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Comunicação e Relações Interpessoais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: DN01    Sigla: CRI
Áreas Científicas: Desenvolvimento Pessoal
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPDN 29 Plano de estudos 2016_17 4,0 36 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Francisca da Silva MouraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,40
Luzia Lima-Rodrigues   2,40

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Espera-se que, ao final da UC, os estudantes possam:
- Conhecer melhor a si mesmos e aos outros;
- Relacionar a formação do Eu e o conhecimento do Outro com o processo de desenvolvimento interpessoal;
- Identificar a importância da comunicação nas relações interpessoais;
- Demonstrar capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal positivos e não-violentos;
- Aplicar técnicas com vista à promoção da comunicação e das relações interpessoais em contextos de Desportos de Natureza;
- Demonstrar autonomia e responsabilidade.

Conteúdos programáticos

1. Desenvolvimento pessoal e interpessoal
1.1. O processo de construção do Eu, do Outro e do mundo pelo sujeito.
1.2. Desenvolvimento pessoal e relações interpessoais.
1.3. Relações interpessoais, diversidade e multi-interculturalidade.

2. A comunicação nas relações interpessoais
2.1. A comunicação e os seus elementos
2.2. Estilos comunicacionais
- Estilo assertivo
- Estilo agressivo
- Estilo passivo
- Estilo manipulador
2.3. A comunicação não-verbal
- Elementos da comunicação não-verbal
- Identificação da comunicação não-verbal
2.4. Desenvolvimento da comunicação verbal e não-verbal
2.5. Barreiras à comunicação interpessoal: preconceitos, estereótipos, racismo e outras.

3. Comunicação, relações interpessoais e inclusão.
3.1. Funcionalidade, deficiência, desvantagem e incapacidade.
3.2. Comunicação, relação interpessoal e inclusão em contextos de Desportos de Natureza.

4. Motivação e relações interpessoais
4.1. Teorias da Motivação
4.2. Motivação como fator mobilizador de comportamentos

5. Grupos
5.1. Noções básicas de sociometria
5.1. Vínculos e relações interpessoais nos grupos
5.2. Coesão de grupo
5.3. Barreiras que impedem a comunicação no grupo

6. Gestão de conflitos
6.1. O conflito
6.2. Diferentes tipos de conflitos
6.3. Estratégias para a resolução de conflitos
- DESC: Descrição, Emoção, Sugestão e Consequência
- CNV: Comunicação não-violenta

7. Relacionamento interpessoal nas organizações
7.1. A organização
7.2. A importância das pessoas nas organizações
7.3. Cultura e clima organizacional
7.4. Liderança


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

O Homem é um ser eminentemente social para quem a presença de outro se torna indispensável, tendo o acto de comunicar emergido da necessidade dos seres humanos estabelecerem e manterem relações entre si, com recurso a códigos verbais e não verbais.
Se tivermos em consideração a história actual, verificamos que a comunicação e as suas diversas formas de divulgação assumiram um papel marcante no destino da humanidade, desde os discursos dos políticos até aos ensinamentos dos filósofos da antiguidade. De facto, toda a comunicação se caracteriza como o conjunto das ferramentas mais importantes desenvolvidas pelo ser humano para que haja um relacionamento efectivo.
Intimamente ligado ao relacionamento interpessoal estão as dinâmicas presentes no seio de um grupo, onde a sua análise permite que o indivíduo aprofunde o seu auto e hétero-conhecimento.
Nesta Unidade Curricular, pretende-se elucidar os estudantes relativamente aos processos comunicacionais/relacionais, bem como dar a conhecer dinâmicas internas de relação com o outro em diferentes contextos grupais.
Neste sentido, serão estudadas temáticas tais como: a importância da comunicação no processo de relacionamento interpessoal, a comunicação verbal e não verbal nas relações interpessoais, onde destacamos a utilidade da interpretação de vários sinais transmitidos através da comunicação; as barreiras à comunicação e estratégias para as ultrapassar; os diferentes estilos comunicacionais, com particular destaque para as próprias experiências interpessoais dos estudantes neste processo de formação; o processo de desenvolvimento interpessoal; Grupos e gestão de conflitos grupais e finalmente, os relacionamentos interpessoais nas organizações.

Metodologias de ensino

Devido à Pandemia SARS-COV-2, as aulas acontecerão em regime “presencial e em streaming“e em EaD. Serão utilizadas as plataformas Moodle e Zoom, entre outras ferramentas digitais adequadas à metodologia de cada aula.
As aulas recorrerão a dinâmicas grupais e individuais. De forma a que as aprendizagens dos estudantes se tornem efetivas, as aulas teóricas serão acompanhadas de uma grande componente prática, onde lhes será dada a possibilidade de participar em diferentes dinâmicas individuais e grupais alusivas aos conteúdos programáticos, nomeadamente:
Dinâmicas de auto e hétero-conhecimento; Partilha em pequeno e grande grupo; Debates; Chuva de ideias; Dramatização entre outras dinâmicas que promovam a reflexão sobre as temáticas, contribuindo, paralelamente, para o seu desenvolvimento pessoal e relacional.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

De uma forma geral, as metodologias de ensino mencionadas possibilitam a obtenção dos resultados de aprendizagem esperados, no sentido em que incidem:
a) apropriação e utilização de conceitos diferenciados e pertinentes relacionados com as temáticas desenvolvidas na UC;
b) domínio de princípios teóricos, saberes e técnicas permitindo a autonomização na sua aplicação;
c) contextualização das aprendizagens propostas pela UC no curso e no desempenho do papel profissional;
d) selecção e organização de informação, a partir de diferentes tipos de suporte produção de textos de dimensões e problemáticas variáveis evidenciando análise crítica e reflexão;
e) apresentação pública de trabalhos realizados em contexto de sala de aula.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação contínua

10% - Participação - Critérios (até 5 valores para cada um): a) pertinência das intervenções; b) apoio à gestão do trabalho da turma; c) contribuição para o aprofundamento das temáticas abordadas em aulas; d) envolvimento atento e colaborativo nas atividades de aprendizagem.

10% - Autoavaliação - Critérios (até 5 valores para cada um): a) capacidade de ouvir o outro e de fazer-se ouvir de forma consciente e autocontrolada; b) contribuição para a gestão do trabalho da turma; c) responsabilidade na resposta ao que foi solicitado; d) qualidade do trabalho autónomo e não-dirigido.

30% - Teste individual - Critérios: a) precisão dos conceitos, b) capacidade de síntese; c) correção da forma/escrita; d) profundidade de compreensão.

50% - Trabalho de grupo: Critérios (até 5 valores para cada um): a) clareza e síntese; b) adequação e criatividade na apresentação; c) completude; d) contribuição individual (de cada membro do grupo) para a recolha de dados, para a elaboração/confeção do trabalho de grupo.

Exame Final
A opção pelo exame final poderá constituir recurso para quem não conclua com sucesso uma trajetória de avaliação contínua (não tendo obtido uma classificação igual ou superior a 8 valores), ou ainda, para quem pretenda fazer "melhoria de nota" (ver diferentes épocas de exame).

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

Bitti, P., Zani, B.(1997). A comunicação como processo social. Lisboa: Editorial Estampa.
Carreira, F. (2011). A arte de bem comunicar no século XXI. Lisboa: Edições Sílabo.
Castanyer, O. (2005). A assertividade: Expressão de uma auto-estima saudável. Coimbra: Tenacitas.
Charon, J. (1995). Symbolic interactionism: An introduction, an interpretation, an integration. New Jersey: Pat Naturale.
Davis, F. (1979). A comunicação não-verbal. São Paulo: Editora Summos.
Fachadas, O. (2010). Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Edições Sílabo.
Fast, J. (1986). A linguagem do corpo. Lisboa: Edições 70.
Freixo, M. (2011). Teorias e modelos de comunicação. Lisboa: Instituto Piaget.
Ferreira, J., Neves, J., & Caetano, A. (2001). Manual de psicossociologia das organizações. Lisboa: McGraw-Hill.
Giddens, A. (2010). Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Gibbons, B. (2007). Comunicar com êxito. Porto: Porto Editora.
Kapferer, N. (1988). Boatos: O meio de comunicação mais velho do mundo. Mem Martins: Publicações Europa-América.
Lasswell, H. (1978). A estrutura e a função da comunicação na sociedade, In G. Cohn (Org.) Comunicação e industria cultural. São Paulo: Cia Editora Nacional.
Monteiro, A., Caetano, J., Marques, H., & Lourenço, J. (2008). Fundamentos de comunicação. Lisboa: Edições Sílabo.
Penteado, W. (1987). A técnica da comunicação humana. São Paulo: Livraria Pioneira Editora.
Vala, J., & Monteiro, M. (2002). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

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