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Economia, Gestão e Empreendedorismo
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
DESP20003 |
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Sigla: |
EGE |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
1 |
Plano de Estudos |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Ana Cristina Rodrigues Rolo Alves | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A Unidade Curricular de Economia, Gestão e Empreendedorismo tem por objectivo a aquisição de conhecimentos de modo a compreender as dinâmicas económico-sociais subjacentes aos diversos modos de organização e funcionamentos das sociedades, nas suas diferentes concepções.
Competências a desenvolver:
- (Re)conhecer conceitos e práticas económicas e de gestão que contribuam para a compreensão de um desenvolvimento equilibrado.
- Descodificar o empreendedorismo como processo de criar algo novo, assumindo os riscos e as recompensas.
- Desenvolver uma atitude crítica e pró-activa face à informação, confrontando concepções diversificadas e fundamentando a argumentação.
- Relacionar problemas locais, com regionais, com nacionais e com internacionais, evidenciando interacções e interdependências.
Aprendizagens esperadas:
- Identificar conceitos e estabelecer relações entre conceitos.
- (Re)conhecer quadros teóricos de referência em documentos enquadradores de políticas económico-sociais.
- Recolher e tratar informação pertinente.
- Manifestar capacidades de problematização e de reflexão, a partir de estudos e casos.
Programa
I – Economia
1.1 Os Agentes Económicos e o Circuito Económico
1.2 A Importância da Contabilidade Nacional
1.3 A Intervenção do Estado na Economia
1.4 A Economia Portuguesa Perante a União Europeia
I I – Gestão
2.1 As Organizações
2.2 A Função de Gestão
2.3 Os Gestores
2.4 As Organizações e a Envolvente Externa
2.5 Responsabilidade Social das Organizações
I I I – Empreendedorismo
3.1 Evolução do conceito
3.2 Capacidade de Aprendizagem
3.3 Inovação e Atitude Empreendedora
3.4 Características dos Empreendedores
3.5 Competências Empreendedoras
3.6 Plano de Negócios
Métodos de Ensino
Metodologia "Learning by doing":
Desenvolvimento de actividades através das quais os estudantes aprendem fazendo.
Estratégias de gestão de programa:
O nível etário e a diversidade de interesses e de atitudes por parte dos alunos recomendam a adopção de uma gestão do programa aberta e flexível com diferenciação de estratégias pedagógicas que viabilizem a operacionalização dos aspectos científicos em torno de abordagens orientadas e negociadas, referentes a problemáticas da actualidade, favorecedoras do desenvolvimento de competências de formação e aprendizagem contínuas.
Participação dos estudantes:
Criação de espaços de iniciativa individual e grupal, geradoras de processos de (trans)formação criativa e inovadora das informações recebidas numa perspectiva tanto quanto possível transversal aos aspectos a compreender e às realidades a descobrir.
Modo de Avaliação
Cálculo da Classificação Final
Bibliografia
Bibliografia:
- AMARAL, João Ferreira. Política Económica: metodologia, concepções e instrumentos de
actuação. Cosmos.
- BUCHA, Agostinho. Empreendedorismo. Editora RH
- DOLABELA, Fernando. Pedagogia Empreendedora. Editora de Cultura.
- SAMUELSON, Paul. Economia. McGrawHill.
- SARKAR, Soumodip. Empreendedorismo e Inovação. Escolar Editora.
- STONER, James A. F., FREEMAN, R. Edward. Administração, 5ª Ed., PHB.
- TEIXEIRA, Sebastião. A Gestão das Organizações. McGrawHill.
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