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Gestão e Marketing do Desporto de Natureza

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2022/2023 - 2S

Código: DN10    Sigla: GMN
Áreas Científicas: Marketing e Publicidade
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPDN 46 Plano de estudos 2016_17 5,0 45 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Paulo Alexandre Correia NunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Paulo Alexandre Correia Nunes   3,00

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Entender a organização dos serviços dos desportos de natureza.

2. Compreender os comportamentos de consumo dos/as clientes.

3. Conhecer o mercado do desporto, nas suas diferentes dimensões, reconhecendo as suas importâncias a nível desportivo, social, económico e político.

Conteúdos programáticos

Definição e características do produto desportivo; A essência e a extensão do produto desportivo; As componentes; Questões.

Conceitos de Gestão, as funções da gestão, eficácia e eficiência.

Conceitos de gestão associados à gestão do desporto.

Introdução aos conceitos fundamentais do marketing.

Fundamentais do produto desportivo: Diferenciação; Desenvolvimento do produto; Posicionamento e Definição da Marca; O ciclo de vida do produto; A importância da marca no produto desportivo.

O que é um mercado; Estudos de mercado; Principais categorias de informação.

Teorias e Modelos Explicativos do Comportamento dos Consumidores.

As variáveis explicativas individuais; As variáveis explicativas sociológicas; Análise do processo de decisão.

Princípios e processo de segmentação; Critérios de segmentação; Como escolher os critérios de segmentação; Os principais métodos de divisão do mercado.

Conceito de posicionamento; A escolha das características distintivas; Diferenciação; Processo de elaboração de um posicionamento.

Natureza e função da marca; O desenvolvimento da marca; As funções da marca; Os tipos de marca; A identidade da marca; A imagem da marca; As políticas da marca.

Política de Preços em Produtos e Serviços Desportivos.

Canais de distribuição; A localização e a sua importância na distribuição; As instalações.

Processo e Contexto da Comunicação; Etapas de uma Estratégia de Comunicação; Condições para uma Comunicação Eficaz.

A análise e o diagnóstico da situação; A Fixação de Objetivos; As opções estratégicas de Marketing; O Plano de Manobra.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos refletem uma estrutura teórica, da forma de organização dos mercados e da importância do Marketing para a gestão dos desportos de natureza. 

Metodologias de ensino

A disciplina é semestral e a organização dos conteúdos programáticos assenta em duas partes: uma parte destinada a estudos teóricos e uma outra parte destinada à aplicação da teoria.  

Para os estudos práticos os métodos de trabalho são diversificados e em função dos objetivos de cada aula. Os mais frequentemente realizados, pelos/as estudantes, são a apresentação de sub-temas, os painéis de discussão, o trabalho individual e/ou de pequeno grupo, a elaboração de fichas de síntese e de reflexão sobre a teoria e o trabalho de projeto.  

A avaliação é contínua e os/as estudantes nela integrados estão sujeitos, no decorrer do processo, à realização de pequenos trabalhos práticos de reflexão e/ou de aprofundamento do estudo realizado, bem como a situações pontuais de questionamento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Dá-se especial importância às metodologias interativas, o ensino pela descoberta, envolvendo os/as estudantes no processo de ensino-aprendizagem, centrado numa abordagem dos conceitos teóricos referenciados pela investigação científica e sua aplicação às situações práticas.    

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação contínua

(Avaliação em regime normal)
- Participação - 10%.
- Trabalho em grupo - 40%.
- Testes - 50%
Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua serão remetidos para exame final.
Para estar no processo de avaliação contínua o aluno tem que cumprir uma assiduidade de 75%.

Para efeitos de atribuição da classificação final, poderá o docente estipular, se achar necessário para uma melhor clarificação do processo de avaliação, a discussão oral de qualquer uma das produções desenvolvidas pelos estudantes.

Avaliação final
Em alternativa à avaliação contínua, os estudantes poderão fazer um exame final. Caso escolham o exame final podem, tal como os restantes estudantes, acompanhar as atividades realizadas pela página da UC na plataforma moodle e colocar as suas dúvidas ao docente.

Regime de assiduidade

Regime de assiduidade: 
a) Estar presente em 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos trabalhos propostos. (esta alínea não se aplica, tendo em consideração a situação de pandemia e os despachos e orientações do IPS)

b) Leia a bibliografia de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados. 

c) Realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação dos conhecimentos sobre a matéria. 

Bibliografia

Marques, A. (2012). Marketing Relacional. 1ª edição. Lisboa: Edições Sílabo.

Lendrevie, J., Lindon, D., Dionísio, P., Rodrigues, V. (2004). Mercator XXI– Teoria e Prática do Marketing. 10ª edição. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Mullin, B., Hardy, S., Sutton, W. (2004). Marketing Esportivo. 2ª Edição. S. Paulo: Editora Artmed.

Correia A., Costa, C., Mamede, P., Sacavém, A. (2000). Serviços de Qualidade no Desporto: Piscinas, Polidesportivos e Ginásios.

Manual do Ciclo de Acções de Formação. Lisboa: Centro de Estudos e Formação Desportiva, Secretaria de Estado do Desporto.

Arraya, M., & Silva, M. N. (2014). Tendências Contemporâneas da Gestão Desportiva. Lisboa: Visão e contextos, Edições e Representações, Lda.
Dionísio , P. (2009). Casos de Sucesso em Marketing Desportivo . Alfragide: Publicações Dom Quixote .
Hoey, R., Smith, A. C., Stewart, B., & Westerbeek, H. (2012). Sport Management Principles and applications 3ªedition. New York: Routledge.
Masteralexis, L. P., Barr, C. A., & Hums, M. A. (2012). Principles and Practice of Sport Management (Fourth edition ed.). USA: Jones & Bartlett Learning.
Smith, A. C. (2008). Introduction to Sport Marketing . USA: Elsevier.



Netgrafia
http://www.forumolimpico.org/
http://www.apogesd.org/
http://www.sqd.pt
http://www.addram.org
http://colectividadedesportiva.blogspot.com/

Observações

Os/as estudantes com estatuto especial, que não possam estar presentes nas sessões previstas, devem dar conhecimento deste estatuto ao docente nos primeiros quinze dias de aulas, sendo definido um plano de trabalho a desenvolver e critérios de avaliação adaptados, em função das possibilidades e condições particulares de frequência dos alunos implicados, de forma a permitir o acompanhamento de aulas e a respetiva avaliação contínua. 

Opções
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Página gerada em: 2022-12-07 às 11:16:47 Última actualização: 2010-07-19