This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > DESP10
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Organização de Dados e Análise Estatística

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: DESP10    Sigla: ODAE
Áreas Científicas: Matemática
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 49 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Catarina Raquel Santana Coutinho Alves DelgadoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 8,00
Carla Guida Cardoso   6,00
Cristina Morais   1,86

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No âmbito desta UC os estudantes deverão desenvolver competências que incluem os seguintes aspetos:
– Identifica, recolhe e seleciona informação analisando criticamente a credibilidade das fontes.
– Conhece e aplica ferramentas estatísticas na análise e resolução de problemas da realidade.
– Compreende e reflete criticamente sobre questões emergentes no mundo contemporâneo mobilizando ferramentas estatísticas.
– Recolhe, seleciona e analisa dados para desenvolver um projeto, programando as etapas de ação de acordo com os recursos e o tempo disponível.
– Interpreta e analisa criticamente dados teóricos e empíricos para resolver problemas e tomar decisões apropriadas ponderando riscos e benefícios e usando, se adequado, recursos tecnológicos.
– Utiliza ferramentas computacionais na organização e tratamento de dados.

Conteúdos programáticos

Estatística
- Generalidades
- Organização e interpretação de caracteres estatísticos
- Medidas de localização e dispersão.
- Distribuições bidimensionais
- Diagrama de dispersão, Coeficiente de correlação e Reta de regressão
- Tabelas de contingência, teste de independência do Qui-Quadrado e medidas de associação e correlação
Probabilidade
- Generalidades
- Variáveis aleatórias: discretas e contínuas
- Modelos de probabilidade: modelo binomial e modelo normal.
Introdução à Inferência Estatística


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Atualmente a estatística aplica-se a todos os campos do conhecimento, sendo necessária para ler, interpretar e transmitir informação. É fundamental que um profissional do desporto desenvolva a capacidade de ler e interpretar criticamente estudos que incluam metodologias quantitativas que contribuam para a sua atualização e desenvolvimento profissional. A necessidade de desenvolver competências ao nível da conceção de um estudo estatístico, quer no que respeita à recolha de dados, quer no que respeita à sua adequada interpretação, justifica-se, ainda, pela importância do desenvolvimento de uma postura investigativa, enquanto profissional.

Metodologias de ensino

O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará o envolvimento dos estudantes quer em trabalho individual quer em trabalho de grupo. As aulas serão organizadas tendo em conta a resolução e discussão de problemas, o uso de ferramentas computacionais na organização e tratamento de dados (nomeadamente o Excel e o SPSS) e a realização de atividades de preparação para a conceção de um projeto.
O acompanhamento tutorial consistirá, sobretudo, na orientação do desenvolvimento do projeto e no esclarecimento de dúvidas sobre as temáticas em estudo.
Os documentos de apoio a esta UC serão disponibilizados na plataforma moodle. Haverá também apoio tutorial, individual ou a pequenos grupos, quer através da mesma plataforma, quer utilizando o e-mail.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As aprendizagens esperadas situam-se a três níveis: (a) mobilizar conceitos de estatística e de probabilidades na resolução de problemas; (b) apresentar uma atitude crítica na interpretação de estudos estatísticos; (c) aplicar os conhecimentos adquiridos a situações da vida real. Assim, as atividades a desenvolver incluirão: (i) leitura e discussão de textos científicos e técnicos de natureza variada, (ii) exploração e análise crítica de problemas relevantes, (iii) pesquisa de informação relevante para o aprofundamento dos temas desta unidade, (iv) desenvolvimento de uma investigação estatística, permitindo o envolvimento do estudante em algumas das fases deste processo (tratamento e interpretação dos dados).

Metodologia e provas de avaliação

Espera-se que cada estudante: (a) participe em pelo menos 75% das aulas; (b) realize as atividades propostas; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos.

A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC. Será tida em conta: A realização atempada de quatro atividades que incluem a resolução de tarefas que constam de fichas de trabalho disponibilizadas aos estudantes na moodle (10%), a realização de um projeto de investigação estatística (40%) e um teste escrito (50%).

Os estudantes que não optem por avaliação contínua ou não obtenham aí classificação positiva, podem realizar um exame final.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante participe em pelo menos 75% das aulas.

As/os estudantes com estatuto especial só precisam de estar presentes em 50% das aulas, desde que acompanhem as atividades. Estas/es estudantes deverão negociar com o docente a concretização da avaliação conforme o estipulado no Regulamento de Frequência e Avaliação (nº 2 do art. 11º).

Bibliografia

Dinis Pestana, D. Velosa, S. (2010). Introdução à Probabilidade e à Estatística (4ª Ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Elizabeth, R. (2008). Estatística Descritiva (7ª Ed). Lisboa: Edições Sílabo.
Figueiredo, F. (2009). Estatística Descritiva e Probabilidades: Exercícios propostos e resolvidos (2ª Ed) Lisboa: Escolar Editora.
Graça Martins, M. E., Loura, L., & Mendes, F. (2010). Análise de Dados. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.
Guimarães, R., & Cabral, J. (2010). Estatística. Lisboa: Editora McGraw-Hill de Portugal.
Marôco, J. (2018) Análise Estatística com o SPSS Statistics (7ª Ed.). Pêro Pinheiro: ReportNumber.
Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., & Pimenta, C. (2010). Introdução à Estatística. Lisboa: Escolar Editora.
Santos, C. (2010). Estatística Descritiva: Manual de Auto-aprendizagem. Lisboa: Edições Sílabo.
Santos, F. (2001). Sebenta de Matemáticas Gerais - Estatística. Lisboa: Plátano Editora.
Bussab, W. O. & Morettin, P. A. (2017). Estatística Básica (9ª Ed.). São Paulo: Saraiva.

Sites:
https://www.fina.org/competition-results/18th-fina-world-championships-2019/swimming/event
http://alea-estp.ine.pt/
http://www.ine.pt/portal/
https://www.pordata.pt/

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 04:41:06 Última actualização: 2010-07-19