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Fisiologia do Exercício
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
DESP10009 |
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Sigla: |
FEX |
Áreas Científicas: |
Ciências do desporto |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
3 |
Plano de Estudos |
1º |
4,0 |
48 |
108,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Mário André da Cunha Espada | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Conhecer a terminologia utilizada no âmbito da Fisiologia do Exercício.
Dominar os conceitos relativos à resposta funcional do corpo humano ao exercício físico.
Demonstrar domínio de conhecimentos nas áreas da biologia e da bioquímica necessários à fundamentação da atividade física, com especial incidência na bioenergética e na nutrição.
Utilizar com conhecimento e objetividade os vários métodos de avaliação dos parâmetros de esforço.
Relacionar os conceitos teóricos adquiridos com situações práticas concretas, caraterísticas da intervenção em Desporto.
Programa
A Fisiologia do Exercício
Conceitos básicos da Fisiologia do Exercício. Controlo do ambiente interno. Fisiologia cardiovascular, respiratória e muscular.
Bioenergética
Ciclo energético biológico/revisão de conceitos. Estrutura celular e substratos para o exercício. Os sistemas de ressíntese do ATP. O exercício físico e o consumo energético. Conceito de Limiar Anaeróbio e de Potência Aeróbia Máxima.
Nutrição: A base para o Desempenho Humano
Caracterização dos principais grupos de nutrientes. Exigências nutritivas dos vários tipos de esforços físicos. Equilíbrio hidro-eletrolítico em esforço.
Metabolismo e adaptação
Respostas metabólicas ao exercício. Adaptações circulatórias, musculares e respiratórias.
Meio Ambiente e Adaptação ao Esforço
Equilíbrio térmico em esforço. Caracterização do esforço em altitude – condições hipobáricas. Caracterização do esforço em profundidade – condições hiperbáricas. Caraterização do esforço em diferentes temperaturas.
Métodos de Ensino
O trabalho privilegiará a participação ativa dos estudantes, através de trabalho individual ou de grupo, a partir de informação fornecida pelo professor ou com recurso à utilização de outros materiais.
Processo: exposição de temas pelo docente; discussão orientada de temas em plenário e/ou pequenos grupos; realização de trabalhos práticos ou aplicados; elaboração de trabalhos escritos; apresentação e discussão de trabalhos de grupo.
A utilização da plataforma Moodle possibilita a realização de atividades teórico-práticas e permiti a interação entre docente-aluno e aluno-alunos.
Avaliação do Processo (35%). Resulta do desempenho do aluno na realização de diversos tipos de tarefas, tais como: trabalho de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos ou aplicados, apresentações orais, participação crítica.
Avaliação do Produto (65%). É expressa pelo desempenho do aluno num teste escrito e numa prova oral.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia principal:
ASTRAND, P.O. (1987). Tratado de Fisiologia do Exercício (2ª edição). Rio de Janeiro: Editora Guanabara.
FOSS, M.; KETEYIN, S. (2000). Fox: Bases fisiológicas do exercício e do esporte (6ª edição). RJ: Guanabara Koogan
McARDLE, W.D., KATCH, F.I., & KATCH, V.L. (2003). Fisiologia do Exercício - Energia, Nutrição e Desempenho Humano (5ª edição). Rio de Janeiro: Editora Guanabara.
POWERS, S.; HOWLEY, E. (2009). Exercise physiology: Theory and application to fitness and performance (7th editio). USA: McGraw-Hill
WILMORE, J.; COSTILL, D. (2004). Physiology of sport and exercise (3rd edition). Champaign: Human Kinetics.
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