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Desportos IV

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: DESP18    Sigla: DESIV
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 38 Plano de Estudos_2016_17 7,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Cristina Ferreira Santos Correa FigueiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 7,53
Fernando Santos   4,00
Gonçalo Mareco   3,80

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer os fundamentos básicos das práticas desportivas. Observação e análise das habilidades desportivas.

Revelar domínio concetual, técnico-pedagógico e metodológico para organizar e conduzir, em segurança, atividades no contexto dos desportos abordados.

Relacionar a didática e pedagogia e identificar as suas interdependências no contexto específico da prática desportiva.

Compreender a importância e o significado dos desportos como sistema de valores e na sua relação com os fatores fisiológicos, psicológicos e sociais do comportamento e desenvolvimento humano.

Conteúdos programáticos

VOLEIBOL
- Regras e Regulamento.
- Técnica individual.
- Posições fundamentais (baixa, média e alta), Deslocamentos;
- Passe: Passe em apoio (frontal, costas e lateral), Passe em suspensão (frontal, costas e lateral);
- Manchete: Manchete frontal, Manchete lateral;
- Serviço: Serviço por baixo, Serviço por cima (tipo ténis);
- Ataque: Remate - As fases do remate: a corrida, a chamada, o salto, o batimento, a queda, amortie;
- Bloco.
- Tática Individual.
- Táticas Coletivas: Sistemas de ataque, Sistemas de receção, Sistemas defensivos.
- Jogos reduzidos condicionados (1x1; 2x2; 3x3 e 4x4).

TÉNIS
- História do Ténis: principais referências históricas no estrangeiro e em Portugal
- A caraterização do Ténis: o campo; o equipamento (vestuário e calçado); o material para o jogo (as raquetas, as bolas, os acessórios).
- A metodologia e didática do Ténis: o ensino do ténis; as etapas de formação; as exigências físicas, técnicas e psicológicas; as lesões no ténis.
- A organização das atividades: os elementos de base de uma sessão de treino; a segurança da prática de uma sessão de treino; os torneios.

Software

NA


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC aborda duas modalidades (voleibol e ténis), representativas dos princípios fundamentais da atividade física e desportiva, com conteúdos direcionados para o domínio das diferentes naturezas e significados das suas práticas.
Esta UC pretende desenvolver-se como um meio aplicado assente no contributo das várias áreas/blocos que a compõem de forma a fornecer um "referencial de informação" que permita analisar e compreender a funcionalidade interativa dos sistemas subjacentes à prática das atividades desportivas, contribuindo para a operacionalização de modelos de resposta com o maior grau de eficiência em processos de formação.

Metodologias de ensino

As sessões serão baseadas na vivência de atividades físicas e desportivas diversificadas, na observação e análise das mesmas e na conceção, organização e dinamização de atividades.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC Desportos IV reporta-se aos conhecimentos e competências essenciais para levar a cabo tarefas de monitorização, organização e gestão de atividades desportivas, com aplicabilidade em diferentes contextos de prática desportiva.

As metodologias adotadas perspetivam que o estudante compreenda e domine os princípios, métodos e técnicas fundamentais, inerentes à prática das matérias abordadas na UC; compreenda, domine e realize (com a metodologia adequada) o planeamento e a organização de sessões, nas modalidades abordadas e em diferentes contextos de prática desportiva.

No final do bloco de voleibol o aluno deverá ser capaz de identificar as regras básicas do jogo; caraterizar o jogo de voleibol, conhecendo a sua dinâmica, conceitos e princípios; organizar e estruturar um programa de ensino do jogo para um nível inicial de prática, recorrendo à terminologia e simbologia própria da modalidade; interpretar as ações motoras implicadas nos conteúdos técnicos e técnico-táticos; utilizar, criar e adaptar instrumentos de avaliação adequados ao nível de prática, quer na perspetiva do ensino da educação física quer no âmbito do desporto escolar, quer na vertente do treino desportivo de rendimento.

No final do bloco de ténis o aluno deverá ser capaz de identificar as regras básicas do jogo; caraterizar o jogo, conhecendo a sua dinâmica, conceitos e princípios; organizar e estruturar um programa de ensino do jogo para um nível inicial de prática, recorrendo à terminologia e simbologia própria da modalidade; interpretar as ações motoras implicadas nos conteúdos técnicos e técnico-táticos; utilizar, criar e adaptar instrumentos de avaliação adequados ao nível de prática, quer na perspetiva do ensino quer na vertente do treino desportivo de rendimento.

Metodologia e provas de avaliação

AVALIAÇÃO CONTÍNUA DE CADA MÓDULO
- Componente de PROCESSO (60%) Diversos tipos de tarefas e atividades integradas no desenvolvimento das aulas (resposta ao questionamento, tipo de participação e grau de progressão nas aprendizagens.

VOLEIBOL:
- Participação/Assiduidade/Empenho - 5%.
- Didática aplicada em contexto desportivo - 15%.
- Avaliação prática de desempenho – 40%.

TÉNIS
- Trabalho de grupo - 35%
- Fichas de trabalho - 25%

- Componente de PRODUTO (40%) Produtos individuais ou em grupo a realizar durante o semestre, tais como, realização e apresentação de relatórios, trabalhos temáticos e testes escritos.

VOLEIBOL:
- 1 teste teórico- 40%

TÉNIS

- 1 teste teórico- 40%

CLASSIFICAÇÃO NA UNIDADE CURRICULAR
Face ao diferente número de horas distribuído pelos diferentes módulos, a obtenção da classificação final em cada UC resulta da média ponderada dos diferentes módulos, em função dos fatores de ponderação atribuídos na proporção da carga horária de cada módulo.

Voleibol: 60 horas (f= 6) Ténis: 53 horas (f=5.3)

Assim, a classificação final na UC será obtida pela aplicação da seguinte fórmula:
M1*f+M2*f /sf, em que M é a classificação do módulo, f o respetivo fator de ponderação e sf o somatório dos fatores de ponderação dos módulos da UC

O estudante obtém a aprovação na UC com uma classificação final igual ou superior a 10 valores, podendo num dos módulos ter uma classificação inferior a 9.5 valores. O estudante que obtiver uma classificação inferior a 7.5 valores em algum módulo não obterá aprovação na respetiva UC.

EXAME FINAL
A avaliação em exame final é parcial, sendo relativa, apenas, à componente de produto dos vários módulos. O resultado da avaliação em exame final será o somatório dos valores ponderados das componentes de processo (obtidos na avaliação contínua) e das componentes de produto (obtidos na prova de exame) dos vários módulos que integram a UC.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante esteja presente em 75% (50% no caso dos estudantes com estatutos especiais) das aulas.
O estudante que não conseguir assegurar a assiduidade mínima definida ou, no caso dos estudantes com estatutos especiais, que não conseguirem fazer o acompanhamento regular de algum módulo de acordo com os critérios definidos pelo docente, não obterá aprovação na respetiva UC.

Bibliografia

Voleibol:
Aleix, J. A. (2013). Voleibol. Entrenamiento por fases. Badalona: Editorial Paidotribo.
Álvarez, F. V., & González, L. G. (2014). El entrenamiento tático y decisional en el deporte. Madrid: Editorial Síntesis.
Guerra, A. (2015). Manual de Cursos de Grau I e II. Porto: Federação Portuguesa de Voleibol
Gonçalves, J. (2009). Voleibol. Ensinar jogando. Lisboa: Livros Horizonte.Gomes, A.C. e Campos, M. J. (2011). Documento de apoio de Estudos Práticos - Voleibol. FCDEF-Universidade de Coimbra.
Lima R. & Resende R (2019). Aprender a jogar Voleibol: Conceitos, práticas e estratégias de ensino. Viana do Castelo: Instituto Politécnico de Viana do Castelo-Escola Superior de Desporto e Lazer.
Martín, J. J., & Santandreu, C. S. (2009). Voleibol Tático. Badalona: Editorial Paidotribo.
Mesquita, I., Ivone, G., Araújo, V. (2002). Processo de Formação do Jovem Jogador de Voleibol. Centro de Estudos e Formação Desportiva.
Palao, J., Manzanares, P., Ortega, E. (2009). Techniques used and efficacy of volleyball skills in relation to gender. International Journal of Performance Analysis of Sport; 9: 281-293.
Pato, G. (2007). Caracterização e Análise do Modelo de Jogo de Voleibol de Alto Nível Português. Tese de Mestrado em Alto Rendimento. Faculdade de Motricidade Humana. Universidade de Lisboa, Lisboa.
Ribeiro, J. (2004). Conhecendo o Voleibol. 1ª Edição, Sprint. Rio de Janeiro: 7-168.

Tennis

- American Sport Education Program (2009) Coaching tennis. Technical & tactical skills. Champaign. Human kinetics.
- Colins, B. (2016). History of tennis (3rd edition). Washinton: New chapter press.
- kovacs, M. (2016). Complete Conditioning for Tennis (2nd Edition). Champaign: Human Kinetics.
- Rive, J. (2012). Tennis skills and drills. Champaign: Human kinetics.

Opções
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