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Desportos IV
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
DESP20019 |
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Sigla: |
DESP4 |
Áreas Científicas: |
Ciências do desporto |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
2 |
Plano de Estudos |
2º |
6,0 |
72 |
162,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Ana de Fátima da Costa Pereira | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Conhecer os fundamentos básicos das práticas desportivas vivenciadas.
Manifestar domínio das ações técnicas, táticas e regulamentares, como meios facilitadores da construção e aplicação de instrumentos e referenciais orientadores do processo de intervenção no âmbito do Desporto.
Revelar domínio concetual, técnico-pedagógico e metodológico para organizar e conduzir, em segurança, atividades no contexto dos desportos abordados.
Compreender a importância e o significado dos desportos como sistema de valores e na sua relação com os factores fisiológicos, psicológicos e sociais do comportamento e desenvolvimento humano.
Programa
ATLETISMO
O papel e a importância do Atletismo no processo global das Atividades Físicas e Desportivas.
A organização das competições em Atletismo. As especialidades da modalidade e as formas de competição.
Evolução das técnicas e dos materiais e a adaptação dos regulamentos.
Estudo e análise das técnicas, tendo por base o sistema de gestos caraterísticos de cada uma das diferentes especialidades do atletismo.
Domínio das acções motoras comuns no atletismo, relativamente ao ajustamento postural, ao tipo de apoios e aos exercícios técnicos básicos das várias especialidades.
As Corridas/Os Saltos/Os Lançamentos/As Provas Combinadas
ATIVIDADES DE ACADEMIA
Características dos ginásios e academias
Supervisão em sala de exercício
Treino Personalizado
Atividades de grupo
Novas tendências no Fitness
Formação contínua.
Métodos de Ensino
As sessões serão baseadas na vivência de atividades físicas e desportivas, na observação e análise das mesmas e na conceção, organização e dinamização de atividades de natureza desportiva.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA DE CADA MÓDULO
Componente de PROCESSO (60%) Diversos tipos de tarefas e atividades integradas no desenvolvimento das aulas (resposta ao questionamento, tipo de participação e empenhamento motor, grau de progressão nas aprendizagens, nível de destreza e performance motora). Componente de PRODUTO (40%) Produtos individuais ou em grupo a realizar durante o semestre, tais como, realização e apresentação de relatórios, trabalhos temáticos e testes escritos.
EXAME FINAL
A avaliação em exame final é parcial, sendo relativo, apenas, à componente de produto. O resultado da avaliação em exame final será o somatório dos valores ponderados das componentes de processo (obtido na avaliação contínua) e da componente de produto (obtido na prova de exame).
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia principal;
ATLETISMO
Hay, James (1981) Biomecânica das técnicas desportivas. Rio de Janeiro: Interamericana.
IAAF – Competition Rules 2008 (2007) (Regras de Competição 2008). International Association of Athletics Federations, Mónaco.
IAAF – Regras de Competição 2004-2005 (2004). Lisboa: Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Atletismo.
Rosado, António (1989) O ensino do atletismo na escola e no clube. Lisboa: ISEF.
ATIVIDADES DE ACADEMIA
American College of Sports Medicine. ACSM Guidelines for Exercise Testing and Prescription. Baltimore: Williams and Wilkins, 2009.
American College of Sports Medicine. ACSM’s Health Related Physical Fitness Assessment Manual. Baltimore: Williams and Wilkins, 2009.
National Academy of Sports Medicine NASM Essentials of Personal Fitness Training. Williams and Wilkins, 2009.
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