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Atividades de Academia II

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: DESP17    Sigla: ACII
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 41 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana de Fátima da Costa PereiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 6,00
Ana de Fátima Costa Pereira   0,33
Filipe Gomes   3,30
Luís Filipe Moutinho Leitão   2,33

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se com esta UC dotar os estudantes de conhecimentos sobre a aplicação do treino de força em contexto das atividades de academia que permita a sua utilização e compreensão em diferentes contextos e objetivos da população.
Conhecer as componentes estruturais do treino de força, tipos de ação muscular e metodologias associadas a diferentes populações e contextos;
Conhecer qual a estrutura de uma aula, desde a avaliação, controlo e progressão do volume e intensidade do treino na organização das sessões;
Conhecer os aspectos que caracterizam uma postura adequada em várias posições e técnicas de realização do exercício, conseguindo executá-los (com e sem materiais);
Conhecer quais os aspetos de higiene ligados à prática do treino de força;
Conhecer o contexto socioprofissional do profissional de Atividades de Academia em sala de exercício físico orientado para o desenvolvimento do treino de força.

Conteúdos programáticos

Introdução
1 Treino de Força Muscular e cardiovascular: conceitos e tipologias
1.1 Variáveis e Princípios do treino
1.2 Tipo de ação muscular
1.3 Intensidade e volume de treino
1.4 Seleção e Sequência dos exercícios
1.5 Períodos de descanso
1.6 Velocidade de execução dos movimentos
1.7 Frequência das sessões de treino
2 Adaptações induzidas através do treino de força e do treino cardiovascular (ergometria)
2.1 Adaptações neurais
2.2 Processo de hipertrofia muscular
3 Alterações do músculo-esquelético relacionadas com a idade
4. Treino de força e Osteogénese
5. Técnica de execução de exercícios de treino de força (abordagem à técnica de realização de exercício em ergómetro e cicloergómetro)
5.1 Avaliação do treino de força, fundamentos/métodos e instrumentos
5.1.1 O teste de 1RM, de predição e de repetições
6. Exercício funcional, em circuito e estações
7. Crosstraining


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Atualmente as atividades de academia no que respeita à prática de exercício físico em contexto de sala de treino, estão em constante diversificação. É fundamental que um profissional do desporto desenvolva a capacidade de intervir com diferentes populações, reconhecendo a aplicabilidade dos materiais e metodologias emergentes. A necessidade de desenvolver competências ao nível da organização de uma sessão de treino (individual ou em grupo), quer no que respeita à organização do plano de aula e à sua adequada aplicação, é de extrema importância no desenvolvimento de uma reflexão crítica sobre o contexto das atividades de academias que vão surgindo no mercado de trabalho.

Metodologias de ensino

As sessões serão baseadas na vivência de atividades de fitness em contexto de sala de treino (com máquinas, ergómetros e outos materiais), na observação, análise e realização das mesmas e na conceção, organização e dinamização de sessões de treino/aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A unidade curricular "Atividades de Academia II" reporta-se aos conhecimentos e competências essenciais para levar a cabo tarefas de monitorização, organização e gestão de atividades de academia relacionadas com o treino de força, com aplicabilidade em diferentes contextos de prática.
Os alunos deverão ser capazes de: a) compreender e dominar os princípios, métodos e técnicas fundamentais, inerentes à prática das matérias abordadas na disciplina; b) compreender, dominar e realizar, de acordo com a metodologia adequada, o planeamento e a organização de sessões, nas modalidades abordadas e em diferentes contextos de prática.

Metodologia e provas de avaliação

- Avaliação do Processo: a) 30%: Orientação em aula, programas de treino, baterias de teste, outras; b) 30%: Avaliação do desempenho motor na execução dos exercícios; c) 20%: relatório da prescrição individual de todas as sessões (aulas práticas)

- Avaliação do Produto (20%). É expressa pelo desempenho do aluno num teste teórico sobre a matéria.

Saliente-se que:
- um(a)/a estudante que tenha insuficiente na componente prática e desempenho durante as aulas será considerado/a não aprovado/a;
- a entrega de todas as produções académicas relacionadas com as atividades desenvolvidas é obrigatória;
- o(a)/a estudante poderá melhorar a sua classificação, em época de exame, desde que tenha sido aprovado/a na componente prática durante as aulas. A melhoria incide apenas na componente das produções académicas elaboradas e realiza-se através de uma prova escrita.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada aluno esteja presente, no mínimo, em 75% das aulas, participe nas atividades propostas e execute os trabalhos programados.
No caso dos alunos com estatutos especiais, que não possam estar presentes nas sessões previstas, devem dar conhecimento deste estatuto aos docentes nos primeiros quinze dias de aulas, sendo definido, pelo docente, um plano de trabalho a desenvolver e critérios de avaliação adaptados, em função das possibilidades e condições particulares de frequência de cada aluno, de forma a permitir o acompanhamento do módulo e a respetiva avaliação contínua.

Bibliografia

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