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Gestão de Infraestruturas e Equipamentos Desportivos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: DESP2010    Sigla: GIED
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 25 Plano de Estudos_2016_17 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Mário André da Cunha EspadaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Pedro Azevedo   3,20

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver a capacidade de promover processos neste domínio, particularmente ao nível da conceção, execução, animação e gestão de espaços e instalações desportivas.

Dominar os fundamentos, os conhecimentos teóricos e teórico-práticos, os principais instrumentos de análise e de intervenção, os processos, as técnicas e a normativa necessária, ao exercício de competências superiores no domínio da gestão das instalações desportivas.

Manifestar uma elevada capacidade de intervenção na gestão dos espaços desportivos e das atividades que neles decorrem.

Adquirir uma visão global do processo de planeamento e gestão de uma instalação desportiva e das suas implicações legais, sociais, económicas, ambientais, territoriais e políticas.

Caraterizar quanto aos objetivos, as diferentes fases de planeamento e gestão de uma instalação desportiva.
Conhecer com especificidade cada área de trabalho, tendo por referência as estruturas humanas, recursos associados e os riscos mais frequentes, bem como as principais estratégias de planeamento, controlo e gestão.

Saber ajustar e adaptar os conhecimentos adquiridos à diversidade de instalações desportivas que, atualmente, emergem face às ações das múltiplas organizações desportivas, educativas, administrativas e comerciais existentes.

Saber aplicar o conhecimento a um caso específico de análise, adequando modelos de análise propostos e concluindo sobre medidas efetivas de gestão que contribuam para a eficiência e qualidade funcional de determinada instalação.

Conteúdos programáticos

Equipamentos Desportivos. As instalações desportivas: conceito, codificação espacial e desportiva. Instalação desportiva, infra-estrutura, complexo, recinto, unidade de base, núcleo, área de competição, etc.

Tipologias de Instalações. Instalações Desportivas de Base/Recreativas e Formativas; Instalações Desportivas Especializadas ou Monodisciplinares; Instalações Desportivas para o Espetáculo Desportivo. Espaços naturais de Recreio e Desporto- Espaços protegidos e não protegidos. Parques naturais, paisagens protegidas, praias, domínio público, parques urbanos, parques recreativos e parques temáticos. Espaços desportivos, anexos, técnicos e complementares.

O Planeamento e Construção de Instalações Desportivas. Instalações Desportivas e Ambiente; Instalações Desportivas e Planeamento Urbano; Enquadramento Legal das Instalações Desportivas. O Planeamento de Instalações Desportivas: Normas de Programação; Equipa técnica; Estudos de Viabilidade; Estudos de Planeamento; Projeto de uma Instalação Desportiva; Estrutura, objetivos e localização; O processo de obtenção de licença para a entrada em funcionamento.

A gestão das instalações. Indicadores-base de gestão: Espaço; Tempo; Recursos materiais; Humanos; Financeiros; Informação. Tipos de gestão: gestão pública, parcial, concessionada e privada. Vocação fundamental e complementar. A Responsabilidade Técnica da gestão de uma instalação desportiva. O Regulamento de gestão das instalações desportivas; A gestão dos acessos; A gestão desportiva/gestão das atividades. Os sistemas de Gestão Ambiental (SGA).

Aspetos económicos na gestão das Instalações Desportivas. Ciclo de vida; receitas e despesas; custos de utilização; indicadores.

Gestão da Qualidade nas Instalações Desportivas. Introdução às dinâmicas de Gestão da Qualidade aplicada às instalações desportivas - EFQM, CAF, TQM; Processos, Produtos e Serviços. Os livros de registo, de controle sanitário e de reclamações.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos estão em coerência total com os objetivos da UC, iniciando-se com a abordagem de conceitos gerais sobre planeamento e gestão de instalações desportivas, com a posterior abordagem de saberes diversos e transversais, essenciais para se compreender e se lidar com a dinâmica e a especificidade própria de uma instalação desportiva, de acordo com os objetivos da sua construção, do seu funcionamento, do tipo de gestão, do público-alvo, da sua vocação e da sua estratégia de ação na busca da qualidade no processo de desenvolvimento desportivo.

Metodologias de ensino

Aulas de natureza expositiva de apresentação dos conteúdos.
Aulas direcionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos práticos. Apresentação de temas; Análise e discussão de textos científicos; A realização de trabalhos práticos.
Apoio presencial e à distância na orientação da pesquisa dos temas em estudo / Apresentação por parte de convidados externos, de casos concretos de gestão de equipamentos desportivos / Visitas a organizações e estruturas desportivas, para observação e análise de diferentes contextos e modelos de intervenção e gestão em Desporto.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que os futuros licenciados desenvolvam a capacidade de iniciar processos de conceção, execução, animação e gestão de espaços e instalações desportivas, dominando os fundamentos, os principais instrumentos de análise e de intervenção, os processos, as técnicas e a normativa necessária ao exercício de competências superiores no domínio da gestão das instalações desportivas. Pretende-se ainda que manifestem uma elevada capacidade de intervenção na gestão dos espaços desportivos e das atividades que neles decorrem, adquirindo uma visão global do processo de planeamento e gestão de uma instalação desportiva e das suas implicações legais, sociais, económicas, ambientais, territoriais e políticas. Os estudantes aprenderão a ajustar e adaptar os conhecimentos adquiridos à diversidade de instalações desportivas que, atualmente, emergem face às ações das múltiplas organizações desportivas, educativas, administrativas e comerciais existentes.
Considera-se perfeitamente coerente com esses objetivos de aprendizagem na UC, a metodologia inicial de aulas expositivas de apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos e de aulas direcionadas para o levantamento de questões e para o desenvolvimento de estudos práticos. Desta forma os discentes têm acesso de uma forma dinâmica e interativa a adquirir conhecimentos teóricos e teórico-práticos relativamente aos conteúdos da UC.
Numa segunda fase a metodologia de ensino desenvolve-se de forma mais prática, apresentando, lendo, pesquisando, analisando e discutindo textos científicos sobre instalações desportivas, permitindo que o processo de aprendizagem evolua para um contacto mais autentico com a realidade das instalações desportivas e a diversidade de variáveis e fatores que envolvem a sua gestão e funcionamento, realizando um trabalho prático de observação, análise e avaliação de uma instalação desportiva em concreto, visando um contacto precoce com o mercado de trabalho e com a realidade laboral no contexto da organização de eventos desportivos. Assim, o estudante pode vivenciar a importância e a interação entre os conteúdos teóricos lecionados e a prática, sentindo de forma mais concreta o desenvolvimento das suas capacidades e competências, para analisar e lidar com os fenómenos próprios da gestão das organizações desportivas.
Numa terceira fase o estudante é confrontado, de facto, com a realidade prática, atingindo assim um dos objetivos mais importantes da sua formação, que é o de ver e ouvir os casos concretos, por vezes tão distantes dos enquadramentos teóricos base aprendidos.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é contínua e consta de duas componentes: uma de processo e outra de produto.

Avaliação do Processo (30%)
Resulta do desempenho do estudante na realização de diversos tipos de tarefas, tais como: trabalho de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos/aplicados, recensões, relatórios, apresentações orais, participação crítica, etc.

Avaliação do Produto (70%)
É expressa pelo desempenho do estudante num teste escrito.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos diversos trabalhos propostos; (b) leia os textos de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados; (c) realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação e a utilização dos conhecimentos relativos à temática da Gestão de Infra-Estruturas e Equipamentos Desportivas.

Bibliografia

Baker, R. & Esherick, C. (2013). Fundamentals of Sport Management. Human Kinetics: Leeds.

Cunha, L.M., (2012). Os Espaços do Desporto - Uma Gestão para o Desenvolvimento Humano. Editora Almedina. ISBN: 9789724032450.

Bento, J. & Constantino, J. (coord). (2012). Desporto e Municípios: Políticas, práticas e programas. Visão e Contextos: Lisboa.

Fried, G. (2011). Managing Sports Facilities. Human Kinetics: Leeds.

Pedersen, P., Parks, J.B., Quarterman, J., Thibault, L. (2011). Contemporary Sport Management (4ª eds). Human Kinetics, Champaign: Illinois.

Trenberth, L. & Hassan, D. (2011). Managing Sport Business: An Introduction. Routledge: London.

Westerbeek, H, Smith, A, Turner, P. Emery, P., Green, C., Van Leeuwen, L. (2005). Managing Sport Facilities and Major Events. Routledge: London.

Sarmento, J.P. (2004). Qualidade de gestão das instalações e novo perfil do gestor desportivo.www.apogesd.org.

Observações

Durante o período de Ensino à Distância foram mantidas as principais orientações definidas, quer no regime de assiduidade, quer no processo de avaliação (o teste escrito foi realizado online), quer nos objetivos de aprendizagem, quer nos conteúdos programáticos. Toda a matéria prevista foi lecionada, apesar de o ter sido com menos profundidade do que realizado habitualmente nas aulas presenciais. As metodologias de ensino utilizadas seguiram a Programação apresentada para a gestão da disciplina em EaD, durante o período da Pandemia Covid-19

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