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Metodologia do Treino Desportivo
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
DESP20021 |
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Sigla: |
MTD |
Áreas Científicas: |
Ciências do desporto |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
5 |
Plano de Estudos |
2º |
6,0 |
72 |
162,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Mário André da Cunha Espada | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Dominar os aspectos técnicos metodológicos e científicos do treino desportivo.
Conhecer as estratégias utilizadas no planeamento, organização, condução e controlo do processo de treino, conducentes à sua optimização.
Revelar competências de intervenção nos diversos domínios que caracterizam o treino desportivo.
Programa
Fundamentos do treino
Leis ou princípios do treino
A carga de treino
Meios de treino
Fatores do treino desportivo
O treino físico: A resistência/A velocidade/A força/A flexibilidade
O treino técnico, tático e psicológico
Organização e planeamento do treino desportivo
Conceitos e fundamentação
Periodização e Estrutura de Treino
Planeamento e Periodização no treino com jovens
A Competição Desportiva
Deteção e Seleção de Talentos.
O Controlo do Treino
Métodos de Ensino
O trabalho privilegiará a participação ativa dos estudantes, através de trabalho individual ou de grupo, a partir de informação fornecida pelo professor ou com recurso à utilização de outros materiais.
Processo: exposição de temas pelo docente; discussão orientada de temas em plenário e/ou pequenos grupos; realização de trabalhos práticos ou aplicados; elaboração de trabalhos escritos; apresentação e discussão de trabalhos de grupo.
A utilização da plataforma Moodle possibilita a realização de atividades teórico-práticas e permiti a interação entre docente-aluno e aluno-alunos.
Avaliação do Processo (35%). Resulta do desempenho do aluno na realização de diversos tipos de tarefas, tais como: trabalho de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos ou aplicados, apresentações orais, participação crítica.
Avaliação do Produto (65%). É expressa pelo desempenho do aluno num teste escrito e numa prova oral.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia principal:
BOMPA, T. (1990). Theory and Methodology of Training. (2ª edição). Dubuque: Kendall/ Hunt Publishing Company.
BOMPA, T. (1999). Periodization: Theory and Methodology of Training. (4ª edição). Champaign: Human Kinetics.
CARVALHO, C. (1997). A Força em Crianças e Jovens. O seu Desenvolvimento e Treinabilidade. Lisboa: Horizonte da Cultura Física.
CASTELO, J.; BARRETO, H.; ALVES, F.; SANTOS, P; CARVALHO, J.; VIEIRA, J. (1996). Metodologia do Treino Desportivo. Lisboa: Edições FMH-UTL.
CUNHA, L. (2001). O Treino da velocidade no jovem. Treino Desportivo. Out (26-35).
CURADO, J. (1982). Planeamento do Treino e Preparação do Treinador. Lisboa: Ed. Caminho.
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