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Projetos e Organização de Eventos Desportivos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 1S

Código: DN13    Sigla: POED
Áreas Científicas: Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPDN 26 Plano de estudos 2016_17 5,0 45 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Amílcar Sardinha AntunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Amílcar Antunes   3,00

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Conhecer os fundamentos da teoria e da prática do projeto na perspetiva do guia do modelo estratégico, da intenção à ação.

2. Manifestar o domínio da compreensão e da aplicação das variáveis associadas à gestão de projetos de Desportos de Natureza.

3. Saber conceber e aplicar projetos de intervenção em Desportos de Natureza a diferentes contextos.

4. Compreender a importância da organização de eventos e de eventos desportivos para o desenvolvimento social.

5. Compreender as incidências de natureza económica como uma das várias dimensões da organização de eventos desportivos de grande dimensão.

6. Analisar as possíveis soluções para os problemas propostos na realização de eventos desportivos numa região.

7. Dominar as diferentes funções de organização de um evento desportivo.

8. Identificar oportunidades de aplicação local e regional dos diferentes eventos desportivos.

Conteúdos programáticos

A - GESTÃO DE PROJETOS
Projeto: Definições Gerais, Terminologia e Classificação.
Dos indutores às tipologias; As situações insatisfatórias indutoras das tipologias.
O estudo de oportunidade; Os Diagnósticos Externo e Interno.
A tipologia problema; A tipologia motivação; A tipologia desenvolvimento; O diagnóstico.
O Estudo de Pré-realização.
A produção das ideias; A conceção dos instrumentos; A escolha definitiva das propostas da ação; A colocação em prática do pré-projeto.
Os Objetivos e os Instrumentos de Avaliação do Projeto.
Formular os objetivos do projeto; Redigir um objetivo operacional; Apresentar os objetivos; Conceber os instrumentos de avaliação.

B - ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS DESPORTIVOS:
Introdução aos Eventos.
Definição de evento; A diversidade de eventos; A complexidade dos eventos; Aspetos comuns em eventos de sucesso; O ponto de partida para a organização de um evento.

A importância dos Eventos Desportivos.
Tipologia dos eventos desportivos e critérios de diferenciação; Especificidade dos eventos desportivos; Impactos no desenvolvimento social; Incidências de natureza económica e impacto a curto, médio e longo prazo; O contexto desportivo e a organização de eventos; A organização de eventos e o papel de diferentes organizações: o Estado; As Federações Desportivas; O Movimento Associativo; As Empresas; A Comunicação Social; O processo de candidatura à realização de um evento desportivo – caderno de encargos, normas e procedimentos; Gestão da Marca na Organização de Eventos Desportivos.
As 4 grandes Etapas de Organização de um Evento Desportivo.

1. A Conceção: A ideia inicial; O planeamento e organização do evento; A inovação; O posicionamento; A avaliação das possibilidades; O orçamento previsional.
2. As Grandes Funções Preparatórias: Administrativa e Financeira; Jurídico-Legal; Marketing; Logística; Comercial; Desportiva.

3. A Operacionalização: Calendário do evento; Segurança e controlo de riscos; A receção: Organização, atletas e restante comitiva, comunicação social, parceiros, personalidades; A Direção Desportiva; A evento.

4. O Balanço: Desportivo; Organizacional; Financeiro; Avaliação da adesão do público ao evento; Comercial; Comunicação; Político. Instrumentos e indicadores de controlo e avaliação.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos refletem uma estrutura de organização e fundamentos da teoria e da prática do projeto na perspetiva do guia do modelo estratégico, da intenção à ação, assim como procura compreender a importância da organização de projetos e de eventos desportivos para o desenvolvimento social, económico e ambiental.

Metodologias de ensino

Para os estudos práticos os métodos de trabalho são diversificados e em função dos objetivos de cada aula. Os mais frequentemente realizados, pelos/as estudantes, são o desenvolvimento de sub-temas, os painéis de discussão, o trabalho individual e/ou de pequeno grupo, a elaboração de fichas de síntese e de reflexão sobre a teoria e o trabalho de projeto.

A avaliação é contínua e os/as estudantes nela integrados estão sujeitos, no decorrer do processo, à realização de pequenos trabalhos práticos de reflexão e/ou de aprofundamento do estudo realizado, bem como a situações pontuais de questionamento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Dá-se especial importância às metodologias interativas, o ensino pela descoberta, envolvendo os/as estudantes no processo de ensino-aprendizagem, centrado numa abordagem dos conceitos teóricos referenciados pela investigação científica e sua aplicação em situações práticas, tendo por base a teoria de projetos.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação do Processo (50%)

Resulta do desempenho do aluno na realização de diversos tipos de tarefas, tais como: trabalhos de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos/aplicados, recensões, relatórios, apresentações orais, participação crítica, atenção, questionamento, interesse nas atividades, assiduidade, etc (5%). A avaliação do processo está dividida entre dois trabalhos principais, dos quais se salienta; Construção técnica de um projeto recorrendo a softwares próprios (20%) e a elaboração de um projeto/evento desportivo (25%)

Avaliação do Produto (50%)
É expressa pelo desempenho do aluno no teste escrito (50%).

A componente de processo da avaliação contínua contribuirá com 50% para a nota final.

A componente de produto da avaliação contínua contribuirá com 50% para a nota final.

Para estar no processo de avaliação contínua o aluno tem que cumprir uma assiduidade de 75%.

Regime de assiduidade

Regime de assiduidade:
a) Presenças mínimas de 75%, participação nas aulas, bem como na realização dos trabalhos propostos.

b) Realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação dos conhecimentos sobre a matéria.

Bibliografia

Arraya, M., & Silva, M. N. (2014). Tendências Contemporâneas da Gestão Desportiva. Lisboa: Visão e contextos, Edições e Representações, Lda.

Bowdin, G., Allen, J., O'Toole, W., Harris, R., & McDonnell, I. (2006). Events Management (2nd Edition ed.). Great Britain: Elsevier Ltd.

Greenwell, T. C., Danzey-Bussell, L. A., & Shonk, D. (2014). Managing Sport Events. United States of America: Human Kinetics.

Isidoro, A. M., Simões , M. M., Saldanha, S. D., & Caetano, J. (2014). Manual de Organização e Gestão de Eventos. Lisboa: Edições Sílabo.



Desbordes M. ; Falgoux, J. (2006). Gestión Y Organización de un Evento Deportivo. Barcelona. INDE Publicaciones.

PIRES, Gustavo (1995) – “Desporto. Planeamento e gestão de projectos”. F.M.H. Lisboa.

Masterman, G. (2004). Strategic sport event management, an international approach. Elsevier.

Watt, David, C. (2004). Gestão de Eventos em Lazer e Turismo. Porto Alegre: Bookman

Solomon, J. (2002). An insider’s Guide to Managing Sporting Events. Champaign: Human Kinetics Publishers.

Lussier, R. N., & Kimball, D. C. (2014). Applied Sport Management Skills. Champaign, IL: Human Kinetics.

Miguel , A. (2019). Gestão Moderna de Projetos (8º edição ed.). Lisboa : FCA - Editora de informática, Lda. .

Project Management Institue (PMI). (2013). Project Managemente Body of Knowledge Guide (PMBOK). Boulevard: PMI.

Pires, G. (2007). Agôn Gestão do Desporto o jogo de Zeus. Porto: Porto Editora.

Roldão, V. (2010). Gestão de Projectos. Lisboa: Monitor.

Observações

Os/as estudantes com estatutos especiais, que não possam estar presentes nas sessões previstas, devem dar conhecimento deste estatuto ao docente nos primeiros quinze dias de aulas, sendo definido um plano de trabalho a desenvolver e critérios de avaliação adaptados, em função das possibilidades e condições particulares de frequência dos alunos implicados, de forma a permitir o acompanhamento de aulas e a respetiva avaliação contínua.

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