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Desportos I

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: DESP04    Sigla: DESI
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 49 Plano de Estudos_2016_17 8,0 216,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Cristina Ferreira Santos Correa FigueiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 10,66
Mário André Cunha Espada   5,33
Ricardo Robalo   5,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer os fundamentos básicos das práticas desportivas vivenciadas. Observação e análise das habilidades desportivas.

Manifestar domínio das ações técnicas, táticas e regulamentares, como meios facilitadores da construção e aplicação de instrumentos e referenciais orientadores do processo de intervenção no âmbito do Desporto.

Revelar domínio concetual, técnico-pedagógico e metodológico para organizar e conduzir, em segurança, atividades no contexto dos desportos abordados.

Didática aplicada em contexto desportivo. Relacionar a didática e pedagogia e identificar as suas interdependências no contexto específico da prática desportiva.

Compreender a importância e o significado dos desportos como sistema de valores e na sua relação com os fatores fisiológicos, psicológicos e sociais do comportamento e desenvolvimento humano.

Conteúdos programáticos

NATAÇÃO
1. Enquadramento da modalidade:
- Hidrodinâmica e o gesto técnico em natação;
- O comportamento motor no meio aquático;
- Caraterização do meio aquático como meio envolvente;
- A resistência ao movimento e a propulsão.
2. Fundamentos técnicos da modalidade:
- As técnicas formais em natação;
- Metodologia de ensino em natação.
3. Organizações e Condução das Disciplinas da Natação:
- A Adaptação ao Meio Aquático;
- A Formação Técnica e Didática da Natação Pura;
- A Formação Técnica e Didática da Natação Sincronizada;
- A Formação Técnica e Didática do Pólo Aquático;
- A Formação Técnica e Didática dos Saltos para a Água;
- Salvamento Aquático.

BASQUETEBOL
O desenvolvimento do módulo de Basquetebol I assenta no desenvolvimento de dez blocos temáticos:
Tema 1. Fundamentos do ensino do jogo de basquetebol
Tema 2. O jogo anárquico: a primeira forma de jogo do principiante.
Tema 3. Perceber o jogo, decidir o que fazer e executar uma ação no jogo.
Tema 4. A ultrapassagem do jogo anárquico e a definição das características do jogo de nível I.
Objectivos terminais do jogo de nível I.
Tema 5. A técnica individual com bola: da pega da bola à ofensividade do 1x1.
Tema 6. Evoluir desde o jogo anárquico ao Jogo: o jogo de Nível I e Nível II.
Tema 7. As fases e subfases do jogo de basquetebol.
Tema 8. O 1x1 como a estrutura fundamental do ataque.
Tema 9. O ressalto no jogo de basquetebol.
Tema 10. A transposição da defesa para o ataque.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC aborda duas modalidades, relacionadas com os desportos “tradicionais”. Engloba diferentes matérias, representativas dos princípios fundamentais da atividade física e desportiva, com conteúdos direcionados para o domínio das diferentes naturezas e significados das suas práticas.

Esta UC pretende desenvolver-se como um meio aplicado assente no contributo das áreas/blocos que a compõem de forma a fornecer um "referencial de informação" que permita analisar e compreender a funcionalidade interativa dos sistemas subjacentes à prática das atividades desportivas, contribuindo para a operacionalização de modelos de resposta com o maior grau de eficiência em processos de formação.

Metodologias de ensino

As sessões serão baseadas na vivência de atividades físicas e desportivas diversificadas, na observação e análise das mesmas e na conceção, organização e dinamização de atividades.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC Desportos I reporta-se aos conhecimentos e competências essenciais para levar a cabo tarefas de monitorização, organização e gestão de atividades desportivas, com aplicabilidade em diferentes contextos de prática desportiva.

As metodologias adotadas perspetivam que o estudante compreenda e domine os princípios, métodos e técnicas fundamentais, inerentes à prática das matérias abordadas na UC; compreenda, domine e realize (com a metodologia adequada) o planeamento e a organização de sessões, nas modalidades abordadas e em diferentes contextos de prática desportiva.

A natação apresenta um quadro de conhecimentos essenciais para o domínio do meio aquático e das técnicas da natação pura desportiva (NPD) e no plano teórico os conteúdos da disciplina objetivam a análise dos mecanismos da adaptação ao meio aquática, da compreensão dos modelos técnicos da NPD e de outras modalidades da natação. Os alunos deverão ser capazes de representar com qualidade aceitável as técnicas da natação pura desportiva, e conhecer um conjunto alargado de estratégias para o ensino e aperfeiçoamento das mesmas.

No final do bloco de basquetebol o aluno deverá ser capaz de conhecer a estrutura formal e funcional do basquetebol como jogo de cooperação-oposição; caracterizar os diferentes níveis de jogo – Jogo Anárquico, Nível I e Nível II - e perceber as dificuldades associadas ao processo de ensino-aprendizagem de cada uma das etapas; analisar e interpretar a execução dos comportamentos técnico-tácticos básicos relacionados com os níveis de jogo abordados; dominar os mínimos exigidos para a execução dos comportamentos técnico-tácticos requeridos para os Níveis I e II como objetivos mínimos para a conclusão do bloco; identificar os principais problemas didáticos que o ensino do jogo coloca e a sua consequente evolução requer.

Metodologia e provas de avaliação

Componente de processo (60%). Diversos tipos de tarefas e atividades integradas no desenvolvimento das aulas (resposta ao questionamento, tipo de participação e empenhamento motor, grau de progressão nas aprendizagens, nível de destreza e performance motora).

NATAÇÃO:
- Participação/Assiduidade- 10%.
- Didática aplicada em contexto desportivo - (10% plano de aula + 15% intervenção).
- Avaliação prática do desempenho nas disciplinas da natação - 30%.

BASQUETEBOL
- Em situação de jogo formal 5x5, coopera com os companheiros para alcançar o objetivo do jogo, realiza e contextualiza com correção e oportunidade e em exercícios-critério, as ações básicas técnicas - 60%.

Componente de Produto (40%). Produtos individuais ou em grupo a realizar durante o semestre, tais como, realização e apresentação de relatórios, trabalhos temáticos e testes escritos.

NATAÇÃO:
Relatório de análise de erros técnicos durante a didática - 10%.
Frequência escrita - 25% (7.5 valores de nota mínima).

BASQUETEBOL
Frequência escrita - 40% (6 valores de nota mínima).

CLASSIFICAÇÃO NA UC
A obtenção da classificação final na UC resulta da média ponderada dos diferentes módulos, em função dos fatores de ponderação atribuídos na proporção da carga horária de cada módulo.

Natação: 50 horas (f=5) Basquetebol: 34 horas (f=3.4)

Assim, a classificação final na UC será obtida pela aplicação da seguinte fórmula:
M1*f+M2*f /sf
em que M é a classificação do módulo, f o respetivo fator de ponderação e sf o somatório dos fatores de ponderação dos módulos da UC

O estudante obtém a aprovação na UC com uma classificação final igual ou superior a 10 valores, podendo num dos módulos ter uma classificação inferior a 9.5 valores.

O estudante que obtiver uma classificação inferior a 7.5 valores em algum módulo não obterá aprovação na respetiva UC.

EXAME FINAL
A avaliação em exame final é parcial, sendo relativa, apenas, à componente de produto dos vários módulos. O resultado da avaliação em exame final será o somatório dos valores ponderados das componentes de processo (obtidos na avaliação contínua) e das componentes de produto (obtidos na prova de exame) dos módulos que integram a UC.

* Caso, por motivos pandémicos, a avaliação não possa decorrer nos parâmetros acima descritos o docente reserva-se ao direito de adequar os instrumentos face ao contexto ensino-aprendizagem

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante esteja presente em 75% (50% no caso dos estudantes com estatutos especiais) das aulas.
O estudante que não conseguir assegurar a assiduidade mínima definida ou, no caso dos estudantes com estatutos especiais, que não conseguirem fazer o acompanhamento regular de algum módulo de acordo com os critérios definidos pelo docente, não obterá aprovação na respetiva UC.

Bibliografia

Natação
- Guzman, R. (2007). The Swimming Drill Book. Human Kinetics. Champaign.
- Kjendlie, P-L., Stallman, R.K., Cabri, J. (eds). (2010). Biomechanics and Medicine in Swimming. Norwegian School of Sport Science: Oslo.
- Maglischo, E.W. (2003). Swimming Fastest. (3rd ed). Champaign: Human Kinetics.
- Sweetenham, B. & Atkinson, J. (2003). Championship Swim Training. Human Kinetics: Leeds.

Basquetebol

Bibliografia principal:
- Adelino, J. (1994). As coisas simples do basquetebol (2º ed.). Lisboa. Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol.
- Ferreira, A. (2019). Basquetebol – Ensinar e Aprender o jogo. FMH Edições. Lisboa.

Bibliografia complementar:
- Adelino, J.; Vieira, J.; Coelho, O. (1999). Treino dos jovens. O que todos precisam de saber. Lisboa, Centro de Estudos de Formação Desportiva, Instituto do Desporto Português.
- Barreto, H. (1984). Técnica individual ofensiva. Horizonte, Revista de Educação Física e Desporto, 1 (4), p. 115-120.
- Barreto, H. (1986). Técnica individual e transição. O Treinador, 15, p. 27-32.
- Barreto, H. (1988). Abordagem ao ensino ao ressalto. Horizonte, Revista de Educação Física e Desporto, 5 (25), p. 8-12.
- Barreto, H; Gomes, M. (1989). Concretização de uma unidade didáctica em basquetebol. IDAF, Coleção Fundamentos/1.
- Barreto, H. (2000). Basquetebol, Orientações para a aprendizagem. Manual do bloco de basquetebol.
- Bayer, C. (1994). O ensino dos desportos colectivos. Éditions Vigot, Paris.
- Beja, E. (1984). Transposição da defesa, um caminho a percorrer. Horizonte, Revista de Educação Física e Desporto, 1 (1), dossier.
- Coelho, O. (1992). Lançamento na passada: aprender a técnica ou desenvolver capacidades? Horizonte, Revista de Educação Física e Desporto, 8 (46), p. 149-152.
- Coelho, O. (1998). Os jogos desportivos colectivos na educação física curricular: algumas sugestões de organização das situações de jogo. Horizonte, Revista de Educação Física e Desporto, 1 (4), p. 15-18.
- Franco, O. (1984). O papel das regras na abordagem do basquetebol. O Treinador, 11, p.23-26.

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Página gerada em: 2024-04-24 às 15:04:56 Última actualização: 2010-07-19