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Psicologia do Desporto
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
DESP30013 |
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Sigla: |
PD |
Áreas Científicas: |
Ciências do desporto |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
43 |
Plano de Estudos |
3º |
6,0 |
72 |
162,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de Figueiredo | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Identificar e conhecer os mecanismos psicológicos e fatores cognitivos, afetivos e emocionais subjacentes à prática do desporto e do exercício nos deferentes contextos de aplicação.
Conhecer métodos e técnicas de recolha de informação e manifesta a capacidade de compreender, analisar e interpretar fenómenos individuais e grupais em situações decorrentes da prática desportiva com repercussão psicológica nos participantes em diferentes contextos de intervenção.
Conhecer as principais noções, teorias e estratégias inerentes à otimização da gestão do comportamento dos indivíduos e dos grupos no processo desportivo.
Programa
Natureza, história e evolução da psicologia do desporto;
Ativação, arousal, ansiedade e stress no desporto;
Agressividade;
Atribuições causais em contextos desportivos;
Avaliação psicológica em contextos desportivos;
Comunicação, feedback e reforço em contextos desportivos;
Espírito desportivo e desenvolvimento do carácter;
Liderança em contextos desportivos;
Motivação para a prática desportiva e abandono da prática desportiva;
Psicologia do exercício físico;
Treino de competências psicológicas.
Métodos de Ensino
Aulas de natureza expositiva assente na apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos, e em aulas direcionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos, em grupo, relacionados com problemáticas decorrentes da repercussão psicológica do processo desportivo nos participantes.
Estudantes com frequência regular:
Avaliação do Processo (nota mínima 8 valores): 50% - É expressa pelos diversos tipos de tarefas realizadas, que podem assumir a forma de: realização e apresentação de relatórios, análises sumárias, recensões, questionamento e participação crítica durante o processo. Ocorre ao longo do semestre nas aulas da UC, com as adaptações necessárias aos alunos com Estatuto Especial.
Avaliação do Produto (nota mínima 8 valores): 50% - Resulta do desempenho do aluno num teste escrito.
Estudantes sem frequência regular:A avaliação é feita por exame (100%). Ocorre na(s) época(s) prevista(s) para o efeito.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia principal:
Cruz, J. F. & Gomes, A. R. (Eds) (1997). I encontro Internacional à Psicologia Aplicada ao Desporto e à Actividade Física. Braga: Universidade do Minho – APPORT – Associação dos Psicólogos Portugueses.
Cruz, J. F. (Ed) (1996). Manual de Psicologia do Desporto. Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais.
Hanin, Y. (Ed) (2000). Emotions in Sport. Champaign - IL: Human Kinetics.
Martens, R. (1997). Successful Coaching, 2nd edition. Champaign - IL: Human Kinetics;
Shields, D. L. L.; & Bredemeier, B. J. L. (1994). Character Development and Physical Activity. Champaign - IL: Human Kinetics;
Singer, R. N., Hausenblas, H. A. & Janelle, C. J. (Eds) (2001). Handbook of Sport Psychology, 2nd edition. NY: John Wiley & Sons.
Weinberg, R. S. & Gould, D. (2007). Foundations of Sport and Exercise Psychology, 4th edition. Champaign, IL: Human Kinetics.
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