This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > DESP12
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Desportos III

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 1S

Código: DESP12    Sigla: DESIII
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 42 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Fernando Jorge Lourenço dos SantosResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 5,40
Fernando Santos   5,40

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer os fundamentos básicos da prática do futebol. Conhecer e desenvolver competências ao nível das unidades de formação metodologia do treino do futebol, técnico-tática do futebol, capacidades motoras do futebol, psicologia aplicada ao futebol, arbitragem e leis de jogo de futebol e gestão e organização do futebol

Revelar domínio concetual, técnico-pedagógico e metodológico para organizar e conduzir, em segurança, atividades no contexto da modalidade.

Conteúdos programáticos

Arbitragem e Leis de Jogo
Gestão e Organização do Futebol
Capacidades Motoras do Futebol
Metodologia do Treino do Futebol
Psicologia Aplicada ao Futebol
Técnico-Tática do Futebol


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta UC pretende-se fornecer um "referencial de informação" que permita analisar e compreender a funcionalidade interativa dos sistemas subjacentes à prática da modalidade, contribuindo para a operacionalização de modelos de resposta com o maior grau de eficiência em processos de formação.

Metodologias de ensino

As sessões serão baseadas na vivência de atividades de futebol, na observação e análise das mesmas e na conceção, organização e dinamização de atividades.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC Desportos III reporta-se aos conhecimentos e competências essenciais para levar a cabo tarefas de monitorização, organização e gestão de atividades, com aplicabilidade em diferentes contextos de prática.

As metodologias adotadas perspetivam que o estudante compreenda e domine os princípios, métodos e técnicas fundamentais, inerentes à prática do futebol; compreenda, domine e realize (com a metodologia adequada) o planeamento e a organização de sessões.

Metodologia e provas de avaliação

Componente de PROCESSO (60%) Diversos tipos de tarefas e atividades integradas no desenvolvimento das aulas (resposta ao questionamento, tipo de participação e empenhamento motor, grau de progressão nas aprendizagens, nível de destreza e performance motora).
- Avaliação da execução prática em aula e grau de progressão nas aprendizagens- 40%.
- Avaliação de situações específicas de intervenção pedagógica - 15%.
- Participação e empenhamento - 5%.

Componente de PRODUTO (40%) Produtos individuais ou em grupo a realizar durante o semestre, tais como, realização e apresentação de relatórios, trabalhos temáticos e testes escritos.
- 1 Teste escrito - 20%.
- 1 Trabalho de grupo sobre observação e análise (trabalho escrito e apresentação em aula) – 20%

O aluno obtém a aprovação na UC com uma classificação final igual ou superior a 10 valores, podendo num dos módulos ter uma classificação inferior a 9,5 valores.

O aluno que não conseguir assegurar a assiduidade mínima definida, para as aulas práticas, não obterá aprovação na respetiva UC.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante esteja presente em 75% (50% no caso dos estudantes com estatutos especiais) das aulas e participe nas atividades propostas, executando os trabalhos programados.

Bibliografia

Castelo, J.(2006). Futebol. Conceção e organização prática de 1100 exercícios específicos de treino. Visão e Contextos

Castelo, J. (2009). Futebol. A organização dinâmica do jogo. Centro de Estudos de Futebol da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Clemente, F. & Mendes, T. (2015). Treinar jogando. Jogos reduzidos e condicionados no futebol. PrimeBooks

Costa, P. (2021). Microciclo do analista. PrimeBooks

Pinheiro, V. & Santos, F. (2021). O ABC do futebol de formação. PrimeBooks

Pinheiro, V.; Belchior, D.; Sousa,P. & Santos, F. (2018). Manual para treinadores de futebol de excelência. PrimeBooks

Santos, F. & Pinheiro, V. (2020). Futebol. Do treino à competição. Planeamento e operacionalização. PrimeBooks

Santos, F. & Pinheiro (2021). The teaching of collective sports though conditioned reduced games. In Dias, I.; Sequeira, P.; Barroso, M. (Eds), Sport, Education and Quality of Life (pp. 96-121). Edições CIEQV

Opções
Página gerada em: 2024-04-19 às 04:55:36 Última actualização: 2010-07-19