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Gestão do Desporto

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: DESP16    Sigla: GD
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 46 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Paulo Alexandre Correia NunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Paulo Alexandre Correia Nunes   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A presente versão da organização letiva da UC de "Análise das Organizações no Desporto", responde à necessidade de adaptação da versão anterior à situação resultante da evolução da pandemia provocada pelo COVID-19 instalada em Portugal, e consequentes decisões superiores relativamente ao ano letivo, bem como a decisões estratégicas tomadas no seio da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
_____________________________________________________________________________________

Introdução:

A unidade curricular de Gestão do Desporto circunscreve-se ao estudo da gestão e da gestão aplicada ao desporto com aplicação nos setores público e privado, em organizações com e sem fins lucrativos, com práticas formais e informais. Nesse sentido, pretende-se apetrechar os estudantes com os conhecimentos fundamentais relativos à gestão contextualizada a atividade física e ao desporto. Procurar-se-á, também, estimular nos estudantes as lideranças, o planeamento estratégico, o empreendedorismo e a inovação, o interesse pela investigação, o domínio de novos conhecimentos e o aperfeiçoamento da intervenção pública.

Conteúdos programáticos

1. QUADRO CONCEPTUAL DA GESTÃO DO DESPORTO
1.1. A Gestão do Desporto: um campo de intervenção profissional e académico.
1.1.1. Contextos e práticas.
1.1.2. Evolução da área académica de Gestão do Desporto.

2. GESTÃO DO DESPORTO: CONCEITOS ESTRUTURANTES
2.1. A gestão: conceito, função generalista, níveis de decisão, as três dimensões do planeamento.
2.2. O gestor: tarefas e aptidões necessárias.
2.3. Evolução da gestão, principais abordagens: Taylor, Fayol, Mayo, Weber, Etizion, Druker, Maslow, Bertalanffy e Chandler.

3. A EMPRESA E O SEU AMBIENTE
3.1. A empresa como organização social.
3.2. A empresa como sistema aberto.
3.3. Os objetivos, os recursos e o ambiente das empresas.
3.4. Componentes básicos de uma organização.
3.5. Sistemas de controlo de trabalho nas organizações.

4. FUNÇÕES DA GESTÃO
4.1. Planeamento: missão e objetivos, planos, níveis de planeamento, gestão por objetivos, planeamento estratégico.
4.2. Organização: processo e objetivos da organização, Funções, departamentalização e diferenciação, princípios de organização, estruturas organizacionais: tipos de estrutura, determinantes da estrutura, autoridade, influência e poder.
4.3. Direção:
4.3.1. Motivação, teorias sobre motivação, a motivação na prática.
4.3.2. Liderança: estilos de liderança, abordagem comportamental, abordagem situacional, fatores que afetam a escolha do estilo de liderança.
4.3.3. Comunicação: Fluxos de comunicação, Canais e redes de comunicação, Barreiras e desenvolvimento da comunicação.
4.4. Controlo: processo e tipos de controlo, controlo e avaliação de desempenho, controlo financeiro, gestão da qualidade nos serviços de Desporto.

5. GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NO DESPORTO
5,1. Organizações sem fins lucrativos: associativismo desportivo.
5.1.1. Concceitualização.
5.1.2. Diferença entre empresa e associação desportiva.
5.1.3. Papel social das associações desportivas reconhecimento do Estado.
5.1.4. Movimento desportivo federado associativo.
5.1.5. Estrutura organizacional das associações desportivas.

6. RELAÇÃO ENTRE ESTADO E AS ASSOCIAÇÕES DESPORTIVAS
6.1. Significações e finalidades das Organizações Desportivas.
6.2. Tipos de organizações no Sistema Desportivo Nacional.
6.3. Organização do sector publico.
6.4. Organização do sector privado.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

São objetivos da unidade curricular tornar os futuros licenciados aptos a identificar, analisar e resolver os problemas das organizações, preparando-os para uma carreira no setor do desporto, em âmbitos e organizações diversas tais como federações desportivas, clubes e atletas profissionais ou amadores, empresas de retalho especializado, patrocinadores e adeptos, ginásios, empresas de equipamentos desportivos, comunicação social especializada, autarquias locais e instalações desportivas.

Promover nos futuros profissionais a utilização de forma integrada, de saberes próprios da sua especialidade, designadamente, economia, gestão financeira, marketing e direito desportivo e saberes transversais, interdisciplinares e transdisciplinares.

Os conteúdos programáticos estão em coerência total com os objetivos da unidade curricular, iniciando-se com a abordagem de conceitos gerais de gestão aplicada ao desporto e com a posterior análise de saberes diversos.

Metodologias de ensino

A abordagem dos conteúdos programáticos será feita, numa primeira fase, na base de aulas de natureza expositiva assente na apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos enunciados neste programa, utilizando pedagogias ativas e, numa segunda fase, em aulas direcionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos práticos e reflexões críticas, relacionadas com problemáticas decorrentes das temáticas abordadas.

O processo compreenderá: (a) a apresentação de temas pelo docente; (b) a leitura, análise e discussão de textos científicos; (c) a realização de trabalhos práticos ou aplicados; (d) a elaboração de trabalhos escritos/reflexões críticas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Através de pedagogias ativas e de trabalho de projeto, pretende-se que os futuros licenciados desenvolvam competências de análise e de resolução de problemas das organizações, preparando-os para uma carreira no setor do desporto.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação da unidade curricular assenta no regime de avaliação contínua, que se consubstancia em momentos de processo e de produto. Constituem valências da avaliação contínua:

Ao nível do processo (60%)
- Exercícios de aplicação/Reflexões Críticas (6x10%)

Ao nível do produto (40%)
- Trabalho de Projeto

Para efeitos de atribuição da classificação final, poderá o docente estipular, se achar necessário para uma melhor clarificação do processo de avaliação, a discussão oral de qualquer uma das produções desenvolvidas pelos estudantes.

Nota: As ponderações e os instrumentos de avaliação foram ajustados em função do ensino presencial e streaming, motivado pelo COVID-19.


Para efeitos de atribuição da classificação final, poderá o docente estipular, se achar necessário para uma melhor clarificação do processo de avaliação, a discussão oral de qualquer uma das produções desenvolvidas pelos estudantes.

Regime de assiduidade

De acordo com o regime de frequência e avaliação do Instituto Politécnico de Setúbal e demais despachos:
• (nº 6 do Despacho n.º 5935/2020/Presidente/2020 - Normas Enquadradoras do Processo de Ensino a Distância);
• (nº7 do Despacho n.º 160/Presidente/2020 - Linhas orientadoras para o funcionamento das atividades no ano letivo 2020/2021).

Nota:
No Ensino a Distância (EaD): a assiduidade não é um critério de avaliação do estudante nem uma condicionante para a sua frequência no regime de avaliação contínua.
No Ensino Presencial (EP): o/a estudante esteja presente em 80% das aulas.

Bibliografia

Baker, R. & Esherick, C. (2013). Fundamentals of sport management. Human Kinetics: United States.

Byers, T., Slack, T. & Parent, M. (2012). Key concepts in sport management. London: SAGE.

Correia, A. et al (2019). Gestão do Desporto - Compreender para Gerir. Lisboa: Edições Faculdade de Motricidade Humana. ISBN: 9727352364

Cunha, P., Rego, A. & Cardoso, C. (2007). Tempos modernos: Uma história das organizações e da gestão. Lisboa: Edições Sílabo.

Daft, R. (2002). Organizações – Teorias e projectos. 7ª Edição. SP: Thomson Pioneira.

Hoye, R., Smith, A., Nicholson, M. & Stewart, B. (2015). Sport management. Principles and applications. Fourth Edition. London: Routledge.

Mintzberg, H. (1995). Estrutura e dinâmica das organizações. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Morgan, G. (1986). Images of organization. Beverly Hills: Sage Publications.

Pires, G. (2007). Agôn–Gestão do Desporto. O jogo de Zeus. Porto: Porto Editora.

Pires, G. (2007). Gestão do desporto. Porto: Porto Editora.

Pires, G. e Sarmento, J.P. (2001). "Conceito de Gestão de Desporto: Novos desafios, diferentes soluções”. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Vol.1 nº 1. pp 88-103.

Slack, T. & Parent, M. (2006). Understanding sport organizations. Second Edition. USA: Human Kinetics.

Teixeira, S. (2013). Gestão das organizações, 3ª Edição. Forte da Casa: Escolar Editora.

Observações

Os estudantes com estatuto especial, que não possam assistir a 80% das aulas, devem dar conhecimento desse estatuto ao docente nos primeiros quinze dias de aulas, sendo definido um plano de trabalho a desenvolver e critérios de avaliação adaptados, em função das possibilidades e condições particulares de frequência dos/as alunos/as implicados/as, de forma a permitir o acompanhamento da matéria e a respetiva avaliação contínua.

Opções
Página gerada em: 2024-04-25 às 18:51:28 Última actualização: 2010-07-19