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Análise das Organizações de Desporto
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
DESP20020 |
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Sigla: |
AOD |
Áreas Científicas: |
Ciências do desporto |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
1 |
Plano de Estudos |
2º |
6,0 |
72 |
162,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Paulo Alexandre Correia Nunes | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
- Aprender a terminologia utilizada no quadro dos conteúdos abordados no decorrer da Unidade Curricular (UC).
- Compreender a gestão das Organizações Desportivas.
- Conhecer as características fundamentais das variáveis internas e externas implicadas na gestão das Organizações Desportivas.
- Dominar os métodos exploratórios e os instrumentos mais comuns que conduzem à análise e à síntese da explicação das Organizações Desportivas.
- Conhecer os fundamentos básicos e manifesta capacidade de descrição e de análise sobre as Organizações Desportivas.
- Elaborar produtos que demonstram como se utilizam os métodos e os instrumentos para descrever, analisar, compreender e explicar o funcionamento das Organizações Desportivas.
Programa
Estudos teóricos: A Análise; O modelo; O cenário; A prospectiva; A avaliação.
Estudos teórico/práticos: As Organizações Desportivas; O Sistema Desportivo Português; Contextualização das Organizações Desportivas; As Organizações Públicas do Desporto; Organizações Nacionais; Organizações Internacionais; As Organizações Associativas do Desporto; As Organizações Empresariais do Desporto; Sociedades Anónimas Desportivas; Sociedades Comerciais.
Estudos práticos/aplicados: A temática a desenvolver no semestre - Clube Desportivo.
Métodos de Ensino
O método mais utilizado para a apresentação da parte teórica é o método expositivo. Para os estudos práticos/aplicados os métodos de trabalho são diversificados (trabalho de pequeno grupo e individual, a elaboração de fichas de síntese e de reflexão, o trabalho no terreno e o trabalho de projeto).
Avaliação do processo: atitude participativa e objectiva, manifestada através do empenhamento nos trabalhos, nas actividades e tarefas desenvolvidas nas aulas, na capacidade de assimilação da matéria e na capacidade de análise e de reflexão crítica.
Avaliação do produto, tem-se em conta a avaliação dos trabalhos (individuais, ou em grupo) e a classificação obtida na realização de um teste teórico.
O processo contribui com 10% (2 valores) para a nota final.
O produto contribui com 90% (18 valores) para a nota final.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia Principal:
CUNHA. L. (1997). O Espaço. O Desporto e o desenvolvimento. Lisboa: Edições FMH.
GHIGLIONE, R. e MATALON, B. (1993). O Inquérito – Teoria e Prática. Oeiras: Celta.
HADDAD. P.R. et al (1989). Economia Regional: Teorias e Métodos de Análise. S. Paulo: Banco do Nordeste do Brasil.
MARINHO, A. E BRUHNS, H.T. (Org.) (2003). Turismo, lazer e natureza. Barueri: Manole.
MURTEIRA, B. (1993). Análise exploratória de dados. Lisboa: McGraw-Hill
ROSNAY, J. (1997). O Macroscópio – para uma visão global. Lisboa: Arcádia.
TEIXEIRA, S. (1998). Gestão das organizações. Lisboa: McGrawHill.
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