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Desportos IV

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: DESP20019    Sigla: DESP4
Áreas Científicas: Ciências do desporto

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 2 Plano de Estudos 6,0 72 162,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 7,2

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 7,20


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana de Fátima da Costa PereiraResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Conhecer os fundamentos básicos das práticas desportivas vivenciadas.
Manifestar domínio das ações técnicas, táticas e regulamentares, como meios facilitadores da construção e aplicação de instrumentos e referenciais orientadores do processo de intervenção no âmbito do Desporto.
Revelar domínio concetual, técnico-pedagógico e metodológico para organizar e conduzir, em segurança, atividades no contexto dos desportos abordados.
Compreender a importância e o significado dos desportos como sistema de valores e na sua relação com os factores fisiológicos, psicológicos e sociais do comportamento e desenvolvimento humano.

Programa

ATLETISMO
O papel e a importância do Atletismo no processo global das Atividades Físicas e Desportivas.
A organização das competições em Atletismo. As especialidades da modalidade e as formas de competição.
Evolução das técnicas e dos materiais e a adaptação dos regulamentos.
Estudo e análise das técnicas, tendo por base o sistema de gestos caraterísticos de cada uma das diferentes especialidades do atletismo.
Domínio das acções motoras comuns no atletismo, relativamente ao ajustamento postural, ao tipo de apoios e aos exercícios técnicos básicos das várias especialidades.
As Corridas/Os Saltos/Os Lançamentos/As Provas Combinadas
ATIVIDADES DE ACADEMIA
Características dos ginásios e academias
Supervisão em sala de exercício
Treino Personalizado
Atividades de grupo
Novas tendências no Fitness
Formação contínua.


Métodos de Ensino

As sessões serão baseadas na vivência de atividades físicas e desportivas, na observação e análise das mesmas e na conceção, organização e dinamização de atividades de natureza desportiva.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA DE CADA MÓDULO
Componente de PROCESSO (60%) Diversos tipos de tarefas e atividades integradas no desenvolvimento das aulas (resposta ao questionamento, tipo de participação e empenhamento motor, grau de progressão nas aprendizagens, nível de destreza e performance motora). Componente de PRODUTO (40%) Produtos individuais ou em grupo a realizar durante o semestre, tais como, realização e apresentação de relatórios, trabalhos temáticos e testes escritos.
EXAME FINAL
A avaliação em exame final é parcial, sendo relativo, apenas, à componente de produto. O resultado da avaliação em exame final será o somatório dos valores ponderados das componentes de processo (obtido na avaliação contínua) e da componente de produto (obtido na prova de exame).

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia principal;
ATLETISMO
Hay, James (1981) Biomecânica das técnicas desportivas. Rio de Janeiro: Interamericana.
IAAF – Competition Rules 2008 (2007) (Regras de Competição 2008). International Association of Athletics Federations, Mónaco.
IAAF – Regras de Competição 2004-2005 (2004). Lisboa: Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Atletismo.
Rosado, António (1989) O ensino do atletismo na escola e no clube. Lisboa: ISEF.
ATIVIDADES DE ACADEMIA
American College of Sports Medicine. ACSM Guidelines for Exercise Testing and Prescription. Baltimore: Williams and Wilkins, 2009.
American College of Sports Medicine. ACSM’s Health Related Physical Fitness Assessment Manual. Baltimore: Williams and Wilkins, 2009.
National Academy of Sports Medicine NASM Essentials of Personal Fitness Training. Williams and Wilkins, 2009.

Opções
Página gerada em: 2024-05-10 às 09:47:28 Última actualização: 2010-07-19