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Atividades de Academia II

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2015/2016 - 2S

Código: DESP2012    Sigla: AAII
Áreas Científicas: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 39 Plano de Estudos_2013_14 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana de Fátima Costa Pereira   6,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana de Fátima da Costa PereiraResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Pretende-se com esta UC dotar os estudantes de conhecimentos sobre a aplicação do treino de força em contexto das atividades de academia que permita a sua utilização e compreensão em diferentes contextos e objetivos da população.
Conhecer as componentes estruturais do treino de força, tipos de ação muscular e metodologias associadas a diferentes populações e contextos;
Conhecer qual a estrutura de uma aula, desde a avaliação, controlo e progressão do volume e intensidade do treino na organização das sessões;
Conhecer os aspectos que caracterizam uma postura adequada em várias posições e técnicas de realização do exercício, conseguindo executá-los (com e sem materiais);
Conhecer quais os aspetos de higiene ligados à prática do treino de força;
Conhecer o contexto socioprofissional do profissional de Atividades de Academia em sala de exercício físico orientado para o desenvolvimento do treino de força.

Programa

Introdução
1 Treino de Força Muscular, conceitos e tipologias
1.1 Variáveis e Princípios do treino
1.2 Tipo de ação muscular
1.3 Intensidade e volume de treino
1.4 Seleção e Sequência dos exercícios
1.5 Períodos de descanso
1.6 Velocidade de execução dos movimentos
1.7 Frequência das sessões de treino
2 Adaptações induzidas através do treino de força
2.1 Adaptações neurais
2.2 Processo de hipertrofia muscular
3 Alterações do músculo-esquelético relacionadas com a idade
4. Treino de força e Osteogénese
5. Técnica de execução de exercícios de treino de força (abordagem à técnica de realização de exercício em ergómetro e cicloergómetro)
5.1 Avaliação do treino de força, fundamentos/métodos e instrumentos
5.1.1 O teste de 1RM, de predição e de repetições
6. Exercício funcional, em circuito e estações


Métodos de Ensino

A abordagem dos conteúdos programáticos será feita através de aulas de natureza prática/ desportiva diversificadas, na observação e análise das mesmas e na conceção, organização de atividades de natureza desportiva.
O processo compreenderá: (a) a apresentação, discussão e questionamento dos conteúdos; (b) realização e discussão sobre as aulas práticas; (c) realização de exercícios práticos e de treino de prática pedagógica; (d) realização de relatório, com reflexão e discussão, de acordo com a prática realizada, e (d) avaliações conhecimentos.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos; (c) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação.

Cálculo da
Classificação Final

1 teste teórico (10%; nota mínima 7.5 valores);
Avaliação prática: (60%; nota mínima 7.5 valores):
Avaliação do Relatório do desenvolvimento do Programa de treino individual (20%; nota mínima de 7.5 valores);
Assiduidade e participação (10%)

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  64
  Total: 64

Bibliografia

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PEREIRA, A., NUNES, P., FIGUEIREDO, T., ESPADA M. (2015). Efeito de diferentes protocolos de treino na força máxima dos membros superiores e inferiores em contexto Fitness. Revista Medi@ções/ESE, v. 3, n. 2.

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