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Desportos de Natureza para Populações Especiais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2022/2023 - 2S

Código: DN09    Sigla: DNPE
Áreas Científicas: Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPDN 25 Plano de estudos 2016_17 5,0 45 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana de Fátima da Costa PereiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Amílcar Antunes   3,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

• Sensibilizar os estudantes para a importância do contexto em que se insere o desporto de natureza, numa lógica de criar consciências ecologicamente em termos da preservação da natureza e dos benefícios para populações especiais que decorrem da prática destas atividades físicas.
• Compreender a importância da atividade física e desportiva nas populações com características especiais enquanto meio privilegiado de promoção da saúde e da aptidão física, do bem-estar psíquico e emocional e da integração social.
• Conhecer as populações especiais em função das suas características específicas, tipo de incapacidade ou deficiência.
• Contribuir para que o Técnico Superior de Desporto de Natureza tenha um conhecimento adequado à intervenção técnico-pedagógica no âmbito dos desportos de natureza de forma a desenvolver programas de atividade física significativos para populações especificas.
• Habilitar os estudantes com conhecimentos teórico-práticos que lhes permitam planificar, organizar, desenvolver e avaliar atividades de desportos de natureza com populações especiais.
• Demonstrar o domínio de conhecimentos metodológicos para desenvolver e gerir programas e projetos de desportos de natureza para populações especiais.

Conteúdos programáticos

1. Desportos de Natureza, Atividade Física e Exercício Físico
1.1 Terminologia, definição e conceitos
1.2. O conceito de Atividade Física Adaptada e sua articulação com outras áreas de conhecimento

2. Desportos de Natureza para crianças, jovens, idosos e condições especificas de doenças crónicas (doenças cardiovasculares, obesidade)
2.1 Desportos de Natureza e crianças
2.2 Desportos de Natureza e jovens
2.3 Desportos de Natureza e idosos
2.4 Desportos de Natureza e as doenças crónicas

3. Desportos de Natureza e Atividade Física Adaptada
3.1 Domínios do comportamento e noção de desenvolvimento “atípico”
3.2 Os conceitos de deficiência, incapacidade e desvantagem
3.3 A Classificação Internacional de Funcionalidade
3.4 Breve evolução histórica da atividade física adaptada, principais objetivos e diferentes formas de encarar o indivíduo deficiente ao longo do tempo
3.5 Abordagens sociais à deficiência nas sociedades contemporâneas: modelo médico versus modelo social; modelo ecológico (formas e condições para a integração); conceito de inclusão.
3.6 Desportos de Natureza para pessoas com deficiência.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A abordagem dos conteúdos programáticos será feita através de aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas serão destinadas aos conteúdos programáticos definidos e desenvolver-se-ão essencialmente de modo expositivo. Nas aulas teórico-práticas procurar-se-á fazer o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, através da aplicação de fichas práticas e da participação ativa dos alunos em situações experimentais.

Metodologias de ensino

A UC exige que os alunos usem os conhecimentos de cada assunto tratado de forma integrada e aplicada. Pretende-se que os alunos tenham uma participação ativa na aquisição dos conhecimentos. Além das aulas expositivas, os alunos são instados a desenvolverem, individualmente ou em grupo, os assuntos tratados nas aulas teóricas. Será prestado apoio presencial e à distância na orientação da pesquisa dos temas em estudo e na realização dos trabalhos escritos e/ou apresentações orais. Na avaliação, o teste escrito visa validar a aquisição de conhecimentos teóricos. A realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais, visa avaliar a integração dos conhecimentos num corpo de conhecimentos coerente e sólido, orientado para a validação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC de “desportos de Natureza para Populações Especiais” tem por finalidade transmitir um conjunto de conhecimentos que visam habilitar os estudantes ao domínio dos conceitos básicos e fatores fundamentais e determinantes para a interpertação dos desportos de natureza como forma benefica de melhorar a saude e qualidade de vida e de um melhor desenvolvimento humano nas diversas populações especiais, conhecimento indispensável para o futuro de profissionais ligados ao Desporto, diariamente confrontados com esta problemática.

Metodologia e provas de avaliação

- Assiduidade/participação (10%);
- Realização de trabalhos em sala de aula (10%)
- Trabalho Individual (35%)
- Trabalho de Grupo com apresentação oral (45%).

Regime de assiduidade

De forma a poderem ser avaliados no processo de avaliação continua, os estudantes devem:
- estar presentes em pelo menos 75% das aulas e participar na discussão das questões em análise, bem como na realização dos trabalhos propostos;
- ler os textos de apoio e estar preparado para analisar e discutir os temas apresentados.

Observações

Os critérios de avaliação poderão vir a ser alterados em função das limitações impostas pela situação pandémica e pela aplicação dos planos de confinamento que venham a ser adotados.

Opções
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Página gerada em: 2022-12-07 às 10:34:13 Última actualização: 2010-07-19