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Pedagogia do Desporto

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: DESP20017    Sigla: PD
Áreas Científicas: Ciências do desporto

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 9 Plano de Estudos 6,0 72 162,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4,8

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,80


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Mário André da Cunha EspadaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Conhece os princípios e fundamentos técnicos, pedagógicos e metodológicos para desenvolver o processo de planificação da actividade física e desportiva em diferentes âmbitos da prática.
Domina o processo de concepção, controlo e avaliação de programas e projectos de intervenção em diferentes âmbitos e contextos de prática desportiva.
Domina o processo de intervenção pedagógica de actividades físicas e desportivas em diferentes âmbitos e contextos desportivos.

Programa

1. Quadro conceptual e modelo organizacional da Actividade Física e do Desporto. Hierarquia do movimento humano. Fundamentos teóricos da Actividade Física e do Desporto.
2. Bases metodológicas para a planificação e intervenção no âmbito da Actividade Física e do Desporto.
2.1. Planificação e Organizações: Conceitos e natureza dos planos a longo, médio e curto prazo.
2.2. O desenvolvimento do processo de planificação em desporto.
2.2.1. Projectos, programas e actividades: Os objectivos gerais, específicos e operacionais.
2.2.2. Selecção e sistematização de conteúdos, selecção de actividades e estratégias de acção.
2.2.3. A estrutura da sessão: parte preparatória ou inicial, parte fundamental e parte final.
2.2.4. A condução da sessão: Técnicas de Intervenção Pedagógica (TIP) em desporto.
2.2.5. A avaliação e controlo do processo de intervenção: concepções, métodos e instrumentos.


Métodos de Ensino

Abordagem expositiva e de síntese sobre as bases metodológicas de conceção, controlo e avaliação de planos e programas de atividades físicas e desportivas em diferentes âmbitos e contextos de prática desportiva. Conceção e discussão de propostas metodológicas de intervenção em Desporto em diferentes contextos.
Espera-se que cada aluno esteja presente em 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos individuais e em grupo que possam ser solicitados.
A classificação final resulta de:
Avaliação do Processo: (50%) Expressa através das seguintes tarefas: Elaboração de um Plano de aula/Treino a aplicar numa sessão de microensino supervisionada (30%) e elaboração de Relatório Crítico sobre essa sessão (registada audio-visuamente), após descodificação da mesma através de dois Sistemas de Observação Pedagógica (20%).
Avaliação do Produto (50%) Resulta do desempenho do aluno num teste escrito.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia Principal:
Alves, R. (1998), Análise das Expectativas e do Comportamento do Treinador em Competição. Tese de Mestrado não publicada. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. Cruz Quebrada.
American Council on Exercise (2000). Group fitness instructor manual – ACE’S guide for fitness professionals. San Diego, CA: American Council on Exercise.
Clement, A.; Hartman, B. (1994). The Teaching of Physical Skills. Brown & Benchmark Publishers.
Catita, L. & Rodrigues, J. (2002). The Influence of Coach’s Behaviour in The Perception of Young Athletes in Judo, in M. Koskolou, N. Geladas, V. Klissouras (Eds.). 7th Annual Congress of the European College of Sport Sciences Proceedings, vol. 2, pp. 1025, Athens, Greece.
Catita, L. & Rodrigues, J. (2003). The Psychological Intervention as an Effective Instrument for a Different Behaviour of Coaches, in Reinhard Stelter (Eds.). XI European Congress of Sport Psychology Proceedings, pp.40, Copehagen, Denmark.
Metzler, M. (1993). Instructional Supervision for Physical Education. Champaign: Human Kinetics Publishers.
Piéron, M. (1992). Pedagogie des activités physiques e du sport. Education Revue EPS.
Piéron, M. (1996). Formação de Professores. Aquisição de Técnicas de Ensino e Supervisão Pedagógica. Lisboa: Serviço de Edições FMH.
Piéron, M. (1999). Para una enseñanza eficaz de las actividades físico-deportivas. Barcelona: INDE Publicaciones.
Rodrigues, J. (1997), Os treinadores de sucesso, Edições FMH, Lisboa: FMH-UTL.
Rosado, A. (1997). Breve reflexão sobre a “Pedagogia do Desporto”. In P. Sarmento, A. Leça-Veiga, A. Rosado, J. Rodrigues, L. Moreira & V. Ferreira (Eds.) Pedagogia do Desporto – Estudos 1, 2, 3, (pp 139-141). Lisboa: Serviço de Edições FMH.
Sarmento, P.; Veiga, A. L.; Rosado, A.; Rodrigues, J. & Ferreira, V. (1998). Pedagogia do Desporto. Instrumentos de Observação Sistemática da Educação Física e Desporto. Lisboa: Serviço de Edições FMH.
Siedentop, D. (1983). Developing Teaching Skills in Physical Education. Palo Alto: Human Kinetics Publishers.
Martens, R. (2009) Successful Coaching. Human Kinetics. IL
Rink J. (1998). Teaching Physical Education for Learning. (3ª Ed). McGraw-Hill.
Sancho M. (1997). Planificacion Deportiva: Teoria Y Pratica. (2ª Ed). Inde Publicaciones.
Weinberg, R. & Gould, D. (2010). Foundations of Sport and Exercise Psychology. Human Kinetics. IL

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Página gerada em: 2024-05-10 às 00:35:10 Última actualização: 2010-07-19