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Fisiologia do Exercício

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: DESP19    Sigla: FE
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 44 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Mário André da Cunha EspadaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 6,34
Mário André Cunha Espada   4,66
Ricardo Robalo   1,66

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer a terminologia utilizada no âmbito da Fisiologia do Exercício.

Dominar os conceitos relativos à resposta funcional do corpo humano ao exercício físico.

Demonstrar domínio de conhecimentos nas áreas da biologia e da bioquímica necessários à fundamentação da atividade física, com especial incidência na bioenergética e na nutrição.

Utilizar com conhecimento e objetividade os vários métodos de avaliação dos parâmetros de esforço.

Relacionar os conceitos teóricos adquiridos com situações práticas concretas, caraterísticas da intervenção nas atividades físicas e desportivas.

Conteúdos programáticos

Noção de adaptação fisiológica
Conceitos básicos da Fisiologia do Exercício; Relação estimulo-adaptação; Analogia entre estímulo e carga de treino; Noção de carga de treino numa perspetiva exclusivamente fisiológica; A carga de treino vista como um estímulo fisiológico, previsível e controlável, perturbador do equilíbrio homeostático; Noção de adaptação aguda e adaptação crónica.

Noção de capacidade e potência de cada processo energético; Fatores treináveis e não treináveis que determinam a fadiga e tempo de recuperação em cada tipo de esforço levando em consideração o processo de produção de energia; Fadiga anaeróbia alática; Fadiga anaeróbia láctica; Fadiga aeróbia. Parâmetros fisiológicos (limiar lático, concentração de 4 mmol.L-1; estado estacionário máximo de lactato

Bionergética Muscular
Caracterização dos principais grupos de nutrientes. Exigências nutritivas dos vários tipos de esforços físicos; Ciclos energéticos biológicos - revisão de conceitos. Estrutura celular e substratos para o exercício. Os sistemas de ressíntese do ATP; A transformação de energia química em mecânica no músculoesquelético; O processo anaeróbio alatico, anaeróbio latico e aeróbio; Vias metabólicas e substratos energéticos; Importância do conhecimento dos processos de produção de energia para a compreensão dos diferentes tipos de esforço desportivo.

Fisiologia Cardiorespiratória
Principais alterações genéricas da função cardiorrespiratória na resposta aguda ao esforço aeróbio; Componente central e periférica; Adaptações cardíacas, vasculares e hemodinâmicas musculares. Modificação dos volumes pulmonares na adaptação aguda ao esforço; Modificação da frequência cardíaca, volume sistólico e débito cardíaco na adaptação aguda ao esforço; Noção de consumo de oxigénio, consumo máximo de oxigénio, limiar aeróbio e limiar anaeróbio

Termoregulação e Fisiologia dos líquidos orgânicos
Equilíbrio hidro-electrolitico e suas modificações na adaptação aguda ao esforço; Especificidades resultantes das características do meio ambiente: frio, calor, humidade e altitude.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A Fisiologia do exercício revela-se como um pilar base de compreensão do funcionamento do organismo humano em situações de esforço físico, pelo que se pretende dotar o aluno de conhecimentos que lhes permita perceber as repercussões orgânicas consequentes das diferentes situações de exercício em diferentes populações.

Metodologias de ensino

O trabalho privilegiará a participação ativa dos estudantes, através de um trabalho de grupo que envolve apresentação oral, a partir de informação fornecida pelo professor.
Durante o processo: exposição de temas pelo docente; discussão orientada de temas em plenário e/ou pequenos grupos; realização de trabalhos práticos ou aplicados; elaboração de trabalhos escritos; apresentação e discussão de trabalhos de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios:
- Apropriação e domínio dos conhecimentos relativos aos vários temas tratados no âmbito dos modelos e métodos de avaliação dos parâmetros de esforço, numa perspetiva crítica orientada para a atualização contínua;
- Domínio de utilização de instrumentos de controlo fisiológico de atividade física e desportiva.
- Utilização, de forma criteriosa e fundamentada, dos conhecimentos adquiridos em situações de caráter prático/aplicado.
- Capacidade de pesquisa bibliográfica na realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação da UC decorrerá a partir da soma das classificações parcelares que os alunos obtenham nas diferentes áreas de avaliação.

- 2 Testes. 15%+15%.
- Trabalho de Grupo. 30%.
- Participação na Organização da Semana das Ciências do Desporto. 20%.
- Participação em atividades académicas (aulas, investigação). 20%.

Regime de assiduidade

De acordo com regulamento de Conselho Pedagógico da ESE-IPS.

Bibliografia

Astrand, P.O. (1987). Tratado de Fisiologia do Exercício (2ª edição). Rio de Janeiro: Editora Guanabara.

Foss, M. e Keteyin, S. (2000). Bases fisiológicas do exercício e do esporte (5ª eds). RJ: Guanabara Koogan.

Mcardle, W.D., Katch, F.I., Katch, V.L. (2003). Fisiologia do Exercício - Energia, Nutrição e Desempenho Humano (5ª eds). Rio de Janeiro: Editora Guanabara.

Powers, S. e Howley, E. (2009). Exercise physiology: Theory and application to fitness and performance (7ª eds). USA: McGraw-Hill.

Wilmore, J., Costill, D., Kenney, W. (2007). Physiology of sport and exercise (4ª eds). Champaign: Human Kinetics.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/

https://www.sciencedirect.com/

https://scholar.google.com/

https://www.b-on.pt/

https://elifesciences.org/

https://paperpile.com

https://citeseerx.ist.psu.edu/

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Página gerada em: 2024-04-19 às 04:47:11 Última actualização: 2010-07-19