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Atividades de Academia I

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: DESP11    Sigla: AAI
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 49 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luís Filipe Moutinho LeitãoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Filipe Gomes   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer o conceito de Fitness (Condição Física) e de Health & Fitness (Condição Física e
Saúde);
Conhecer o conceito da área do Health & Fitness;
Conhecer as componentes da condição física;
Conhecer as qualidades físicas;
Conhecer as componentes estruturais do treino associado a diferentes populações e contextos;
Conhecer as diversas actividades da área do Fitness e a sua relação com a condição física
Conhecer qual a estrutura de uma aula, desde a avaliação, controlo e progressão dos exercícios (com e sem materiais) na organização das sessões;
Conhecer os aspectos que caracterizam uma postura adequada em várias posições, conseguindo executá-la;
Conhecer qual o equipamento adequado para as aulas;
Conhecer quais os aspectos de higiene ligados à prática de actividade física;
Conhecer o tipo e as características das instituições de prática de actividades da área do
Fitness;
Conhecer o contexto socioprofissional da Condição Física e Saúde (Fitness em geral).

Conteúdos programáticos

1. História e evolução da atividade física de academia;
2. Conceito de Fitness (Condição Física) e de Health & Fitness (Condição Física e Saúde);
3. Área do Health & Fitness;
4. Componentes da condição física;
5. Componentes estruturais do treino;
6. Estrutura das aulas;
7. Equipamento;
8. Materiais;
9. Higiene;
10. Postura corporal;
11. Introdução às actividades de Fitness: relação com as componentes da condição física;
12. Step (intervenção pedagógica associada às aulas de grupo: multistep, hidroginástica, ginástica aeróbica, indoor cycling e pilates) e ginástica localizada: descrição e aplicação de exercícios localizados (membros superiores, inferiores, posteriores do tronco e ABS) com e sem uso de materiais (TRX, JUMP, FITBALL, barras, halteres, discos e abordagem do crosstraining - treino em circuito e em estações);
13. Estratégias de avaliação (anamnese e avaliações físicas);
14. Estratégias de prescrição, controlo e progressão dos exercícios.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A abordagem dos conteúdos programáticos será feita através de aulas de natureza prática/ desportiva diversificadas, na observação e análise das mesmas e na conceção, organização de atividades de natureza desportiva.
O processo compreenderá: (a) a apresentação, discussão e questionamento dos conteúdos; (b) realização e discussão sobre as aulas práticas; (c) realização de exercícios práticos e de treino de prática pedagógica; (d) realização de relatórios, com reflexão e discussão, de acordo com a prática realizada nas diferenes componentes desportivas, e (d) avaliações conhecimentos.
Atualmente as atividades de academia no que respeita à prática de exercício físico em contexto de aulas de grupo, estão em constante diversificação e evolução. É fundamental que um profissional do desporto desenvolva a capacidade de intervir com diferentes populações, reconhecendo a aplicabilidade dos materiais e metodologias emergentes. A necessidade de desenvolver competências ao nível da organização de uma aula de grupo, quer no que respeita à organização do plano de aula e à sua adequada aplicação, é de extrema importância no desenvolvimento de uma reflexão crítica sobre o contexto das atividades de academias que vão surgindo no mercado de trabalho.

Metodologias de ensino

As sessões serão baseadas na vivência de atividades de fitness diversificadas, na observação, análise e realização das mesmas e na conceção, organização e dinamização de atividades relacionadas com as aulas de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As aprendizagens esperadas situam-se a três níveis: (a) mobilizar conceitos relacionados com as atividades de fitness; (b) apresentar uma atitude crítica na interpretação de estudos relacionados com a prática de exercício associado às aulas de grupo; (c) aplicar os conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas práticas. Assim, as atividades a desenvolver incluirão: (i) leitura e discussão de textos científicos e técnicos de natureza variada, (ii) exploração e análise crítica de problemas relevantes associados aos resultados e intervenções relacionados com as aulas de grupo, (iii) conceção e organização de planos de aula diversificados.

Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos; (c) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação.
Componente de processo:
- Diversos tipos de tarefas e atividades integradas no desenvolvimento das aulas (resposta ao questionamento, empenhamento motor, grau de progressão nas aprendizagens, nível de destreza e performance motora) (60% - nota mínima 7.5 valores)
- Assiduidade e participação (20%)
Componente de produto:
- Teste escrito (20%).

Metodologia e provas de avaliação

Somatório dos pontos escritos anteriormente.
Saliente-se que:
- um(a)/a estudante que tenha insuficiente na componente prática e desempenho durante as aulas será considerado/a não aprovado/a;
- a entrega de todas as produções académicas relacionadas com as atividades desenvolvidas é obrigatória;
- o(a)/a estudante poderá melhorar a sua classificação, em época de exame, desde que tenha sido aprovado/a na componente prática (componente processo) durante as aulas. A melhoria incide apenas na componente das produções académicas elaboradas e realiza-se através de uma prova escrita.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada aluno esteja presente, no mínimo, em 75% das aulas, participe nas atividades propostas e execute os trabalhos programados.
No caso dos alunos com estatutos especiais, que não possam estar presentes nas sessões previstas, devem dar conhecimento deste estatuto aos docentes nos primeiros quinze dias de aulas, sendo definido, pelo docente, um plano de trabalho a desenvolver e critérios de avaliação adaptados, em função das possibilidades e condições particulares de frequência de cada aluno, de forma a permitir o acompanhamento do módulo e a respetiva avaliação contínua.

Bibliografia

Campos, F., (2021). FITNESS E ATIVIDADES DE GINÁSIO - GUIA PARA PROFISSIONAIS, Lidel, Lisboa
American College of Sports Medicine (2006). ACSM’s Guidelines for Exercise Testing and
Prescription, Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins.
American Council on Exercise. (1993). Aerobic Instructor Manual . San Diego, CA: American Council on Exercise.
American Council on Exercise. (2000). Group Fitness Instructor Manual. San Diego, CA:
American Council on Exercise.
Barata, T. (1997). Actividade Física e Medicina Moderna. Póvoa de Sto. Adrião: Editora
Europress.
Bricker, K. (2000): Traditional Aerobics. San Diego, CA: American Council on Exercise.
Franco, S. & Santos, R. (1999). A Essência da Ginástica Aeróbica. Rio Maior: Edições ESDRM.
Kennedy, C. A. & Yoke, M. M. (2005). Methods of Group Exercise Instruction . Champaign, IL: Human Kinetics
Papi, J. (1997). Aeróbic en Salas de Fitness, manual teórico-prático. Barcelona: Publicações INDE.
Papi, J. (2000). Aeróbic. Barcelona: INDE Publicaciones.
Sánchez, D. (1999). Bases para la Enseñanza del Aerobic. Madrid: Gymnos Editorial
Deportiva

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