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Psicologia do Desporto

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: DESP32    Sigla: PD
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 33 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Mário André da Cunha EspadaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Filipe Silvestre   4,00

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Identificar e conhecer os mecanismos psicológicos e os fatores cognitivos, afetivos e emocionais subjacentes à prática do desporto e de exercício físico em diferentes contextos.
Conhecer métodos e técnicas de recolha de informação e manifesta a capacidade de compreender, analisar e interpretar fenómenos individuais e grupais em situações decorrentes da prática desportiva com repercussão psicológica nos participantes em diferentes contextos de intervenção.
Conhecer as principais noções, teorias e estratégias inerentes à optimização da gestão do comportamento dos indivíduos e dos grupos no processo desportivo.

Conteúdos programáticos

Natureza, história e evolução da psicologia do desporto;
Processos Emocionais: Activação, arousal, ansiedade e stress no desporto;
Emoções e desempenho.
Agressividade no desporto;
Imagética;
Motivação Geral e “Achievement Motivation”;
Flow;
Confiança;
Avaliação psicológica em contextos desportivos;
Comunicação, feedback e reforço em contextos desportivos;
Estabelecimento de Objetivos;
Liderança em contextos desportivos;
Coesão e Dinâmica de Grupos;
Motivação para a prática desportiva e abandono da prática desportiva;
Psicologia do Exercício Físico (determinantes, modelos de comportamento para o exercício, consequências da atividade física).
Treino de competências psicológicas;
O Treino Psicológico – Programas de Treino;
Relaxação Muscular Progressiva de Jacobson. A Tomada de Decisão (Perspectivas Cognitivista e Ecológica);
Relação Atleta – Pais - Treinador Princípios a ter na Relação Treinador-Pais;
Processos Cognitivos (ex. atenção/concentração).


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Propõe-se estudar as características cognitivas e psicológicas dos participantes no processo desportivo e desenvolver capacidades de observação e análise da prestação desportiva, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento de competências de compreensão e intervenção mais adequadas e correctas para os diferentes contextos e situações em que se desenvolve o processo desportivo e está direccionado para a discussão dos factores e mecanismos psicológicos responsáveis pelo comportamento do ser humano e para a optimização da gestão do comportamento dos indivíduos e dos grupos no processo desportivo.

Metodologias de ensino

A abordagem dos conteúdos programáticos será feita, em paralelo, na base de aulas de natureza expositiva assente na apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos enunciados neste programa, e em aulas direccionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos, em grupo, relacionados com problemáticas decorrentes da repercussão psicológica do processo desportivo nos participantes. A partir do dia 16 de março, e devido às restrições necessárias à não proliferação da COVID-19, as aulas, incluindo a apresentação e discussão dos trabalhos passaram a decorrer através da plataforma Zoom.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Manifesta a apropriação e a utilização de conhecimentos sobre as diferentes temáticas abordadas, através de testes de avaliação e da produção dos trabalhos propostos.

Metodologia e provas de avaliação

A classificação final resulta de:
• Estudantes com frequência regular:
o Avaliação do Processo: 40% - É expressa pela apresentação e discussão de dois trabalhos, sendo um de análise e discussão de artigos científicos, e outro trabalho de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, integração de um Programa de Treino Psicológico nas unidades de treino prático. Apresentação e discussão 40%. (2 apresentações – 2x12,5% = 25% e 2 discussões – 2x7,5% = 15%). Ocorre ao longo do semestre nas aulas da UC, através da plataforma Zoom.
o Avaliação do Produto: 60% - Resulta do desempenho do aluno em 2 testes escritos (30% + 30%). Ocorre a meio e no final do semestre, realizada através da plataforma Moodle.
• Estudantes Com estatutos especiais:
o Avaliação do Processo: 40% - É expressa pela apresentação e discussão de dois trabalhos, sendo um de análise e discussão de artigos científicos, e outro trabalho de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, integração de um Programa de Treino Psicológico nas unidades de treino prático. Apresentação e discussão 40%. (2 apresentações – 2x12,5% = 25% e 2 discussões – 2x7,5% = 15%). Ocorre ao longo do semestre nas aulas da UC, através da plataforma Zoom.
o Avaliação do Produto: 60% - Resulta do desempenho do aluno em 2 testes escritos (30% + 30%). Ocorre a meio e no final do semestre, realizada presencialmente ou através da plataforma Moodle.
• Estudantes sem frequência regular:
o A avaliação é feita por exame (100%). Ocorre na(s) época(s) prevista(s) para o efeito.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada aluno esteja presente em 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo e execute os trabalhos programados.

Bibliografia

Calmeiro, L. & Matos, M. (2004). Psicologia, Exercício e Saúde, Lisboa, Visão e Contextos.

Cruz, J. F. & Gomes, A. R. (Eds) (1997). I encontro Internacional à Psicologia Aplicada ao Desporto e à Actividade Física. Braga: Universidade do Minho APPORT – Associação dos Psicólogos Portugueses.

Cruz, J. F. (Ed) (1996). Manual de Psicologia do Desporto. Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais.

Hanin, Y. (Ed) (2000). Emotions in Sport. Champaign - IL: Human Kinetics.

Martens, R. (2012). Successful Coaching, 4nd edition. Champaign - IL: Human Kinetics;

Shields, D. L. L.; & Bredemeier, B. J. L. (1994). Character Development and Physical Activity. Champaign - IL: Human Kinetics;

Singer, R. N., Hausenblas, H. A. & Janelle, C. J. (Eds) (2001). Handbook of Sport Psychology, 2nd edition. NY: John Wiley & Sons.

Weinberg, R. & Gould, D. (2011). Foundations of Sport and Exercise Psychology, 5th edition. Champaign, IL: Human Kinetics. –

Opções
Página gerada em: 2024-04-19 às 21:55:42 Última actualização: 2010-07-19