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Teoria e Organização do Desporto
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
DESP10012 |
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Sigla: |
TOD |
Áreas Científicas: |
Ciências do desporto |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
2 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Paulo Alexandre Correia Nunes | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
- Compreender como foram instituídas as práticas desportivas modernas e contemporâneas e como se chegou à elaboração das significações actuais em Desporto.
- Conhecer, por via da compreensão dos principais fenómenos e das principais variáveis, o domínio da terminologia comum às várias áreas do conhecimento que se centram no estudo das Ciências do Desporto.
- Relacionar os conceitos teóricos adquiridos com situações concretas características das práticas do Desporto
Programa
Noções do processo de desenvolvimento desportivo
DESPORTO, CIÊNCIAS DO DESPORTO E CIÊNCIAS SOCIAIS
Termos e significados
As Ciências Sociais e o Desporto
As Ciências do Desporto: áreas científicas, competências e conceitos associados.
O SISTEMA DESPORTIVO PORTUGUÊS
A Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto.
Introdução ao Desenvolvimento do Desporto.
Estudo do Desporto como fenómeno humano e social
HISTÓRIA DO DESPORTO
O Percurso Geral da História do Desporto: perspectivas e problemas
História do Desporto em Portugal
SOCIOLOGIA DO DESPORTO
Noções gerais sobre a Sociologia do Desporto
A Mulher e o Desporto
ECONOMIA DO DESPORTO
Noções gerais sobre a Economia do Desporto
DIREITO DO DESPORTO
Noções gerais sobre o Direito do Desporto Legislação e Regulamentação
A União Europeia e o Desporto
Estudo das Organizações Desportivas
ORGANIZAÇÕES DESPORTIVAS
Organização e Organizações do Desporto em Portugal e no Mundo
O Clube Desportivo e o seu papel social e cultural
Métodos de Ensino
Aulas expositivas
Leituras conduzidas e análise de textos e debates.
Pesquisa e produção de sínteses críticas
A avaliação dos alunos baseia-se na avaliação contínua. Pressupõe momentos de processo e de produto.
A avaliação do processo, consubstancia-se numa atitude participativa e objectiva, manifestada através do empenhamento nos trabalhos, nas actividades e tarefas desenvolvidas nas aulas, na capacidade de assimilação da matéria e na capacidade de análise e de reflexão crítica.
Para a avaliação do processo tem-se em conta o questionamento individual, a assiduidade, a participação objectiva, contando para o efeito, a mesma, com 10%.
A avaliação do produto obtém-se pela classificação em duas subcomponentes, tendo cada uma delas o seguinte peso para a classificação final:
a) Média de duas tarefas (trabalhos escritos) – 35%
b) Média de duas prestações (2 momentos) de um teste escrito – 65%
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia Principal:
BENTO, Olímpio & CONSTANTINO, José Manuel (coord.) (2007). Em Defesa do Desporto. Almedina. Coimbra.
BOURG, J. F. & GOUGUE, J. J. (2001). Économie du sport, Repères nº 309, La
Découverte. París.
BOUET, Michel (1995) – Signification du sport. L’Harmattan. Paris.
CRESPO, Jorge (1969). Antropologia do Jogo: Antologia de Textos. UTL, ISEF.
ELIAS, Robert (1992). A Busca da Excitação. Lisboa. Difel.
GASPARINI, William (coord) (2003). L’Organisation sportive. Paris. Éditions Revue E.P.S.
HEINEMANN, Klaus (1998). Introduccion a la Economía del Deporte. Paidotribo. Barcelona.
SERPA, Homero (2007). História do Desporto em Portugal; do século XIX à primeira Guerra Mundial. Lisboa. Instituto Piaget.
TERRET, Thierry (2008). História do Desporto. Lisboa. Europa-América.
YIANNAKIS, Andrew (Edt. (1992). Applied Sociology of Sport. Champaign. Human Kinetics.
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