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Nutrição e Atividade Física

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2015/2016 - 2S

Código: DESP2019    Sigla: NAF
Áreas Científicas: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 37 Plano de Estudos_2013_14 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 3,2

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Ricardo Robalo   3,20


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana de Fátima da Costa PereiraResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A nutrição encontra-se na base de todas as funções vitais. Toda a atividade metabólica do ser humano depende da energia fornecida pelos alimentos, pelo que a qualidade da alimentação desempenha um papel crucial no dia-a-dia em geral e durante a prática de exercício físico em particular.
1. Identificar as funções energéticas, plásticas e reguladoras dos nutrientes: glícidos, lípidos, proteínas, vitaminas e outros compostos reguladores.
2. Relacionar nutrição, consumo calórico, atividade física e saúde.
3. Identificar os recursos energéticos e dispêndio calórico médio por modalidade. Diferenciar dietas alimentares equilibradas das dietas desportivas específicas.
4. Reconhecer o impacto das condições ambientais (altitude, humidade, clima frio e quente) na realização de exercício físico e saber quais os procedimentos a adotar em cada caso.
5. Conhecer suplementos nutricionais e ajudas ergogénicas no desempenho desportivo: programas de hidratação e suplementação pré, durante e pós exercício.
6. Usar metodologias de avaliação do estado nutricional, do valor nutricional dos alimentos, da ingestão/gasto calórico e de quantificação da composição corporal.

Programa

1 Princípios orientadores de uma alimentação racional; classificação e caraterização dos nutrientes; funções dos nutrientes e a sua relação com os processos da vida.
1.1 Análise dos aspectos culturais e comportamentais da alimentação; Os princípios básicos duma alimentação racional, equilibrada e saudável.
1.2 Classificação dos nutrientes quanto à sua função (plásticos; energéticos; reguladores) e quanto às necessidades fisiológicas (macronutrientes, micronutrientes e oligoelementos).
1.3 Metabolismo dos hidratos de carbono: importância nutricional; hidratos de carbono simples e complexos; polissacarídeos energéticos; glicogénio e amido; função das fibras na alimentação; principais fontes de hidratos de carbono na alimentação; Ingestão de hidratos de carbono antes, durante e após o exercício.
1.4 Metabolismo das proteínas: importância nutricional das proteínas; aminoácidos essenciais e não essenciais; principais fontes de proteínas (vegetais e animais); ciclos de treino e alimentação proteica.
1.5 Metabolismo das gorduras: Importância nutricional das gorduras; Ácidos gordos essenciais e não essenciais; Principais fontes de gorduras; Regime de exercício e oxidação das gorduras.

2 Quantificação do valor energético dos alimentos e do dispêndio energético total.
2.1 Regulação do balanço energético e composição corporal: métodos de avaliação do estado nutricional;
2.2 Necessidades nutricionais específicas: dietas associadas à prática de diferentes modalidades desportivas.

3 Necessidades específicas dos atletas em macro e micro-nutrientes: as fontes de energia; as necessidades proteicas; a regulação do conteúdo hídrico e electrolítico.
3.1 Importância da hidratação na saúde humana;
3.2 Sistemas termoreguladores durante o exercício;
3.3 Sistema Renina-angiotensina-aldosterona;
3.4 Relação hidro-mineral em função da duração do exercício;
3.5 Macro-minerais e oligoelementos: funções primordiais dos minerais; vitaminas hidrossolúveis e liposolúveis; principais funções das vitaminas na saúde; vitaminas e exercício;
3.6 Espécies Reativas de Oxigénio e Azoto/Nitrogénio; exercício como promotor de Stress oxidativo; espécies mais frequentes e respetiva nocividade; Ação dietética.

4 Caraterização dos principais distúrbios alimentares.
5 Suplementação e ajudas ergogénicas com vista à otimização do rendimento desportivo: Efeitos ergogénicos de algumas substâncias (Cafeína, Creatina, L-Carnitina, substâncias alcalinizantes, fosfato, anti-oxidantes e outros compostos).


Métodos de Ensino

Exposição de temas pelo docente; discussão orientada de temas em plenário e/ou pequenos grupos; realização de trabalhos práticos e/ou aplicados; elaboração de trabalhos escritos; apresentação e discussão de trabalhos de grupo.
A utilização da plataforma Moodle possibilita a realização de atividades teórico-práticas e permita a interação entre docente-aluno e aluno-alunos.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

Avaliação contínua
Avaliação do Processo (35%). Resulta do desempenho do aluno na realização de diversos tipos de tarefas, tais como: trabalho de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos ou aplicados, apresentações orais, participação crítica e assiduidade.
- Assiduidade 5%
- Fichas de trabalho 30%

Avaliação do Produto (65%). É expressa pelo desempenho do aluno num teste escrito e num trabalho de análise de uma temática do programa com recurso a pesquisa científica atualizada.
- Teste 45%
- Trabalho 20%

O somatório dos valores ponderados da componente 1 e componente 2 definirá a classificação na UC, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.

Exame
Classificações inferiores a 7 valores no teste teórico e a 9,5 valores na avaliação contínua, remetem os estudantes para exame.

Cálculo da
Classificação Final

O somatório dos valores ponderados da componente 1 e componente 2 definirá a classificação na UC, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.
Somatório da Avaliação do Processo (35%) e da Avaliação do Produto (65%).

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  51,2
  Total: 51,2
Opções
Página gerada em: 2024-04-23 às 18:02:41 Última actualização: 2010-07-19