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Desportos III

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: DESP12    Sigla: DESIII
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 49 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Fernando Jorge Lourenço dos SantosResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 5,40
Fernando Santos   5,40

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer os fundamentos básicos da prática do futebol. Conhecer e desenvolver competências ao nível das unidades de formação metodologia do treino do futebol, técnico-tática do futebol, capacidades motoras do futebol, psicologia aplicada ao futebol, arbitragem e leis de jogo de futebol e gestão e organização do futebol

Revelar domínio concetual, técnico-pedagógico e metodológico para organizar e conduzir, em segurança, atividades no contexto da modalidade.

Conteúdos programáticos

Arbitragem e Leis de Jogo
Gestão e Organização do Futebol
Capacidades Motoras do Futebol
Metodologia do Treino do Futebol
Psicologia Aplicada ao Futebol
Técnico-Tática do Futebol


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta UC pretende-se fornecer um "referencial de informação" que permita analisar e compreender a funcionalidade interativa dos sistemas subjacentes à prática da modalidade, contribuindo para a operacionalização de modelos de resposta com o maior grau de eficiência em processos de formação.

Metodologias de ensino

As sessões serão baseadas na vivência de atividades de futebol, na observação e análise das mesmas e na conceção, organização e dinamização de atividades.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC Desportos III reporta-se aos conhecimentos e competências essenciais para levar a cabo tarefas de monitorização, organização e gestão de atividades, com aplicabilidade em diferentes contextos de prática.

As metodologias adotadas perspetivam que o estudante compreenda e domine os princípios, métodos e técnicas fundamentais, inerentes à prática do futebol; compreenda, domine e realize (com a metodologia adequada) o planeamento e a organização de sessões.

Metodologia e provas de avaliação

Componente de PROCESSO (60%) Diversos tipos de tarefas e atividades integradas no desenvolvimento das aulas (resposta ao questionamento, tipo de participação e empenhamento motor, grau de progressão nas aprendizagens, nível de destreza e performance motora).
- Avaliação da execução prática em aula e grau de progressão nas aprendizagens- 40%.
- Avaliação de situações específicas de intervenção pedagógica - 15%.
- Participação e empenhamento - 5%.

Componente de PRODUTO (40%) Produtos individuais ou em grupo a realizar durante o semestre, tais como, realização e apresentação de relatórios, trabalhos temáticos e testes escritos.
- 1 Teste escrito - 20%.
- 1 Trabalho de grupo sobre observação e análise (trabalho escrito e apresentação em aula) – 20%

O aluno obtém a aprovação na UC com uma classificação final igual ou superior a 10 valores, podendo num dos módulos ter uma classificação inferior a 9,5 valores.

O aluno que não conseguir assegurar a assiduidade mínima definida, para as aulas práticas, não obterá aprovação na respetiva UC.

Regime de assiduidade

De acordo com o despacho relativo às Normas Enquadradoras do Processo de Ensino a Distância.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

Bangsbo, J. (2009). O treino aeróbio e anaeróbio no futebol. (A. Gonçalves, Trad.) Funchal: Sports Science.
Castelo, J. (2002). O Exercício de Treino Desportivo. Cruz Quebrada: Edições FMH.
Castelo, J. (2003). Guia prático de exercício de treino. Lisboa: Visão e Contextos.
Castelo, J. (2006). Futebol. Conceptualização e organização prática de 1100 exercícios específicos de treino. Lisboa: Visão e Contextos.
Castelo, J. (2009). Futebol. Organização Dinâmica do Jogo. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
Clemente, F.; Mendes, R. (2015). Treinar jogando. Jogos reduzidos condicionados no futebol. Prime Books.
Espada, M., Figueiredo, T., Ferreira, C. & Santos, F. (2020) Body Composition and Physical Fitness Analysis in Different Field Position U-15 Soccer Players. Journal of Physical Education and Sport, 20 (4), 1917 - 1924
IFAB (2018). Laws of the Game 2018/19. International Football Association Board. Disponível em: https://img.fifa.com/image/upload/khhloe2xoigyna8juxw3.pdf
Mesquita, I. (2005). A Pedagogia do Treino. A formação em jogos desportivos coletivos. Lisboa: Edições Livros Horizonte.
Queiroz, C. (1986). Estrutura e Organização dos Exercícios de Treino em Futebol. Lisboa: Federação Portuguesa de Futebol.
Pinheiro, V., Belchior, D., Sousa, P., Santos, F. Manual para treinadores de futebol de excelência. Estoril: PrimeBooks
Santos, F., Batista, B., Teixeira, E., Clemente, F., Sarmento, H., Santos, J., Coutinho, P., Abranja, P., Ruivo, R. Garcia Calvo, T. Padinha, V., Pinheiro,V. (2020). Futebol. Do treino à competição. Planeamento e Operacionalização. Estoril: PrimeBooks.
Santos, F. J., Lopes, H. M., & Rodrigues, J. J. (2016). Relação entre a perceção dos treinadores de jovens futebolistas e o comportamento de instrução e dos atletas em competição. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 11 (1), 59-68.
Santos, F., Mendes, B., Maurício, N., Furtado, B., Sousa, P., & Pinheiro, V. (2016). Análise do golo em equipes de elite de futebol na época 2013-2014. Revista do Desporto e da Atividade Física, 8 (1), 11-22.
Santos, F. J., Sequeira, P., & Rodrigues, J. (2012). A comunicação dos treinadores de futebol de equipes infanto-juvenis amadores e profissionais durante a competição. Motriz. Revista de Educação Física. UNESP, 18 (2), 262-272.
Santos, F., Sequeira, P., Lopes, H., & Rodrigues, J. (2014). O comportamento de instrução dos treinadores de jovens de futebol em competição. Revista IberoAmericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 9 (2), 451-470.
Santos, F., Sarmento, H., Mendes, B., Mauricio, N., Furtado, B., Sousa, P. Pinheiro, V. (2017). Análise complementar do gol no futebol, através da análise notacional, análise sequencial e deteção de T-patterns. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, 9(34), 238-249.
Santos, F., Louro, H., Figueiredo, T., Lopes, H., Rodrigues, J. (2017). Relação entre expectativas e perceções de treinadores de futebol jovem sobre a instrução em competição, 17 (3), 79-91.
Santos, F; Louro, H; Espada, M; Figueiredo, T; Lopes, H; Rodrigues, J. (2019). Relationship between of coaches’ expectations with instruction and behavior of athletes in football. Cuadernos de Psicología del Deporte, 19(3), 62-78
Sarmento, H., Pereira, A., Anguera, M. T., Campaniço, J., & Leitão, J. (2014). The Coaching Process in Football – A qualitative perspective. Montenegrin Journal of Sports Science and Medicine, 3 (1), 9-16.
Sarmento, H., Pereira, A., Anguera, M. T., Campaniço, J., & Leitão, J. (2013). Observação e análise do jogo de futebol. Um estudo qualitativo com treinadores portugueses. Vila Real: Núcleo Editorial e Gráfico dos SDB UTAD.
Sargentim, S. (2010). Treinamento de força no futebol. São Paulo: Phorte Editora.
Teodorescu, L. (1984). Problemas de Teoria e Metodologia nos Jogos Desportivos. Lisboa: Livros Horizonte.

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Página gerada em: 2024-04-26 às 02:30:32 Última actualização: 2010-07-19