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Traumatologia Desportiva e Primeiros Socorros
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
DESP20023 |
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Sigla: |
TDPS |
Áreas Científicas: |
Ciências do desporto |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
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Plano de Estudos |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de Figueiredo | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Identifica e previne situações de risco nas mais variadas modalidades desportivas, conhecendo as lesões provocadas pelas situações de risco mencionadas, nomeadamente o sobreuso e uso inadequado.
Conhece as técnicas de primeiros socorros adequadas e toma decisões ajustadas nas diferentes situações que podem decorrer da prática desportiva.
Domina a terminologia específica das temáticas abordadas.
Programa
Traumatologia Desportiva
Lesões desportivas – Sua definição e etiologia. Avaliação dos factores de risco. Lesões associadas às várias modalidades desportivas e aspectos preventivos.
Definição da lesão muscular em função da sua tipologia. Causas e factores predisponentes à lesão. Sintomatologia e medidas terapêuticas. Lesões músculo-tendinosas.
Primeiros Socorros
Princípios gerais dos primeiros socorros. Prevenção e plano de emergência. Sistema Integrado de Emergência Médica. Suporte básico de vida. Abordagem à Vítima. Sinais Vitais.
Metodologia de abordagem perante diferentes situações: Enfarte Agudo do Miocárdio; Acidente Vascular Cerebral; Asma; Epilepsia; Diabetes; Intoxicações; Feridas; Queimaduras; Hemorragias; Fracturas; Choque; Especificações da Criança.
Os primeiros socorros em contextos de atividades desportivas e de aventura.
Métodos de Ensino
A abordagem dos conteúdos programáticos será feita, numa primeira fase, na base de aulas de natureza expositiva assente na apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos enunciados neste programa, e, numa segunda fase, em aulas direcionadas para a prática, relacionada com problemáticas decorrentes das temáticas abordadas.
Avaliação do Processo: (35%) É expressa pelos diversos tipos de tarefas realizadas que podem assumir a forma de realização e apresentação de relatórios, análises sumárias, recensões, trabalho prático/aplicado, questionamento e participação crítica durante o processo.
Avaliação do Produto (65%) Resulta do desempenho do aluno num teste escrito.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia principal:
CONSELHO PORTUGUÊS DE RESSUSCITAÇÃO. (2007). Manual de Suporte Básico de Vida, Lisboa, Edição Conselho Português de Ressuscitação.
BATISTA, N. T. (2008). Manual de Primeiros Socorros: Cadernos especializados 5. Sintra: ENB- Escola Nacional de Bombeiros.
HORTA, L. (2000). Prevenção de Lesões no Desporto. (2ª ed.). Lisboa: Caminho.
MASSADA, L. (2000). Lesões Musculares no desporto (2ª ed.) Lisboa: Caminho.
MASSADA, L. (2001). Lesões Típicas do Desportista. Lisboa: Caminho.
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