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Análise das Organizações no Desporto

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 1S

Código: DESP03    Sigla: AOD
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 49 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Paulo Alexandre Correia NunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Paulo Alexandre Correia Nunes   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Apresentação:

Do sistema das ciências infere-se quadros conceptuais, conhecimentos e métodos que permitem esclarecer a prática do exercício físico e do desporto, enquanto fenómenos sociais e culturais de relevância inquestionável na perspetiva do desenvolvimento humano. As suas práticas materializam-se num conjunto de atividades de cariz formal e informal, enquadradas pelo sistema desportivo, contemplando a competição, o tempo livre, lazer e a recreação, desenvolvendo-se fundamentalmente, através de entidades e organizações desportivas.

A analise do sistema desportivo nacional, tendo por base a sua complexidade, poderá ser realizada nas perspectivas social, económica, cultural e das organizações de índole desportiva, que se dispersam pelo conjunto dos territórios para aí realizarem no quadro do sistema desportivo, as mais variadas ações, estratégias ou missões.

Analisar e compreender como estas organizações funcionam e se comportam enquanto sistemas e quais as ferramentas e os métodos adequados à análise e/ou explicação do seu funcionamento, quer seja na vertente dos recursos humanos, económica ou ao nível das instalações e espaços, são importantes para a formação dos/as estudantes do curso de licenciatura em desporto.

A compreensão do funcionamento das organizações desportivas e o contributo que estas transportam para o sistema desportivo é do mais elevado interesse para a formação graduada enquanto ciclo básico de estudos e de compreensão dos fenómenos da gestão do desporto que estão associados às organizações. O seu estudo na escala nacional e internacional é fundamental para a formação pessoal e profissional e tem por princípio a transmissão de conhecimentos e a resolução de problemas que decorrem no cruzamento dos domínios da gestão e das ciências do desporto.

Objetivos:

1. Aprender a terminologia utilizada no quadro dos conteúdos abordados no decorrer da unidade curricular.
2. Compreender a gestão das organizações desportivas.
3. Conhecer as características fundamentais das variáveis internas e externas implicadas na gestão das organizações desportivas.
4. Dominar os métodos exploratórios e os instrumentos mais comuns que conduzem à análise e à síntese da explicação das organizações desportivas.
5. Conhecer os fundamentos básicos e manifesta capacidade de descrição e de análise sobre as organizações desportivas.
6. Elaborar produtos que demonstram como se utilizam os métodos e os instrumentos para descrever, analisar, compreender e explicar o funcionamento das organizações desportivas.

Conteúdos programáticos

1. HISTÓRIA DO DESPORTO
1.1. O percurso geral da história do desporto: contextos e práticas
1.2. História do desporto Internacional
1.3. História do desporto em Portugal

2. MOVIMENTO OLÍMPICO
2.1. Evolução ao longo da história
2.2. Programa Nacional de Educação Olímpica
2.3. Curiosidades sobre o Movimento Olímpico, os Jogos Olímpicos e a participação portuguesa

3. PERSPETIVA SISTÉMICA E ORGANIZACIONAL DO DESPORTO
3.1. Teoria e comportamento organizacional

4. A MUDANÇA SOCIAL E A GESTÃO DO DESPORTO
4.1. Análise do desporto enquanto atividade socioeconómica
4.2. Abordagem sistémica e desporto
4.3. Definição de ambiente organizacional

5. ORGANIZAÇÃO DO DESPORTO NACIONAL
5.1. A orgânica do sistema desportivo português
5.2. A administração pública desportiva
5.3. Atribuições e competências da administração desportiva
5.4. Atribuições e competências da administração pública desportiva local
5.5. O desporto no contexto das autarquias locais

6. ORGANIZAÇÕES DESPORTIVAS
6.1. Comité Olímpico de Portugal
6.2. Confederação dos Desportos de Portugal
6.3. Federações e as Associações Desportivas
6.4. Clubes Desportivos
6.5. Outras entidades desportivas com e sem fins lucrativos

7. PRINCIPAIS SUBSISTEMAS RELACIONADOS COM O DESPORTO
7.1. Subsistemas abertos: atividade desportiva formal e informal
7.2. Subsistemas fechados: desporto militar

8. DESPORTO E AUTARQUIAS LOCAIS
8.1. Plano de desenvolvimento desportivo local (Estudo de casos)

9. ENQUADRAMENTO LEGAL DO DESPORTO
9.1. Lei de bases da atividade física e do desporto (LBAFD)
9.2. Regulamentação da LBAFD
9.3. Legislação complementar

10. A CARTA EUROPEIA DO DESPORTO - CONSELHO DA EUROPA
10.1. O modelo europeu de organização do desporto
10.2. Cartas; convenções; declarações; manifestos; recomendações e códigos internacionais relacionados com o desporto.

11. NÍVEL DESPORTIVO E SITUAÇÃO DESPORTIVA
11.1. O conceito de nível desportivo
11.2. A análise da situação desportiva
11.3. Elementos da situação desportiva
11.4. Elementos desportivos
11.5. Elementos paradesportivos
11.6. Elementos extradesportivos
11.7. Indicadores sociais/relação de prática desportiva

12. POLÍTICA DESPORTIVA
12.1. Conceito de política desportiva
12.2. A matriz estratégica como instrumento de orientação política
12.3. Metodologia da análise estratégica


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Privilegiar-se-ão metodologias que propiciem a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa/projeto, quer individual, quer em grupo, com vista ao desenvolvimento de competências de resolução de problemas, de análise e de síntese. Pretende-se, igualmente, desenvolver nos estudantes o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, através da discussão orientada de trabalhos de projeto, o ensino recíproco, o debate e a exposição de temáticas do programa constituirão estratégias preferenciais.

Tendo em vista o desenvolvimento da capacidade de raciocínio analítico e a apropriação de instrumentos relacionados com a gestão do desporto, os conteúdos programáticos são organizados numa perspetiva de complementaridade crescente ilustrados com exemplos práticos extraídos do sistema desportivo nacional.

Metodologias de ensino

A abordagem dos conteúdos programáticos será feita através de aulas de natureza expositiva de apresentação de conteúdos e discussão de temas por parte dos estudantes, através de aulas direccionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos práticos. Nas aulas teórico-práticas a ênfase será dada na utilização de métodos demonstrativos e ativos, no ensino pela descoberta.

No trabalho de projeto, privilegiar-se-á o ensino recíproco, o apoio presencial e à distância na orientação da pesquisa dos temas em estudo e na realização dos trabalhos escritos e/ou apresentações orais.

O processo compreenderá: a) a exposição de temas pelo docente; b) a leitura e análise de textos científicos; c) a realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A escolha das metodologias de ensino é efetuada com base nos objetivos de aprendizagem. Articulam-se aulas teóricas e práticas, sendo que as primeiras assentam num método expositivo e interrogativo, fazendo apelo a aquisição e aplicação de conhecimentos; as últimas procuram operacionalizar conceitos e basear-se em análise das organizações do desporto.

Privilegiar-se-á as metodologias ativas, o ensino pela descoberta, envolvendo os estudantes no processo de ensino-aprendizagem, centrado numa abordagem de conceitos teóricos referenciados pela investigação científica e sua aplicação às situações práticas.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação da unidade curricular assenta no regime de avaliação contínua, que se consubstancia em momentos de processo e de produto. Constituem valências da avaliação contínua:

- Ao nível do processo (30%) - Exercícios de aplicação/Reflexões Críticas
- Ao nível do produto (70%) - Trabalho de Projeto (35%) / Prova Escrita de Conhecimentos (35%)

Para efeitos de atribuição da classificação final, poderá o docente estipular, se achar necessário para uma melhor clarificação do processo de avaliação, a discussão oral de qualquer uma das produções desenvolvidas pelos estudantes.

Regime de assiduidade

De acordo com o Regulamento das Atividades Académicas e Linhas Orientadoras de Avaliação de Desempenho Escolar dos Estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), versão 2021.

Bibliografia

Anheier, H. K. (2005). Nonprofit organizations: Theory, management, policy. London: Routledge.

Bilhim, J. (2001). Teoria organizacional: estruturas e pessoas. Lisboa: ISCS/UTL.

Correia, A. et al (2019). Gestão do Desporto - Compreender para Gerir. Lisboa: Edições FMH. ISBN: 9727352364.

Carvalho, A. (1994). Desporto e Autarquias Locais. Porto: Ed. Campo das Letras.

Cunha LM (2007). Os Espaços do Desporto, Uma Gestão Para o Desenvolvimento Humano. Coimbra: Edições Almedina.

Hoye, R. & Cuskelly, G. (2007). Sport Governance. Oxford: Elsevier.

Slack, T. (1997). Understanding Sport Organizations. The Application of Organization Theory. Champaign: Human Kinetics.

Teixeira, S. (1998). Gestão das organizações. Lisboa: McGrawHill.

Terret, T. (2008). História do Desporto. Lisboa: Publicações Europa-América.

Constantino, J. (1990). Políticas de desenvolvimento desportivo nas Autarquias. Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras.

Cunha, P., Rego, A. & Cardoso, C. (2007). Tempos modernos: Uma história das organizações e da gestão. Lisboa: Edições Sílabo.

Daft, R. (2002). Organizações – Teorias e projectos. SP: Thomson Pioneira.

Pires, G. (1993), Situação Desportiva (Parte I), in Ludens, Vol. 13, n.º 2, Abr. -Jun, Ed. FMH/UTL, Lisboa.

Pires, G. (1995), Mudança Social e Gestão do Desporto, in Ludens, Vol. 15, n.º 4, Out. - Dez., Ed. FMH/UTL, Lisboa.

Mintzberg, H. (1995). Estrutura e dinâmica das organizações. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Pires, G. (2007). Agôn Gestão do Desporto – O Jogo de Zeus. Porto: Porto.

Pires, G. (2005). Gestão do Desporto – Desenvolvimento Organizacional – Da Educação Desportiva à Alta Competição. Porto: APOGESD.

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Slack, T. & Parent, M. (2006). Understanding sport organizations. Second Edition. USA: Human Kinetics.

Observações

Os estudantes com estatuto especial, que não possam assistir a 80% das aulas, devem dar conhecimento desse estatuto ao docente nos primeiros quinze dias de aulas, sendo definido um plano de trabalho a desenvolver e critérios de avaliação adaptados, em função das possibilidades e condições particulares de frequência dos/as alunos/as implicados/as, de forma a permitir o acompanhamento da matéria e a respetiva avaliação contínua.

Opções
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