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Nutrição e Atividade Física

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: DESP21    Sigla: NAF
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 36 Plano de Estudos_2016_17 4,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luís Filipe Moutinho LeitãoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Luís Filipe Moutinho Leitão   3,20

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Identificar a nível biológico as funções energéticas, plásticas e reguladoras dos macro e micronutrientes

2. Entender a interligação entre nutrição, consumo calórico, atividade física e saúde.

3. Conhecer os vários tipos de dietas alimentares, quais as vantagens e desvantagens.

4. Identificar os recursos energéticos e dispêndio calórico médio por modalidade e por tipo de intensidade.

5. Entender o metabolismo basal no equilíbrio energético

6. Reconhecer o impacto das condições ambientais (altitude, humidade, calor e frio) na termorregulação corporal durante o exercício físico e que estratégias nutricionais adotar.

7. Conhecer quais os suplementos que promovem a performance desportiva.

8. Identificar a estratégia correta a adotar de acordo com o estado nutricional do individuo, tipo de alimento, rácio ingestão/gasto calórico e de quantificação da composição corporal.

Conteúdos programáticos

1. Desporto e Nutrição do Exercício Físico;
1.1 Origem e aspetos culturais e comportamentais na nutrição desportiva;
1.2 Princípios de alimentação equilibrada e saudável;
2. Macronutrientes: Funções, necessidades fisiológicas e importância no desporto;
2.1 Hidratos de Carbono
2.2 Proteínas
2.3 Gorduras
3. Micronutrientes: Funções, necessidades fisiológicas e importância no desporto;
4. Equilíbrio e Desequilíbrio energético;
4.1 Regulação do balanço energético e composição corporal;
4.2 Dietas nutricionais de acordo com o tipo de exercício e intensidade;
5. Termorregulação corporal e Exercício Físico
6. Peso corporal, composição corporal e performance;
7. Exercício físico e Distúrbios alimentares
8. Suplementação ergogénica e doping no Desporto.

Software

NA


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

- Os conteúdos abordados nesta unidade curricular perspectivam um conhecimento sobre a importância da nutrição no metabolismo do ser humano em situações particulares de prática de exercício. Pretende-se que os estudantes obtenham conhecimentos teóricas e práticos que lhes permitam ter consciência e capacidade de atuar em situações específicas do exercício fisico.

Metodologias de ensino

- Exposição de temas pelo docente; discussão orientada de temas em plenário e/ou pequenos grupos; realização de trabalhos práticos e/ou aplicados; elaboração de trabalhos escritos; apresentação e discussão de trabalhos de grupo.
- A utilização da plataforma Moodle possibilita a realização de atividades teórico-práticas e permite a interação entre docente-aluno e aluno-alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

- No final do trabalho espera-se que o estudante conheça os fundamentos teóricos a as tendências atuais da nutrição na atividade física e desportiva.
- Domine os conceitos basicos da nutrição desportiva.
- Conheça as necessidades nutritivas associadas, à prática regular de exercício e de diferentes modalidades desportivas.
- Manifeste uma atitude sistemática de domínio dos conhecimentos com base na matéria adquirida.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação contínua:
Avaliação do Processo (25%). Resulta do desempenho do aluno na realização de diversos tipos de tarefas, tais como: trabalho de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos ou aplicados, apresentações orais, participação crítica e assiduidade.
- Fichas de trabalho 20%
-Assiduidade 5%

Avaliação do Produto (75%). É expressa pelo desempenho do aluno num teste escrito e num trabalho de análise de uma temática do programa com recurso a pesquisa científica atualizada.
- Teste 45%
-Trabalho+Apresentação e resumo 30%


O somatório dos valores ponderados da componente 1 e componente 2 definirá a classificação na UC, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.

Exame
Classificações inferiores a 7 valores no teste teórico e a 9,5 valores na avaliação contínua, remetem os estudantes para exame.

Regime de assiduidade

- Espera-se que cada estudante esteja presente em 75% (50% no caso dos estudantes com estatutos especiais) das aulas e participe nas atividades propostas, executando os trabalhos programados.

- Os estudantes que possuírem estatutos especiais deverão negociar a avaliação com o docente da disciplina, de acordo com o estipulado no regulamento de frequência e avaliação (art.º 7º, alínea 6), durante os primeiros 15 dias de aulas. O incumprimento desta negociação neste prazo remete de imediato o aluno para a realização de exame final.

Bibliografia

Dunford, M. (2010). Fundamentals of Sport and Exercise nutrition. Human Kinetics Fundamentals of Sport and Exercise Science Series. USA: Human Kinetics, Champaign IL.
Mcardle, WD, Katch, FI, Katch, VL (2014), Exercise Physiology: Nutrition, Energy and Human Performance (8th edition), Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins. USA: Human Kinetics, Champaign IL.
Haff, G & Triplett, N. (2016). Essentials of strength training and conditioning (4th Edition),
Campbell, B & Spano, M. (2011). NSCA´s Guide to Sport and Exercise Nutrion. USA: Human Kinetics, Champaign IL.
Teixeira, PJ, Sardinha, LB e Themudo Barata, JL (2008). Nutrição, Exercício e Saúde. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas.

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 21:05:42 Última actualização: 2010-07-19