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Condição Física e Prescrição do Exercício

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 1S

Código: DESP25    Sigla: CFPE
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 48 Plano de Estudos_2016_17 6,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana de Fátima da Costa PereiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,80
Luís Filipe Moutinho Leitão   4,80

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Dominar os conceitos básicos relativos à condição física e à sua influência na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida do ser humano.
2. Compreender a importância da atividade física na promoção da saúde e da condição física e os riscos para a saúde relacionados com o sedentarismo.
3. Conhecer os métodos, os instrumentos e os procedimentos adequados à avaliação da aptidão funcional e da condição física.
4. Dominar os princípios e os fundamentos da prescrição do exercício para varios tipos de individuos.
5.Conhecer as tendências das varias modalidades de exercício fisico (crosstraining e
treino funcional e pré-condicionamento isquémico)
6. Relacionar os conceitos teóricos adquiridos com situações práticas concretas, caraterísticas da intervenção em Desporto.

Conteúdos programáticos

1. Saude, qualidade de vida e bem-estar físico e psicológico.
2. Estilos de vida saudáveis e sedentarismo
3. Atividade física e saude
3.1Benefícios associados à prática regular de atividade física.
3.2 Beneficios da atividade fisica e exercicio no idoso
4. Exercício Fisico
4.1 Determinantes e componentes da condição física
4.2 A avaliação da condição física: objetivos, métodos e instrumentos.
4.3 A prescrição e a implementação de programas de exercício.
4.4 Populações especiais: Idosos; Hipertensos; Diabéticos
4.5 Treino Funcional
4.6 Cross training
4.7 Pré-condicionamento Isquémico


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC de “Condição Física e Prescrição do Exercício” é orientada para o estudo dos processos associados à manutenção e elevação da condição física e à influência que eles exercem na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida do ser humano.
Pretende analisar e documentar as adaptações fisiológicas, bioquímicas e psicológicas à prática regular de exercício físico, apresentando formas de intervenção tendentes a generalizar a prescrição do exercício e uma correta aplicação dos estímulos de esforço em função do nível de aptidão física, das caraterísticas e das motivações dos praticantes.

Metodologias de ensino

Sessões centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida pelo professor ou com recurso a outros materiais. Compreenderá a: Leitura, discussão e análise de textos; Elaboração de trabalhos escritos; Exposição de determinadas temáticas; Elaboração e apresentação de trabalhos práticos.
A plataforma Moodle possibilita a realização de atividades teórico-práticas, a interação entre docente-aluno e aluno-alunos sendo, por isso, uma ferramenta incluída na avaliação.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios:
- Apropriação e domínio dos conhecimentos relativos aos vários temas tratados no âmbito dos modelos e métodos de avaliação e promoção da atividade física, numa perspetiva crítica orientada para a atualização contínua;

- Utilização, de forma criteriosa e fundamentada, dos conhecimentos adquiridos em situações de caráter prático/aplicado, de avaliação e prescrição do exercício físico em função das componentes da condição física, dos contextos e das características da população.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação do Processo (50%): Resulta da assiduidade, da participação nas atividades da aula e da realização de trabalhos.

Trabalho: Resumo e video apresentação de artigo, e trabalho teórico-pratico - 30%
Apresentação e discussão de artigos: 20%

Avaliação do Produto (50%): É expressa pelo desempenho do aluno em dois testes escritos e uma prova oral:
1.º teste – 25%
2.º teste - 25%


Uma nota inferior a: 7 nos testes e 9.5 na classificação final remete o aluno para exame.
NOTA: Para os estudantes com regimes especiais a avaliação do processo poderá sofrer alterações. Estes estudantes devem falar com o professor nos primeiros 15 dias de aulas.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante: (a) participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos.

NOTA: Para os estudantes com regimes especiais a avaliação do processo poderá sofrer alterações. Estes estudantes devem falar com o professor nos primeiros 15 dias de aulas.

Bibliografia

ACSM (2014). Resources for the personal trainer, 4th Edition. Baltimore: Williams and Wilkins. 

ACSM (2009). Guidelines for Exercise Testing and Prescription. Baltimore: Williams and Wilkins. 

ACSM (2009). Health Related Physical Fitness Assessment Manual. Baltimore: Williams and Wilkins. 
BOUCHARD, C.;
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BOUCHARD, C. (2003). Peso Excessivo, Obesidade e Controle Ponderal. In W. MCARDLE, F. KATCH & V. KATCH (Eds.), Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano (5ª edição), Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, pp. 842-888.
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Leitão, L., Venturini, G. R. O., Junior, R. P., Monteiro, E. R., Telles, L. G., Araújo, G., Novaes, J., Tavares, C., Marques-Neto, S., & Mazini, M. (2022). Impact of Different Resistance Training Protocols on Balance, Quality of Life and Physical Activity Level of Older Women. International journal of environmental research and public health, 19(18), 11765. https://doi.org/10.3390/ijerph191811765
Leitão, L. & MAzini, M., (2022). Promoção da saude através da actividade fisica.. In Leitão, L. et al., Exercise and health for active aeing. Ed. IPS/CIEQV, pp.29-38
Leitão, L., (2022). Avaliação das capacidades funcioanais do idoso. In Leitão, L. et al., Exercise and health for active aeing. Ed. IPS/CIEQV, pp.29-38
Leitão, L.; Dias, M.; Campos, Y.; Vieira, J.G.; Sant’Ana, L.; Telles, L.G.; Tavares, C.; Mazini, M.; Novaes, J.; Vianna, J. Physical and Physiological Predictors of FRAN CrossFit® WOD Athlete’s Performance. Int. J. Environ. Res. Public Health 2021, 18, 4070. https://doi.org/10.3390/ijerph18084070
Oliveira, J., Campos, Y., Leitão, L., Arriel, R., Novaes, J., & Vianna, J. (2020). Does Acute Blood Flow Restriction with Pneumatic and Non-Pneumatic Non-Elastic Cuffs Promote Similar Responses in Blood Lactate, Growth Hormone, and Peptide Hormone?. Journal of human kinetics, 74, 85–97. https://doi.org/10.2478/hukin-2020-0016
Poderoso, R.; Cirilo-Sousa, M.; Júnior, A.; Novaes, J.; Vianna, J.; Dias, M.; Leitão, L.; Reis, V.; Neto, N.; Vilaça-Alves, J. Gender Differences in Chronic Hormonal and Immunological Responses to CrossFit®. Int. J. Environ. Res. Public Health 2019, 16, 2577. https://doi.org/10.3390/ijerph16142577
SHARKEY, B. (1997). Fitness and Health. Champaign: Human Kinetics. 
HEYWARD, V. (2010). Advanced Fitness Assessment and Exercise Prescription. Champaign: Human Kinetics.

SHEPHARD, R.; STEPHENS, T. (1994). Physical Activity, Fitness and Health: International Proceedings and Consensus Statement. Champaign: Human Kinetics.
Telles, L.G.; Billaut, F.; de Souza Ribeiro, A.; Junqueira, C.G.; Leitão, L.; Barreto, A.C.; Panza, P.; Vianna, J.M.; da Silva Novaes, J. Ischemic Preconditioning with High and Low Pressure Enhances Maximum Strength and Modulates Heart Rate Variability. Int. J. Environ. Res. Public Health 2022, 19, 7655. https://doi.org/10.3390/ijerph19137655
Vieira, J. G., Sardeli, A. V., Dias, M. R., Filho, J. E., Campos, Y., Sant'Ana, L., Leitão, L., Reis, V., Wilk, M., Novaes, J., & Vianna, J. (2022). Effects of Resistance Training to Muscle Failure on Acute Fatigue: A Systematic Review and Meta-Analysis. Sports medicine (Auckland, N.Z.), 52(5), 1103–1125. https://doi.org/10.1007/s40279-021-01602-x

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