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Prevenção e Gestão do Risco em Desportos de Natureza
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2022/2023 - 2S
Código: |
DN12 |
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Sigla: |
PGRDN |
Áreas Científicas: |
Desporto |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Compreender a importância e pertinência da avaliação, prevenção e gestão do risco em desportos de natureza.
2. Compreender os conceitos básicos associados à gestão do risco, bem como a relação que se estabelece entre os mesmos, aplicando a terminologia padrão adotada em Portugal.
3. Conhecer os normativos naconais de Gestão do Risco e a sua aplicação aos Desportos de Natureza.
4. Conhecer e aplicar adequadas metodologias e técnicas de avaliação, prevenção e gestão do risco em desportos de natureza, de acordo com as normas internacionais e nacionais.
5. Saber selecionar e avaliar procedimentos de minimização do risco numa perspetiva preventiva ou de mitigação.
Conteúdos programáticos
1. Prevenção e Gestão do Risco em Desportos de Natureza
2. Pertinência erelevância da gestão do risco face às características do meio e às necessidades de segurança
3. Conceitos fundamentais e terminologia portuguesa
4. História breve da gestão do risco em Desportos de Natureza.
5. Normas ISO internacionais. Adaptação das normas portuguesas IQN. Legislação, regulamentos e referenciais de boas práticas.
6. Processos e fases na avaliação e gestão do risco.
7. Técnicas a utilizar em cada fase do processo
8. Risco real e risco percebido. Comunicação e aceitação do risco. Implicações legais.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos programáticos refletem uma estrutura teórica, que enquadra, ensaia e promove a prevenção e gestão do risco em desportos que utilizam a natureza como palco das suas realizações.
Metodologias de ensino
A disciplina é semestral e a organização dos conteúdos programáticos assenta em duas partes: uma parte destinada a estudos teóricos e uma outra parte destinada à aplicação da teoria.
Para os estudos práticos/aplicados os métodos de trabalho são diversificados e em função dos objetivos de cada aula. Os mais frequentemente realizados, pelos/as estudantes, são a apresentação de temas, os painéis de discussão, o trabalho individual e/ou de pequeno grupo, a elaboração de fichas de síntese e de reflexão sobre a teoria, o trabalho no terreno e o trabalho de projeto.
A avaliação é contínua e os/as estudantes nela integrados estão sujeitos, no decorrer do processo, à realização de pequenos trabalhos práticos de reflexão e/ou de aprofundamento do estudo realizado, bem como a situações pontuais de questionamento. A assiduidade é um fator a ter em conta no processo da avaliação contínua, na ordem dos 80% de presenças.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Dá-se especial importância às metodologias interativas, o ensino pela descoberta, envolvendo os/as estudantes no processo de ensino-aprendizagem, centrado numa abordagem dos conceitos teóricos referenciados pela investigação científica e sua aplicação às situações práticas.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação da UC “ Prevenção e Gestão do Risco em Desportos de Natureza” assenta no regime de avaliação contínua, que se consubstancia em momentos de processo e de produto. Constituem valências da avaliação contínua:
Ao nível do processo
- Exercícios de aplicação realizados nas aulas, trabalhos práticos individuais e/ou em grupo – 40%
Ao nível do produto
- Um teste escrito – 60%
Para efeitos de atribuição da classificação final, poderá o docente estipular, se achar necessário para uma melhor clarificação do processo de avaliação, a discussão oral de qualquer uma das produções desenvolvidas pelos/as estudantes.
Regime de assiduidade
Regime de assiduidade:
a) Esteja presente em 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos trabalhos propostos.
b) Leia a bibliografia de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados.
c) Realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação dos conhecimentos sobre a matéria.
Bibliografia
International Organization for Standardization. (2018). ISO 31000:2018 | Risk management – a practical guide. United Nations Industrial Development Organization. ISBN 978-92-67-11233-6. Vienna International Centre.
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Lima, BS., Eichenberg, FO, Raimundo, TA (2014), A Importância da Gestão de Riscos Para o Segmento de Turismo na Natureza, VIII Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, 04 a 06 de junho, Foz do Iguaçu – Paraná
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Turismo de Portugal (2015), Animação Turística em Portugal 2014 – Caracterização das Empresas e da Procura, Lisboa: Turismo de Portigal, IP
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Silva, MDSM (2016), Gestão da segurança no turismo de aventura em Portugal, Tese de Doutoramento em Turismo, especialidade de Gestão de Destinos e Produtos Turísticos, Lisboa: Universidade de Lisboa, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território
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Amaro, A. (2005), Consciência e Cultura dos Riscos nas Organizações, Territorium 12, 113-120
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Observações
Os estudantes com estatutos especiais, que não possam estar presentes nas sessões previstas, devem dar conhecimento deste estatuto ao docente nos primeiros quinze dias de aulas, sendo definido um plano de trabalho a desenvolver e critérios de avaliação adaptados, em função das possibilidades e condições particulares de frequência dos alunos implicados, de forma a permitir o acompanhamento de aulas e a respetiva avaliação contínua.
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