componentes OBRIGATÓRIAS:

1. Participação ativa na discussão dos temas incluídos no programa (5%)
2. Recensão crítica (15%)
3. Ficha analítica (40%)
4. Trabalho de grupo (40%)

Bibliografia

Cádima, Francisco Rui (2015)
A Era Digital, Lisboa: Media XXI

Cádima, Francisco Rui (2010)
A Televisão, o Digital e a Cultura Participativa, Lisboa: Formalpress

Cádima, Francisco Rui ( 2009)
Media, Redes e Comunicação, Lisboa: Quimera

Cardoso, Gustavo (Coord.) (2013)
A Sociedade dos Ecrãs, Lisboa: Tinta da China
Cardoso, Gustavo (2014)
Os Media na Sociedade em Rede, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

CASTELLS, Manuel (2004)
A Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade.
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

GILLMOR, Dan (2005)
Nós os Media. Lisboa: Editorial Presença

JENKINS, HENRY (2008)
Cultura de Convergência.São Paulo :Aleph, 2008

QUALMAN, ERIK (2010)
Socialnomics, Como os Media Sociais estão a transformar o modo como vivemos e como fazemos negócios. Lisboa: Editorial Presença

KOTLER, Philip (2010)
Marketing 3.0. Coimbra: Almedina

Marques, Vasco. (2020). Redes Sociais 360 – Como comunicar online. Lisboa: Actual Editora
Obercom
- Pandemia e Consumos Mediáticos (2020)
- Agências de notícias e fact-checking (2020)
- Impacto do Coronavírus e da crise pandémica no sistema mediático (2021)
- Reuters Institute Digital News Report (2020)
- Reuters Institute Digital News Report 2022 Portugal

Bibioteca Online das Ciências da Comunicação
bocc.ubi.pt

Obercom – Observatório da Comunicação
obercom.pt

Opções
Página gerada em: 2024-04-28 às 23:01:48 Última actualização: 2010-07-19