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Desportos II
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
DESP10007 |
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Sigla: |
DESP2 |
Áreas Científicas: |
Ciências do desporto |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
2 |
Plano de Estudos |
1º |
6,0 |
72 |
162,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Mário André da Cunha Espada | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Conhecer os fundamentos básicos das práticas desportivas vivenciadas.
Dominar das ações técnicas, táticas e regulamentares, como meios facilitadores da construção e aplicação de instrumentos e referenciais orientadores do processo de intervenção no âmbito do Desporto
Revelar dominio concetual, técnico-pedagógico e metodológico para organizar e conduzir, em segurança, atividades no contexto dos desportos abordados.
Compreender a importância e o significado dos desportos como sistema de valores e na sua relação com os factores fisiológicos, psicológicos e sociais do comportamento e desenvolvimento humano.
Programa
DESPORTOS DE MONTANHA (ORIENTAÇÃO, ESCALADA, BTT) DESPORTOS NÁUTICOS (CANOAGEM, PRANCHA À VELA)
História e enquadramento das modalidades.
O papel e a importância dos desporto na sociedade, como fator de desenvolvimento pessoal e social enquanto instrumento de lazer e de competição.
As especialidades das modalidades e formas de organização competitiva.
Estudo e análise das técnicas, inerentes à prática das modalidades tendo por base o sistema de gestos caraterísticos de cada uma das vertentes.
Domínio das ações motoras e análise das condições e condicionantes para a prática das modalidades.
Adequação do material à variável desportiva a praticar; Didáticas específicas; Organização das Atividades; Segurança; Aspetos psicológicos.
Métodos de Ensino
Metodologias de ensino (avaliação incluída) (Máximo: 1000 caracteres)
As sessões serão baseadas na vivência de atividades físicas e desportivas, na observação e análise das mesmas e na conceção, organização e dinamização de atividades de natureza desportiva.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA DE CADA MÓDULO
Componente de PROCESSO (60%) Diversos tipos de tarefas e atividades integradas no desenvolvimento das aulas (resposta ao questionamento, tipo de participação e empenhamento motor, grau de progressão nas aprendizagens, nível de destreza e performance motora). Componente de PRODUTO (40%) Produtos individuais ou em grupo a realizar durante o semestre, tais como, realização e apresentação de relatórios, trabalhos temáticos e testes escritos.
EXAME FINAL
A avaliação em exame final é parcial, sendo relativo, apenas, à componente de produto. O resultado da avaliação em exame final será o somatório dos valores ponderados das componentes de processo (obtido na avaliação contínua) e da componente de produto (obtido na prova de exame).
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia principal:
Federação Portuguesa de Orientação (sd), “Orientação no Mundo”, disponível em http://www.fpo.pt/manuais/Historial_da_Orientacao.doc
Clube de Orientação do Centro (sd), “Técnicas Elementares de Orientação”, disponível em http://www.coc.pt/textos/index.html
Federação Portuguesa de Orientação (2003), “DVD Aprender”, FPO
Chumbinho, R (1997), A Escalada Como Matéria Curricular de Educação Física”. Lisboa: Horizonte, Vol XII (77): 33-39
Cox, R. (1992). The Science of canoeing. Cheshire: Coxburn Press.
Issurin, V. (1998). Science & Performance of Canoe/kayak, High-performance Training. Publicação: Elite Sport Department of Israel.
Arménio Nogueira e Raul Martins. (2004) Prancha à vela (Windsurf). Lisboa: IDP.
Martins R & Nogueira A (2002). Léxico Especifico da Prancha à Vela. Desporto em Português,II (1):6-11.
Reichenfeld R (1991). Windsurfing- step by step to success. Wiltshire: The Crowood Press.
Winner K (1995). Windsurfing. Champaign: Human Kinetics.
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