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Nutrição e Atividade Física
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2015/2016 - 2S
Código: |
DESP2019 |
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Sigla: |
NAF |
Áreas Científicas: |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Ana de Fátima da Costa Pereira | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A nutrição encontra-se na base de todas as funções vitais. Toda a atividade metabólica do ser humano depende da energia fornecida pelos alimentos, pelo que a qualidade da alimentação desempenha um papel crucial no dia-a-dia em geral e durante a prática de exercício físico em particular.
1. Identificar as funções energéticas, plásticas e reguladoras dos nutrientes: glícidos, lípidos, proteínas, vitaminas e outros compostos reguladores.
2. Relacionar nutrição, consumo calórico, atividade física e saúde.
3. Identificar os recursos energéticos e dispêndio calórico médio por modalidade. Diferenciar dietas alimentares equilibradas das dietas desportivas específicas.
4. Reconhecer o impacto das condições ambientais (altitude, humidade, clima frio e quente) na realização de exercício físico e saber quais os procedimentos a adotar em cada caso.
5. Conhecer suplementos nutricionais e ajudas ergogénicas no desempenho desportivo: programas de hidratação e suplementação pré, durante e pós exercício.
6. Usar metodologias de avaliação do estado nutricional, do valor nutricional dos alimentos, da ingestão/gasto calórico e de quantificação da composição corporal.
Programa
1 Princípios orientadores de uma alimentação racional; classificação e caraterização dos nutrientes; funções dos nutrientes e a sua relação com os processos da vida.
1.1 Análise dos aspectos culturais e comportamentais da alimentação; Os princípios básicos duma alimentação racional, equilibrada e saudável.
1.2 Classificação dos nutrientes quanto à sua função (plásticos; energéticos; reguladores) e quanto às necessidades fisiológicas (macronutrientes, micronutrientes e oligoelementos).
1.3 Metabolismo dos hidratos de carbono: importância nutricional; hidratos de carbono simples e complexos; polissacarídeos energéticos; glicogénio e amido; função das fibras na alimentação; principais fontes de hidratos de carbono na alimentação; Ingestão de hidratos de carbono antes, durante e após o exercício.
1.4 Metabolismo das proteínas: importância nutricional das proteínas; aminoácidos essenciais e não essenciais; principais fontes de proteínas (vegetais e animais); ciclos de treino e alimentação proteica.
1.5 Metabolismo das gorduras: Importância nutricional das gorduras; Ácidos gordos essenciais e não essenciais; Principais fontes de gorduras; Regime de exercício e oxidação das gorduras.
2 Quantificação do valor energético dos alimentos e do dispêndio energético total.
2.1 Regulação do balanço energético e composição corporal: métodos de avaliação do estado nutricional;
2.2 Necessidades nutricionais específicas: dietas associadas à prática de diferentes modalidades desportivas.
3 Necessidades específicas dos atletas em macro e micro-nutrientes: as fontes de energia; as necessidades proteicas; a regulação do conteúdo hídrico e electrolítico.
3.1 Importância da hidratação na saúde humana;
3.2 Sistemas termoreguladores durante o exercício;
3.3 Sistema Renina-angiotensina-aldosterona;
3.4 Relação hidro-mineral em função da duração do exercício;
3.5 Macro-minerais e oligoelementos: funções primordiais dos minerais; vitaminas hidrossolúveis e liposolúveis; principais funções das vitaminas na saúde; vitaminas e exercício;
3.6 Espécies Reativas de Oxigénio e Azoto/Nitrogénio; exercício como promotor de Stress oxidativo; espécies mais frequentes e respetiva nocividade; Ação dietética.
4 Caraterização dos principais distúrbios alimentares.
5 Suplementação e ajudas ergogénicas com vista à otimização do rendimento desportivo: Efeitos ergogénicos de algumas substâncias (Cafeína, Creatina, L-Carnitina, substâncias alcalinizantes, fosfato, anti-oxidantes e outros compostos).
Métodos de Ensino
Exposição de temas pelo docente; discussão orientada de temas em plenário e/ou pequenos grupos; realização de trabalhos práticos e/ou aplicados; elaboração de trabalhos escritos; apresentação e discussão de trabalhos de grupo.
A utilização da plataforma Moodle possibilita a realização de atividades teórico-práticas e permita a interação entre docente-aluno e aluno-alunos.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Avaliação contínua
Avaliação do Processo (35%). Resulta do desempenho do aluno na realização de diversos tipos de tarefas, tais como: trabalho de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos ou aplicados, apresentações orais, participação crítica e assiduidade.
- Assiduidade 5%
- Fichas de trabalho 30%
Avaliação do Produto (65%). É expressa pelo desempenho do aluno num teste escrito e num trabalho de análise de uma temática do programa com recurso a pesquisa científica atualizada.
- Teste 45%
- Trabalho 20%
O somatório dos valores ponderados da componente 1 e componente 2 definirá a classificação na UC, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.
Exame
Classificações inferiores a 7 valores no teste teórico e a 9,5 valores na avaliação contínua, remetem os estudantes para exame.
Cálculo da Classificação Final
O somatório dos valores ponderados da componente 1 e componente 2 definirá a classificação na UC, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.
Somatório da Avaliação do Processo (35%) e da Avaliação do Produto (65%).
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
51,2 |
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Total: |
51,2 |
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