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Projecto de Intervenção I
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
DESP30005 |
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Sigla: |
PI1 |
Áreas Científicas: |
Ciências do desporto |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
40 |
Plano de Estudos |
3º |
6,0 |
72 |
162,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de Figueiredo | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Conhecer as várias etapas de um estágio e as aquisições ao nível do grau de competências.
Compreender o nível de responsabilidade e de intervenção no processo de estágio/Compreender o papel do supervisor e orientador “residente” no local/Fazer a ligação das disciplinas abordadas ao processo de formação e a sua relação conceptual e aplicada/Conhecer o perfil exigido para a formação em estágio e contribuir para as necessárias modificações.
Capacidades de: Reflexão crítica sobre o trabalho a desenvolver no âmbito do PI/Análise organizacional no âmbito das organizações desportivas/Dinamização e promoção de temáticas diversificadas, fundamentadas em conhecimentos baseados no quadro de referência de preparação para o “estágio”/Realização do PI adequando-o à matéria/assunto a desenvolver na organização desportiva onde vai estagiar/Elaborar um dossiê de candidatura ao Estágio/Observar contextos, diagnosticando problemáticas nos vários domínios do Desporto.
Programa
O Estágio: Modelos gerais e regulamentos de um estágio; Tipos de estágios; Os objetivos de um estágio; As etapas de um estágio; O estágio em Desporto.
As expectativas dos alunos estagiários quanto às variáveis, tempo, conteúdo, organização, orientação autonomia e intervenção.
O estágio como local de campo de estudos e momento de experiências clínicas
Qual o papel dos intervenientes (escola de formação, supervisor, estagiário, orientador e responsável-cooperante pelo local de estágio).
A importância do papel do cooperante de estágio na formação do estagiário; Atitudes do estagiário, antes, durante e depois do estágio.
A aquisição de competências, capacidades e conhecimentos e as suas repercussões no processo de estágio; O treino de competências e a modificação do processo de formação; A prática com pares.
Os comportamentos do estagiário em Desporto e como os modificar.
A Ética e a Deontologia Profissional em Desporto.
A Análise Organizacional.
Métodos de Ensino
1ª fase: as teorias e os fundamentos de um estágio. 2ª fase, de natureza aplicada: preparação contextual da futura intervenção. 3ª fase de natureza programática: elaboração do Projecto de Intervenção (PI).
As sessões serão centradas na discussão individual e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida ou com recurso à utilização de textos e outros materiais. O processo compreenderá: Leitura, discussão e análise de textos; Elaboração de trabalhos escritos; Exposição de temáticas; Elaboração e apresentação de trabalhos práticos.
Avaliação final:
Pequenos trabalhos, questionamentos diversos, participação, assiduidade, etc.
Um teste escrito
Realização e aprovação positiva do um trabalho individual com as características de um Projecto de Intervenção (e suas actividades complementares), conducente a uma planificação e calendarização e a aplicar na UC de PI-2.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
BERNOUX, P (1995). A Sociologia das Organizações. Porto: Rés.
BILHIM, J. (2006). Teoria Organizacional: Estruturas e pessoas. Lisboa: ISCSP.
CLEGG, S. (1998). As Organizações Modernas. Lisboa: Celta.
LOURAU, R.(1975). A Análise Institucional. S. Paulo: Editora Vozes.
MINTZBERG, H. (1995). Estrutura e Dinâmica das Organizações. Lisboa: D. Quixote.
PASQUIER, B (2003). Le Guide du Stage Utile. Paris : Ed. Etudiant.
TEIXEIRA, S. (2004). Gestão das Organizações. Lisboa : McGrawHill
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