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Organização de Dados e Análise Estatística
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2016/2017 - 2S
Código: |
DESP10 |
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Sigla: |
ODAE |
Áreas Científicas: |
Matemática |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
No âmbito desta UC os estudantes deverão desenvolver competências que incluem os seguintes aspetos:
– Identifica, recolhe e seleciona informação analisando criticamente a credibilidade das fontes.
– Conhece e aplica ferramentas estatísticas na análise e resolução de problemas da realidade.
– Compreende e reflete criticamente sobre questões emergentes no mundo contemporâneo mobilizando ferramentas estatísticas.
– Recolhe, seleciona e analisa dados para desenvolver um projeto, programando as etapas de ação de acordo com os recursos e o tempo disponível.
– Interpreta e analisa criticamente dados teóricos e empíricos para resolver problemas e tomar decisões apropriadas ponderando riscos e benefícios e usando, se adequado, recursos tecnológicos.
– Utiliza ferramentas computacionais na organização e tratamento de dados.
Conteúdos programáticos
Estatística
- Generalidades
- Organização e interpretação de caracteres estatísticos
- Medidas de localização e dispersão.
- Distribuições bidimensionais
- Diagrama de dispersão, Coeficiente de correlação e Reta de regressão
- Tabelas de contingência, teste de independência do Qui-Quadrado e medidas de associação e correlação
Probabilidade
- Generalidades
- Variáveis aleatórias: discretas e contínuas
- Modelos de probabilidade: modelo binomial e modelo normal.
Introdução à Inferência Estatística
- Generalidades
- Introdução à teoria da amostragem
- Noção de estimação: estimação pontual e por intervalos
- Estimação do valor médio e da proporção
Testes de ajustamento não paramétrico: testes de normalidade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Atualmente a estatística aplica-se a todos os campos do conhecimento, sendo necessária para ler, interpretar e transmitir informação. É fundamental que um profissional do desporto desenvolva a capacidade de ler e interpretar criticamente estudos que incluam metodologias quantitativas que contribuam para a sua atualização e desenvolvimento profissional. A necessidade de desenvolver competências ao nível da conceção de um estudo estatístico, quer no que respeita à recolha de dados, quer no que respeita à sua adequada interpretação, justifica-se, ainda, pela importância do desenvolvimento de uma postura investigativa, enquanto profissional.
Metodologias de ensino
O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos alunos quer em trabalho individual quer em trabalho de grupo. As aulas serão organizadas tendo em conta a leitura, discussão e análise de textos, a resolução e discussão de problemas, o uso de ferramentas computacionais na organização e tratamento de dados (nomeadamente o Excel e o SPSS) e a realização de atividades de preparação para a conceção de um projeto.
O acompanhamento tutorial consistirá na orientação da preparação e apresentação do projeto e no esclarecimento de dúvidas sobre as temáticas em estudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As aprendizagens esperadas situam-se a três níveis: (a) mobilizar conceitos de estatística e de probabilidades na resolução de problemas; (b) apresentar uma atitude crítica na interpretação de estudos estatísticos; (c) aplicar os conhecimentos adquiridos a situações da vida real. Assim, as atividades a desenvolver incluirão: (i) leitura e discussão de textos científicos e técnicos de natureza variada, (ii) exploração e análise crítica de problemas relevantes, (iii) pesquisa de informação relevante para o aprofundamento dos temas desta unidade.
Metodologia e provas de avaliação
Espera-se que cada estudante: (a) participe nas atividades realizadas em, pelo menos, 75% das aulas; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação.
A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC. Será tida em conta a realização de dois testes escritos. Para poder concluir a disciplina na modalidade de avaliação contínua é necessário que média dos valores obtidos nos dois testes seja igual ou superior a 9,5 valores e, em cada teste, terá de ser obtido um mínimo de 7 valores.
Os estudantes que não puderem integrar-se no sistema de avaliação contínua realizarão um exame final.
Regime de assiduidade
Avaliação contínua: parcipação nas atividades realizadas em, pelo menos, 75% das aulas.
Os estudantes com estatuto especial, no caso de impossibilidade comprovada de frequência das aulas, deverão negociar com cada docente (nos primeiros quinze dias de aulas) a forma que revestirá a sua avaliação, bem como o calendário mais conveniente, desde que se respeitem os prazos definidos para cada semestre ou ano.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
58 |
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Total: |
58 |
Bibliografia
Barroso, M., Ramos, M. & Sampaio, E. (2010). Exercícios de Estatística Descritiva para as Ciências Sociais. Lisboa: Edições Sílabo.
Dinis Pestana, D. & Velosa, S. (2010). Introdução à Probabilidade e à Estatística. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Elizabeth, R. (2008). Estatística Descritiva. Lisboa: Edições Sílabo.
Figueiredo, F. (2009). Estatística Descritiva e Probabilidades: Exercícios propostos e resolvidos. Lisboa: Escolar Editora.
Graça Martins, M. E. & Cerveira, A. (1999). Introdução às Probabilidades e Estatística. Lisboa: Universidade aberta.
Graça Martins, M. E., Loura, L., Mendes, F. (2010). Análise de Dados. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.
Graça Martins, M. E., Monteiro, C., Viana, J. P., Turkman, M. A. A. (1997). Estatística: matemática – 10.º ano de escolaridade. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário do Ministério da Educação.
Guimarães, R., Cabral, J. (2010). Estatística. Lisboa: Editora McGraw-Hill de Portugal.
Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., Pimenta, C. (2010). Introdução à Estatística. Lisboa: Escolar Editora.
Santos, C. (2010). Estatística Descritiva: Manual de Auto-aprendizagem. Lisboa: Edições Sílabo.
Santos, F. (2001). Sebenta de Matemáticas Gerais - Estatística. Lisboa: Plátano Editora.
Sites:
http://alea-estp.ine.pt/
http://www.ine.pt/portal/
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