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Condição Física e Prescrição do Exercício
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
DESP10013 |
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Sigla: |
CFPE |
Áreas Científicas: |
Ciências do desporto |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
1 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Ana de Fátima da Costa Pereira | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Dominar os conceitos básicos relativos à condição física e à sua influência na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida do ser humano.
Compreender a importância da atividade física na promoção da saúde e da condição física, identificando os benefícios fisiológicos e psicológicos associados à prática regular de exercício físico e os riscos para a saúde relacionados com o sedentarismo.
Conhecer os métodos, os instrumentos e os procedimentos adequados à avaliação da aptidão funcional e da condição física.
Dominar os princípios e os fundamentos da prescrição do exercício, com vista a adequá-lo aos vários níveis de motivação e procura da prática desportiva, revelando competências relacionadas com a correta aplicação de estímulos de esforço.
Relacionar os conceitos teóricos adquiridos com situações práticas concretas, caraterísticas da intervenção em Desporto.
Programa
Os conceitos de saúde, qualidade de vida e bem-estar físico e psicológico. A importância da manutenção ou aquisição de um estilo de vida saudável relacionado com a prática de atividade física.
O sedentarismo e os riscos para a saúde da inatividade física. As alterações estruturais e fisiológicas inerentes ao estilo de vida sedentário ou inativo.
A atividade física como veículo de prevenção de fatores de risco para a saúde (obesidade, doença cardiovascular, etc).
Benefícios associados à prática regular de atividade física.
Determinantes e componentes da condição física.
A avaliação da condição física: objetivos, métodos e instrumentos.
A prescrição e a implementação de programas de exercício.
Atividades de aplicação dos conteúdos teóricos.
Métodos de Ensino
Sessões centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida pelo professor ou com recurso a outros materiais. Compreenderá a: Leitura, discussão e análise de textos; Elaboração de trabalhos escritos; Exposição de determinadas temáticas; Elaboração e apresentação de trabalhos práticos.
A plataforma Moodle possibilita a realização de atividades teórico-práticas, a interação entre docente-aluno e aluno-alunos sendo, por isso, uma ferramenta incluída na avaliação.
Avaliação do Processo (35%): Resulta da assiduidade, da participação nas atividades da aula e da realização de diversos tipos de tarefas tais como: trabalho de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos ou aplicados, recensões, relatórios, apresentações orais e participação crítica.
Avaliação do Produto (65%): É expressa pelo desempenho do aluno em dois testes escritos e uma prova oral.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia Principal:
ACSM (2009). Guidelines for Exercise Testing and Prescription. Baltimore: Williams and Wilkins.
ACSM (2009). Health Related Physical Fitness Assessment Manual. Baltimore: Williams and Wilkins.
BOUCHARD, C.; SHEPHARD, R.; STEPHENS, T. (1994). Physical Activity, Fitness and Health: International Proceedings and Consensus Statement. Champaign: Human Kinetics.
BOUCHARD, C. (2003). Avaliação da Composição Corporal. In W. MCARDLE, F. KATCH, & V. KATCH (Eds.), Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano (5ª edição), Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, pp. 772-814.
BOUCHARD, C. (2003). Peso Excessivo, Obesidade e Controle Ponderal. In W. MCARDLE, F. KATCH & V. KATCH (Eds.), Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano (5ª edição), Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, pp. 842-888.
SHARKEY, B. (1997). Fitness and Health. Champaign: Human Kinetics.
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