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Desportos II
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 2S
Código: |
DESP08 |
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Sigla: |
DESII |
Áreas Científicas: |
Ciências do Desporto |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer os fundamentos básicos das práticas desportivas vivenciadas. Observação e análise das habilidades desportivas.
Manifestar domínio das ações técnicas, táticas e regulamentares, como meios facilitadores da construção e aplicação de instrumentos e referenciais orientadores do processo de intervenção no âmbito do Desporto.
Revelar domínio concetual, técnico-pedagógico e metodológico para organizar e conduzir, em segurança, atividades no contexto dos desportos abordados.
Didática aplicada em contexto desportivo. Relacionar a didática e pedagogia e identificar as suas interdependências no contexto específico da prática desportiva.
Compreender a importância e o significado dos desportos como sistema de valores e na sua relação com os fatores fisiológicos, psicológicos e sociais do comportamento e desenvolvimento humano.
Conteúdos programáticos
GINÁSTICA
A - Teórica geral:
1. História da Ginástica e suas disciplinas
2. Enquadramento da Ginástica
3. Aquecimento e Preparação Específica adaptada à Ginástica
4. Filosofia educacional da Ginástica
5. Planeamento da Sessão de Treino e Controlo do Treino
6. Noções Básicas de Segurança na prática
B - Técnico-prática geral:
1. Enquadramento da Ginástica
2. Treino das Capacidades Físicas
3. Fundamentos da Ginástica
4. Música e Coreografia
5. Elementos Técnicos Gerais
6. Manipulações de Aparelhos Portáteis
C - Técnico-Prática específica
1. Ginástica Artística Masculina/ Ginástica Artística Feminina
2. Ginástica Acrobática
3. Trampolins e Tumbling
4. Ginástica Rítmica
5. Ginástica Aeróbica
6. TeamGym
ATLETISMO
- Regras e Regulamentos: A organização das competições em Atletismo. As especialidades da modalidade e as formas de competição. Os regulamentos da modalidade. Evolução das técnicas e dos materiais e a adaptação dos regulamentos.
- Caracterização geral: O papel e a importância do Atletismo no processo global das atividades físicas e desportivas; Estudo e análise das técnicas, tendo por base o sistema de gestos característicos de cada uma das diferentes especialidades do atletismo; Domínio das ações motoras comuns no atletismo, relativamente ao ajustamento postural, ao tipo de apoios e aos exercícios técnicos básicos das várias especialidades; Domínio das principais formas de introdução do ensino de cada especialidade; As lesões associadas a cada especialidade.
- Particularidades técnicas, táticas e fisiológicas das corridas: de velocidade; de meio fundo e fundo (provas de obstáculos; provas de corta-mato); de barreiras; de estafetas. Normas regulamentares das provas de Corrida; Modelo organizativo de competições de corridas; lesões mais frequentes nas provas de corrida e sua prevenção. Marcha: A técnica de marcha; O tipo de apoios; As questões regulamentares.
- Particularidades técnicas, táticas e fisiológicas dos saltos: comprimento; triplo-salto; altura; salto com vara. Normas Regulamentares das provas de saltos; Modelo organizativo de competições de saltos; Lesões mais frequentes nas provas de saltos e sua prevenção.
- Particularidades técnicas, táticas e fisiológicas dos lançamentos: do peso; do disco; do dardo; do martelo.
- As Provas Combinadas: O decatlo. O heptatlo.
Software
NA
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A UC pretende desenvolver como um meio aplicado assente no contributo das várias áreas/blocos que a compõem de forma a fornecer um "referencial de informação" que permita analisar e compreender a funcionalidade interativa dos sistemas subjacentes à prática das atividades desportivas, contribuindo para a operacionalização de modelos de resposta com o maior grau de eficiência em processos de formação.
Metodologias de ensino
As sessões serão baseadas na vivência de atividades físicas e desportivas diversificadas, na observação e análise das mesmas e na conceção, organização e dinamização de atividades.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias adotadas perspetivam que o estudante compreenda e domine os princípios, métodos e técnicas fundamentais, inerentes à prática das matérias abordadas na UC; compreenda, domine e realize (com a metodologia adequada) o planeamento e a organização de sessões, nas modalidades abordadas e em diferentes contextos de prática desportiva.
Na ginástica pretende-se facultar aos alunos os conhecimentos teóricos e de prática pedagógica, no âmbito desta modalidade, na vertente didático/metodológica e pedagógica, orientados para todos os níveis escolares. Proporcionar aos alunos uma experiência vivenciada da modalidade, através de diversificadas situações de aprendizagem para cada elemento gímnico e acrobático abordados de modo a proporcionar uma tomada de consciência mais concreta e efetiva das sensações e dificuldades que, por sua vez, os seus futuros alunos terão pela frente procurando facilitar, assim, intervenções mais seguras e objetivas por parte do professor. Dotar os alunos de noções práticas de organização de uma unidade didática, valorizando e potenciando todo o valor de índole pedagógico. Criar nos alunos hábitos de trabalho organizado e de uma atitude dinâmica, interventiva e disciplinadora, durante os tempos letivos.
No Atletismo pretende-se dar a conhecer as várias disciplinas do atletismo através da sua vivência, do conhecimento dos regulamentos e das principais formas de abordagem às mesmas nos vários níveis de desenvolvimento. A amplitude de estimulações que a modalidade promove e as potenciais associações a outras modalidades e áreas do exercício físico são também aspetos considerados como de valor acrescentado. A evolução obtida através da prática das várias disciplinas, num sistema de progressão pedagógica e de treino, com crescente domínio técnico para ultrapassar as dificuldades sentidas por cada um, com promoção da avaliação técnica entre pares e da contínua intervenção dos mesmos no sentido de desenvolver a capacidade de observar, analisar e de produzir informação técnica revelante, são outros aspetos importantes na formação dos estudantes. A congregação dos aspetos anteriores com a organização e implementação de sessões práticas pelos estudantes, destinadas ao desenvolvimento técnico dos seus pares, possibilita uma real noção do trabalho que deverá ser desenvolvido quando há necessidade de assumir e conduzir um grupo numa sessão/ aula de atletismo.
Metodologia e provas de avaliação
- Componente de processo (60%). Organização, concretização e apresentação de tarefas/atividades teórico-práticas, através da aplicação de conhecimentos didático metodológicos, cumprindo as várias etapas do processo de ensino-aprendizagem.
GINÁSTICA:
- Participação/Assiduidade / Empenho - 5%.
- Didática aplicada em contexto desportivo - 25%.
- Avaliação prática de desempenho – 30%.
ATLETISMO:
- Participação/Assiduidade / Empenho - 15%.
- Didática aplicada em contexto desportivo - 10%.
- Avaliação prática – 35%.
- Componente de Produto (40%). Produtos individuais ou em grupo a realizar durante o semestre, tais como testes escritos, relatórios, fichas/trabalhos.
GINÁSTICA:
Planificação / organização material pedagógico / Diagramas - 5%.
- Frequência escrita - 35%.
ATLETISMO:
- Planificação das progressões pedagógicas - 10%
- Frequência escrita - 30%.
CLASSIFICAÇÃO NA UC
A obtenção da classificação final na UC resulta da média ponderada dos diferentes módulos, em função dos fatores de ponderação atribuídos na proporção da carga horária de cada módulo.
Ginástica: 60 horas (f= 6) Atletismo: 50 horas (f=5)
Assim, a classificação final na UC será obtida pela aplicação da seguinte fórmula:
M1*f+M2*f /sf
em que M é a classificação do módulo, f o respetivo fator de ponderação e sf o somatório dos fatores de ponderação dos módulos da UC
O estudante obtém a aprovação na UC com uma classificação final igual ou superior a 10 valores, podendo num dos módulos ter uma classificação inferior a 9.5 valores. O estudante que obtiver uma classificação inferior a 7.5 valores em algum módulo não obterá aprovação na respetiva UC.
EXAME FINAL
A avaliação em exame final é parcial, sendo relativa, apenas, à componente de produto dos vários módulos. O resultado da avaliação em exame final será o somatório dos valores ponderados das componentes de processo (obtidos na avaliação contínua) e das componentes de produto (obtidos na prova de exame) dos vários módulos que integram a UC.
Regime de assiduidade
Espera-se que cada estudante esteja presente em 75% (50% no caso dos estudantes com estatutos especiais) das aulas e participe nas atividades propostas, executando os trabalhos programados.
O estudante que não conseguir assegurar a assiduidade mínima definida ou, no caso dos estudantes com estatutos especiais, que não conseguir fazer o acompanhamento regular de algum módulo de acordo com os critérios definidos pelo docente, não obterá aprovação na respetiva UC.
Bibliografia
Ginástica
- ASEP (2011). Coaching Young Gymnastics. Champaign: Human Kinetics.
- Benn, B., Benn, T., Maude, P. (2007) A Pratical Guide to Teaching Gymnastics. Chelsea: Coachwise.
- Turoff, F. (1991). Artistic Gymnastics: A comprehensive guide to performing and teaching skills for beginners and advanced beginners. USA: McGraw-hill.
Atletismo
- BOMPA, T., Haff, G. (2009). Periodization – Theory and Methodology of Training. (5ª edição) Stanningley: Human Kinetics
- Carr, J. (1999). Fundamentals of track and field. Champaign: Human Kinetics.
- DANIELS, J. (2014). Lá Fórmula de Daniels para Corredores - Métodos de Entrenamento
de probada eficácia para lograr el éxito desde los 800m hasta al maratón. Madrid: Edición Tutor.
- GROSSOCÓRDON, J. M., Piqueras, J. e Beivide, Á. (2007). Jugando al Atletismo. 2ª edición. Madrid: Real Federacion Española de Atletismo.
- IAAF (2007). Competition Rules 2008. Mónaco: International Association of Athletics Federations.
- USATF. (2015). Track & Field Coaching Essentials: USA Track & Field level 1 coach education manual. Champaign: Human Kinetics.
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