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Metodologia do Treino Desportivo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: DESP20021    Sigla: MTD
Áreas Científicas: Ciências do desporto

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 5 Plano de Estudos 6,0 72 162,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4,8

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,80
Ana Cristina Figueira   0,00
Mário André Cunha Espada   0,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Mário André da Cunha EspadaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Dominar os aspectos técnicos metodológicos e científicos do treino desportivo.
Conhecer as estratégias utilizadas no planeamento, organização, condução e controlo do processo de treino, conducentes à sua optimização.
Revelar competências de intervenção nos diversos domínios que caracterizam o treino desportivo.

Programa

Fundamentos do treino
Leis ou princípios do treino
A carga de treino
Meios de treino
Fatores do treino desportivo
O treino físico: A resistência/A velocidade/A força/A flexibilidade
O treino técnico, tático e psicológico
Organização e planeamento do treino desportivo
Conceitos e fundamentação
Periodização e Estrutura de Treino
Planeamento e Periodização no treino com jovens
A Competição Desportiva
Deteção e Seleção de Talentos.
O Controlo do Treino


Métodos de Ensino

O trabalho privilegiará a participação ativa dos estudantes, através de trabalho individual ou de grupo, a partir de informação fornecida pelo professor ou com recurso à utilização de outros materiais.
Processo: exposição de temas pelo docente; discussão orientada de temas em plenário e/ou pequenos grupos; realização de trabalhos práticos ou aplicados; elaboração de trabalhos escritos; apresentação e discussão de trabalhos de grupo.
A utilização da plataforma Moodle possibilita a realização de atividades teórico-práticas e permiti a interação entre docente-aluno e aluno-alunos.
Avaliação do Processo (35%). Resulta do desempenho do aluno na realização de diversos tipos de tarefas, tais como: trabalho de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos ou aplicados, apresentações orais, participação crítica.
Avaliação do Produto (65%). É expressa pelo desempenho do aluno num teste escrito e numa prova oral.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia principal:
BOMPA, T. (1990). Theory and Methodology of Training. (2ª edição). Dubuque: Kendall/ Hunt Publishing Company.
BOMPA, T. (1999). Periodization: Theory and Methodology of Training. (4ª edição). Champaign: Human Kinetics.
CARVALHO, C. (1997). A Força em Crianças e Jovens. O seu Desenvolvimento e Treinabilidade. Lisboa: Horizonte da Cultura Física.
CASTELO, J.; BARRETO, H.; ALVES, F.; SANTOS, P; CARVALHO, J.; VIEIRA, J. (1996). Metodologia do Treino Desportivo. Lisboa: Edições FMH-UTL.
CUNHA, L. (2001). O Treino da velocidade no jovem. Treino Desportivo. Out (26-35).
CURADO, J. (1982). Planeamento do Treino e Preparação do Treinador. Lisboa: Ed. Caminho.

Opções
Página gerada em: 2024-05-10 às 12:34:57 Última actualização: 2010-07-19