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Nutrição e Atividade Física
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 2S
Código: |
DESP21 |
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Sigla: |
NAF |
Áreas Científicas: |
Ciências do Desporto |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Identificar a nível biológico as funções energéticas, plásticas e reguladoras dos macro e micronutrientes
2. Entender a interligação entre nutrição, consumo calórico, atividade física e saúde.
3. Conhecer os vários tipos de dietas alimentares, quais as vantagens e desvantagens.
4. Identificar os recursos energéticos e dispêndio calórico médio por modalidade e por tipo de intensidade.
5. Entender o metabolismo basal no equilíbrio energético
6. Reconhecer o impacto das condições ambientais (altitude, humidade, calor e frio) na termorregulação corporal durante o exercício físico e que estratégias nutricionais adotar.
7. Conhecer quais os suplementos que promovem a performance desportiva.
8. Identificar a estratégia correta a adotar de acordo com o estado nutricional do individuo, tipo de alimento, rácio ingestão/gasto calórico e de quantificação da composição corporal.
Conteúdos programáticos
1. Desporto e Nutrição do Exercício Físico;
1.1 Origem e aspetos culturais e comportamentais na nutrição desportiva;
1.2 Princípios de alimentação equilibrada e saudável;
2. Macronutrientes: Funções, necessidades fisiológicas e importância no desporto;
2.1 Hidratos de Carbono
2.2 Proteínas
2.3 Gorduras
3. Micronutrientes: Funções, necessidades fisiológicas e importância no desporto;
4. Equilíbrio e Desequilíbrio energético;
4.1 Regulação do balanço energético e composição corporal;
4.2 Dietas nutricionais de acordo com o tipo de exercício e intensidade;
5. Termorregulação corporal e Exercício Físico
6. Peso corporal, composição corporal e performance;
7. Exercício físico e Distúrbios alimentares
8. Suplementação ergogénica e doping no Desporto.
Software
NA
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
- Os conteúdos abordados nesta unidade curricular perspectivam um conhecimento sobre a importância da nutrição no metabolismo do ser humano em situações particulares de prática de exercício. Pretende-se que os estudantes obtenham conhecimentos teóricas e práticos que lhes permitam ter consciência e capacidade de atuar em situações específicas do exercício fisico.
Metodologias de ensino
- Exposição de temas pelo docente; discussão orientada de temas em plenário e/ou pequenos grupos; realização de trabalhos práticos e/ou aplicados; elaboração de trabalhos escritos; apresentação e discussão de trabalhos de grupo.
- A utilização da plataforma Moodle possibilita a realização de atividades teórico-práticas e permite a interação entre docente-aluno e aluno-alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
- No final do trabalho espera-se que o estudante conheça os fundamentos teóricos a as tendências atuais da nutrição na atividade física e desportiva.
- Domine os conceitos basicos da nutrição desportiva.
- Conheça as necessidades nutritivas associadas, à prática regular de exercício e de diferentes modalidades desportivas.
- Manifeste uma atitude sistemática de domínio dos conhecimentos com base na matéria adquirida.
Metodologia e provas de avaliação
Avaliação contínua:
Avaliação do Processo (30%). Resulta do desempenho do aluno na realização de diversos tipos de tarefas, tais como: trabalho de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos ou aplicados, apresentações orais, participação crítica e assiduidade.
- Fichas de trabalho 30%
Avaliação do Produto (70%). É expressa pelo desempenho do aluno num teste escrito e num trabalho de análise de uma temática do programa com recurso a pesquisa científica atualizada.
- Teste 45%
-Trabalho+Apresentação e resumo 25%
O somatório dos valores ponderados da componente 1 e componente 2 definirá a classificação na UC, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.
Exame
Classificações inferiores a 9,5 valores na avaliação contínua, remetem os estudantes para exame final.
Regime de assiduidade
- Espera-se que cada estudante esteja presente em 75% (50% no caso dos estudantes com estatutos especiais) das aulas e participe nas atividades propostas, executando os trabalhos programados.
- Os estudantes que possuírem estatutos especiais deverão negociar a avaliação com o docente da disciplina, de acordo com o estipulado no regulamento de frequência e avaliação (art.º 7º, alínea 6), durante os primeiros 15 dias de aulas. O incumprimento desta negociação neste prazo remete de imediato o aluno para a realização de exame final.
Bibliografia
Mcardle, WD, Katch, FI, Katch, VL (2014), Exercise Physiology: Nutrition, Energy and Human Performance (8th edition), Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins.
Powers, S, Howley, E, (2012). Exercise physiology: Theory and application to fitness and performance (8th edition). USA: McGraw-Hill.
Lanham-New, SA, Stear, S, Shirreffs, S ( 2011). Sport and Exercise Nutrition. UK: Wiley Publishers.
Teixeira, PJ, Sardinha, LB e Themudo Barata, JL (2008). Nutrição, Exercício e Saúde. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas.
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