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Desportos I
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
DESP10005 |
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Sigla: |
DESP1 |
Áreas Científicas: |
Ciências do desporto |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
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Plano de Estudos |
1º |
7,0 |
84 |
189,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Conhecer os fundamentos básicos das práticas desportivas vivenciadas.
Dominar das ações técnicas, táticas e regulamentares, como meios facilitadores da construção e aplicação de instrumentos e referenciais orientadores do processo de intervenção no âmbito do Desporto.
Revelar dominio concetual, técnico-pedagógico e metodológico para organizar e conduzir, em segurança, atividades no contexto dos desportos abordados.
Compreender a importância e o significado dos desportos como sistema de valores e na sua relação com os factores fisiológicos, psicológicos e sociais do comportamento e desenvolvimento humano.
Programa
DESPORTOS COLETIVOS
Características dos Desportos Coletivos: Principais referências históricas. Análise das diferentes constantes
Análise funcional dos Desportos Coletivos: A Simplificação da Estrutura Complexa de Jogo (As fases, Os fatores, As formas, Os princípios)
Estrutura e organização dinâmica da equipa: Corredores e sectores. Sistemas de jogo. Métodos de jogo defensivo. Métodos de jogo ofensivo.
Aplicação em atividades desportivas: Torneios
NATAÇÃO: Enquadramento da modalidade (Hidrodinâmica e o gesto técnico em natação; O comportamento motor no meio aquático; Caracterização do meio aquático como meio envolvente; A resistência ao movimento e a propulsão).
Fundamentos técnicos da modalidade: As técnicas formais em natação; Metodologia de ensino em natação.
Organizações e Condução das Atividades: A Adaptação ao Meio Aquático; A Formação Técnica.
Métodos de Ensino
As sessões serão baseadas na vivência de atividades físicas e desportivas, na observação e análise das mesmas e na conceção, organização e dinamização de atividades de natureza desportiva.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA DE CADA MÓDULO
Componente de PROCESSO (60%) Diversos tipos de tarefas e atividades integradas no desenvolvimento das aulas (resposta ao questionamento, tipo de participação e empenhamento motor, grau de progressão nas aprendizagens, nível de destreza e performance motora). Componente de PRODUTO (40%) Produtos individuais ou em grupo a realizar durante o semestre, tais como, realização e apresentação de relatórios, trabalhos temáticos e testes escritos.
EXAME FINAL
A avaliação em exame final é parcial, sendo relativo, apenas, à componente de produto. O resultado da avaliação em exame final será o somatório dos valores ponderados das componentes de processo (obtido na avaliação contínua) e da componente de produto (obtido na prova de exame).
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia principal:
DESPORTOS COLECTIVOS
Antón Garcia, J. L. (2000) – “Balonmano. Perfeccionamento e investigación”. Barcelona: INDE.
Gaça, A. & Oliveira J. (1995) – “O Ensino dos Jogos Desportivos”. Porto: Edições FCDEF.
Herrero, J. A. (2003) – “Entrenamiento en balonmano. Bases para la construción de un pryecto de formación defensiva”. Barcelona: Editorial Paidotribo.
Queiroz, C. (1986). Estrutura e organização dos exercícios de treino em Futebol. Lisboa: Federação Portuguesa de Futebol.
Portugal, M. Á.(2000) Médios de entrenamiento com balón. Madrid: Editorial GYmnos.
Ribeiro, M. & Volossovitch (2004) – “Andebol 1”. Lisboa: Edições FMH.
Ribeiro, M. & Volossovitch (2008) – “Andebol 2”. Lisboa: Edições FMH.
NATAÇÃO
Counsilman, J. (1984) A Natação. Porto: Paisagem Editora.
Palmer, M. (1990) A ciência de ensino da natação. S. Paulo: Editora Manole.
Sacadura, J. e Raposo, R. (1987) Metodologia de ensino das técnicas de nadar, partir e virar. Lisboa: Livros Horizonte.
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