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Traumatologia Desportiva e Primeiros Socorros

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: DESP31    Sigla: TDPC
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 32 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Cristina Ferreira Santos Correa FigueiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Nuno Oliveira   2,00
Amândio Dias   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Previnir situações de risco nas mais variadas modalidades desportivas.
Identificar situações de risco, conhecendo as lesões provocadas pelo sobreuso e uso inadequado.
Conhecer as técnicas de primeiros socorros adequadas e tomar decisões ajustadas para diferentes situações de trauma e lesão que podem decorrer da prática desportiva.
Dominar a terminologia específica das temáticas abordadas.

Conteúdos programáticos

Traumatologia Desportiva

1. Lesões desportivas – Sua definição e etiologia. Epidemiologia das lesões. Avaliação dos factores de risco. Lesões associadas às várias modalidades desportivas e aspectos preventivos.
2. Definição da lesão muscular em função da sua tipologia. Causas e factores predisponentes à lesão. Sintomatologia e medidas terapêuticas. Lesões músculo-tendinosas.
3. Exame de avaliação médico-desportiva
4. Principais lesões na actividade desportiva (macro-traumáticas e micro-traumáticas, lesões osteo-músculo-articulares).

Primeiros Socorros

1. Princípios gerais dos primeiros socorros. Sistema Integrado de Emergência Médica. Prevenção e plano de emergência. Abordagem à Vítima. Sinais Vitais. Introdução ao Suporte básico de vida. Conceitos básicos de reanimação cardiorrespiratória com utilização de Desfibrilhadores Automáticos Externos - DAE.

3. Metodologia de abordagem perante diferentes situações: Enfarte Agudo do Miocárdio; Acidente Vascular Cerebral; Asma; Epilepsia; Diabetes; Intoxicações; Feridas cutâneas; Queimaduras; Hemorragias; Traumatismos cranianos e vertebrais; Choque; Especificações da Criança.

4. Estilos de vida saudáveis:
- Regras de higiene na actividade desportiva
- Os primeiros socorros em contextos de actividades desportivas e de aventura.

Software

Não se aplica


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

O risco, o contacto físico e os impactos do exercício no organismo humano permitem considerar o acidente como um incidente típico e com uma tipologia particular nos diferentes contextos da prática desportiva.
Parece de extrema importância, neste contexto: conhecer, prevenir e identificar as situações de risco, passíveis de provocar lesões, assim como desenvolver um conjunto de competências de atuação rápida e eficaz, na resolução de eventuais acidentes; identificar e distinguir as estruturas envolvidas nas lesões desportivas mais frequentes; identificar e descrever as vantagens e importância do exame de avaliação médico-desportiva; executar primeiros socorros básicos evidenciando conhecimento das noções básicas de referência.

Metodologias de ensino

A abordagem dos conteúdos programáticos será feita, numa primeira fase, em aulas de natureza expositiva, assentes na apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos enunciados neste programa. Numa segunda fase esta abordagem seria feita em aulas práticas que, devido à COVID-19 foram substituídas por sessões via Zoom, partilha de materiais no Moodle, esclarecimento de dúvidas via Skype.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

O desporto assume, nos dias de hoje e em todas as faixas etárias, uma grande importância. Em toda a atividade desportiva existem algumas patologias que poderão estar associadas à sua prática. Esperam-se de um técnico em Desporto, como agente de promoção do bem-estar e qualidade de vida, competências que permitam atuar no sentido de prevenir e controlar os fatores que podem conduzir a alterações e lesões do organismo humano. Espera-se também que saibam diagnosticar e encaminhar para cuidados especializados, os praticantes afetados que necessitem desses cuidados.
A competência prática satisfatória perante a exposição de casos clínicos revela-se fundamental nos diversos contextos desportivos, pelo que se torna imprescindível nos técnicos desportivos: saber como realizar uma abordagem da vítima em segurança; diagnosticar uma paragem respiratória e cardiorrespiratória; aplicar corretamente o suporte básico de vida e usar corretamente o disfibrilhador automático externo.

Metodologia e provas de avaliação

A classificação final resulta da média ponderada das seguintes componentes (alterado devido à COVID-19):

1. Avaliação do Processo (30%):
- Relatório escrito sobre uma situação clínica apresentada (30%).

2. Avaliação do Produto (70%):
- Resulta do desempenho do aluno num teste escrito sobre os conteúdos programáticos.

Uma classificação final inferior a 9.5 valores remete o aluno para exame.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante esteja presente em 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise e execute os trabalhos programados.

Os trabalhadores estudantes e os estudantes de regimes especiais deverão contactar o docente nos 1ºs 15 dias após o inicio das aulas.

Bibliografia

COSTA, I., NUNES, L., RUIVO, A.; FREITAS, A.; FERRERI, A.; OLIVEIRA, N (2012). Manual de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa. Departamento de Enfermagem, Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal, ISBN: 978-989-98206-0-9.

EUROPEAN RESUSCITATION COUNCIL (2015). Recomendações para a Reanimação.

INEM (2012). Abordagem à Vitima. Versão 1. 1ª Edição.

INEM (2012). Emergências Médicas. Versão 1. 1ª Edição.

INEM (2012). Emergências Trauma. Versão 2. 1ª Edição.

INEM (2012). Sistema Integrado de Emergência Médica. Versão 1. 1ª Edição.

Horta, L. (2000). Prevenção de Lesões no Desporto. (2ª ed.). Lisboa: Caminho.

Massada, L. (2000). Lesões Musculares no Desporto (2ª ed.) Lisboa: Caminho.

Massada, L. (2001). Lesões Típicas do Desportista. Lisboa: Caminho.

Observações

Esta ficha de UC sofreu alterações devido à situação de pandemia que vivemos.

Opções
Página gerada em: 2024-04-19 às 21:22:48 Última actualização: 2010-07-19