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Atividades de Academia I

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2015/2016 - 1S

Código: DESP2011    Sigla: AAI
Áreas Científicas: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 33 Plano de Estudos_2013_14 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana de Fátima Costa Pereira   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana de Fátima da Costa PereiraResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Pretende-se com esta UC dotar os estudantes de conhecimentos sobre a anatomia e função do corpo humano, que permita a sua utilização em situações práticas no âmbito das atividades físicas e desportivas.
Conhecer o conceito de Fitness (Condição Física) e de Health & Fitness (Condição Física e
Saúde);
Conhecer o conceito da área do Health & Fitness;
Conhecer as componentes da condição física;
Conhecer as qualidades físicas;
Conhecer as componentes estruturais do treino associado a diferentes populações e contextos;
Conhecer as diversas actividades da área do Fitness e a sua relação com a condição física
Conhecer qual a estrutura de uma aula, desde a avaliação, controlo e progressão dos exercícios (com e sem materiais) na organização das sessões;
Conhecer os aspectos que caracterizam uma postura adequada em várias posições, conseguindo executá-la;
Conhecer qual o equipamento adequado para as aulas;
Conhecer quais os aspectos de higiene ligados à prática de actividade física;
Conhecer o tipo e as características das instituições de prática de actividades da área do
Fitness;
Conhecer o contexto socioprofissional da Condição Física e Saúde.

Programa

1. História e evolução da atividade física de academia;
2. Conceito de Fitness (Condição Física) e de Health & Fitness (Condição Física e Saúde);
3. Área do Health & Fitness;
4. Componentes da condição física;
5. Componentes estruturais do treino;
6. Estrutura das aulas;
7. Equipamento;
8. Materiais;
9. Higiene;
10. Postura corporal;
11. Introdução às actividades de Fitness: relação com as componentes da condição física;
12. Step e ginástica localizada: descrição e aplicação de exercícios com e sem uso de materiais;
13. Estratégias de avaliação (anamnese e avaliações físicas);
14. Estratégias de prescrição, controlo e progressão dos exercícios.


Métodos de Ensino

A abordagem dos conteúdos programáticos será feita através de aulas de natureza prática/ desportiva diversificadas, na observação e análise das mesmas e na conceção, organização de atividades de natureza desportiva.
O processo compreenderá: (a) a apresentação, discussão e questionamento dos conteúdos; (b) realização e discussão sobre as aulas práticas; (c) realização de exercícios práticos e de treino de prática pedagógica; (d) realização de relatórios, com reflexão e discussão, de acordo com a prática realizada nas diferenes componentes desportivas, e (d) avaliações conhecimentos.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos; (c) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação.
1 teste teórico (10%; nota mínima 7.5 valores);
2 avaliações práticas: (60%; nota mínima 7.5 valores em cada):
3 Exercícios apresentados nas aulas (20%; nota mínima de 8 valores);
4 Assiduidade e participação (10%)

Cálculo da
Classificação Final

Somatório dos pontos 1-4 descritos anteriormente.

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

Espera-se que cada aluno esteja presente, no mínimo, em 75% das aulas, participe nas atividades propostas e execute os trabalhos programados.
No caso dos alunos com estatutos especiais, que não possam estar presentes nas sessões previstas, devem dar conhecimento deste estatuto aos docentes nos primeiros quinze dias de aulas, sendo definido, pelo docente, um plano de trabalho a desenvolver e critérios de avaliação adaptados, em função das possibilidades e condições particulares de frequência de cada aluno, de forma a permitir o acompanhamento do módulo e a respetiva avaliação contínua.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  64
  Total: 64

Bibliografia

American College of Sports Medicine (2006). ACSM’s Guidelines for Exercise Testing and
Prescription, Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins.
American Council on Exercise. (1993). Aerobic Instructor Manual . San Diego, CA: American Council on Exercise.
American Council on Exercise. (2000). Group Fitness Instructor Manual. San Diego, CA:
American Council on Exercise.
Barata, T. (1997). Actividade Física e Medicina Moderna. Póvoa de Sto. Adrião: Editora
Europress.
Bricker, K. (2000): Traditional Aerobics. San Diego, CA: American Council on Exercise.
Franco, S. & Santos, R. (1999). A Essência da Ginástica Aeróbica. Rio Maior: Edições ESDRM.
Kennedy, C. A. & Yoke, M. M. (2005). Methods of Group Exercise Instruction . Champaign, IL: Human Kinetics
Papi, J. (1997). Aeróbic en Salas de Fitness, manual teórico-prático. Barcelona: Publicações INDE.
Papi, J. (2000). Aeróbic. Barcelona: INDE Publicaciones.
Sánchez, D. (1999). Bases para la Enseñanza del Aerobic. Madrid: Gymnos Editorial
Deportiva

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