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Psicologia do Desporto

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: DESP32    Sigla: PD
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 45 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Mário André da Cunha EspadaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Filipe Silvestre   4,00

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Identificar e conhecer os mecanismos psicológicos e os fatores cognitivos, afetivos e emocionais subjacentes à prática do desporto e de exercício físico em diferentes contextos.
Conhecer métodos e técnicas de recolha de informação e manifesta a capacidade de compreender, analisar e interpretar fenómenos individuais e grupais em situações decorrentes da prática desportiva com repercussão psicológica nos participantes em diferentes contextos de intervenção.
Conhecer as principais noções, teorias e estratégias inerentes à otimização da gestão do comportamento e rendimento dos indivíduos e dos grupos no processo desportivo.

Conteúdos programáticos

Natureza, história e evolução da psicologia do desporto;
Processos Emocionais: Ativação, arousal, ansiedade e stress no desporto;
Emoções e desempenho.
Agressividade no desporto;
O Desempenho Desportivo e os Fatores Psicológicos e Psicossociais
Confiança;
Motivação Geral e “Achievement Motivation”;
Flow;
Avaliação psicológica em contextos desportivos;
Comunicação, feedback e reforço em contextos desportivos;
Estabelecimento de Objetivos;
Liderança em contextos desportivos;
Coesão e Dinâmica de Grupos;
Motivação para a prática desportiva e abandono da prática desportiva;
Psicologia do Exercício Físico (determinantes, modelos de comportamento para o exercício, consequências da atividade física).
Treino de competências psicológicas;
O Treino Psicológico – Programas de Treino;
Imagética;
Relaxação Muscular Progressiva de Jacobson. A Tomada de Decisão (Perspetivas Cognitivista e Ecológica);
Relação Atleta – Pais - Treinador. Princípios a ter na Relação Treinador-Pais;
Processos Cognitivos (ex. atenção/concentração).


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Propõe-se estudar as características cognitivas e psicológicas dos participantes no processo desportivo e desenvolver capacidades de observação e análise da prestação desportiva, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento de competências de compreensão e intervenção mais adequadas e corretas para os diferentes contextos e situações em que se desenvolve o processo desportivo e está direcionado para a discussão dos fatores e mecanismos psicológicos responsáveis pelo comportamento do ser humano e para a otimização da gestão do comportamento e rendimento dos indivíduos e dos grupos no processo desportivo.

Metodologias de ensino

A abordagem dos conteúdos programáticos será feita, em paralelo, na base de aulas de natureza expositiva assente na apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos enunciados neste programa, e em aulas direcionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos, em grupo, relacionados com problemáticas decorrentes da repercussão psicológica do processo desportivo nos participantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Manifesta a apropriação e a utilização de conhecimentos sobre as diferentes temáticas abordadas, através de testes de avaliação e da produção dos trabalhos propostos.

Metodologia e provas de avaliação

A classificação final resulta de:
• Estudantes com frequência regular:
o Avaliação do Processo: 40% - É expressa pela apresentação e discussão de dois trabalhos, sendo um de análise e discussão de artigos científicos, e outro trabalho de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, integração de um Programa de Treino Psicológico nas unidades de treino prático. Apresentação e discussão 40%. (2 apresentações – 2x12,5% = 25% e 2 discussões – 2x7,5% = 15%). Ocorre ao longo do semestre.
o Avaliação do Produto: 60% - Resulta do desempenho do aluno em 2 testes escritos (30% + 30%). Ocorre a meio e no final do semestre, realizada através da plataforma Moodle.
• Estudantes Com estatutos especiais:
o Avaliação do Processo: 40% - É expressa pela apresentação e discussão de dois trabalhos, sendo um de análise e discussão de artigos científicos, e outro trabalho de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, cujo objetivo é entender a integração de um Programa de Treino Psicológico nas unidades de treino prático. Apresentação e discussão 40%. 2 apresentações – 2x12,5% = 25% e 2 discussões – 2x7,5% = 15%). Ocorre ao longo do semestre nas aulas da UC.
o Avaliação do Produto: 60% - Resulta do desempenho do aluno em 2 testes escritos (30% + 30%). Ocorre a meio e no final do semestre, realizada presencialmente ou através da plataforma Moodle.
• Estudantes sem frequência regular:
o A avaliação é feita por exame (100%). Ocorre na(s) época(s) prevista(s) para o efeito.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada aluno esteja presente em 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo e execute os trabalhos programados.

Bibliografia

Calmeiro, L. & Matos, M. (2004). Psicologia, Exercício e Saúde, Lisboa, Visão e Contextos.
Cruz, J. F. & Gomes, A. R. (Eds) (1997). I encontro Internacional à Psicologia Aplicada ao Desporto e à Actividade Física. Braga: Universidade do Minho – APPORT – Associação dos Psicólogos Portugueses.
Cruz, J. F. (Ed) (1996). Manual de Psicologia do Desporto. Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais.
Hanin, Y. (Ed) (2000). Emotions in Sport. Champaign - IL: Human Kinetics.
Martens, R. (2012). Successful Coaching, 4nd edition. Champaign - IL: Human Kinetics;
Shields, D. L. L.; & Bredemeier, B. J. L. (1994). Character Development and Physical Activity. Champaign - IL: Human Kinetics;
Singer, R. N., Hausenblas, H. A. & Janelle, C. J. (Eds) (2001). Handbook of Sport Psychology, 2nd edition. NY: John Wiley & Sons.
Weinberg, R. & Gould, D. (2015). Foundations of Sport and Exercise Psychology, 6th edition. Champaign, IL: Human Kinetics.

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Página gerada em: 2024-04-20 às 00:47:38 Última actualização: 2010-07-19