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Canoagem

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 1S

Código: DN15    Sigla: C
Áreas Científicas: Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPDN 27 Plano de estudos 2016_17 6,0 90 162,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Amílcar Sardinha AntunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 6,00
David Luis Sarmento Gonçalves   6,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer as características específicas da modalidade desportiva.
Conhecer as características dos contextos onde a modalidade desportiva se desenvolve.
Identificar e saber manusear os materiais específicos da Canoagem
Conhecer todos os cuidados de preservação a ter com o material da modalidade.
Conhecer e saber aplicar todas as regras de segurança inerentes à prática da modalidade desportiva.
Identificar e saber executar os gestos técnicos da modalidade desportiva.
Respeitar todos os praticantes e o meio ambiente.

Conteúdos programáticos

História da Canoagem: Vertentes desportivas e de lazer. Caracterização da atividade, requisitos base para a prática da modalidade.
Equipamentos e fundamentação técnica para a prática da canoagem, tipologia das embarcações em função da sua utilização: Caiaques, canoas e pagaias.
Equipamentos de segurança: Coletes, cabo de reboque, saiote.
Técnica e postura corporal (posição base, manobras e resgate).
Organização e dinamização de atividades de canoagem.
Etapas de ensino-aprendizagem: embarque e desembarque, esvaziamento de um caiaque, o que fazer quando o caiaque vira, fases do ensino da técnica, tarefas de iniciação.
Locais de prática e meteorologia.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos abordados nesta UC permitem aos estudantes conhecer as diferentes abordagens específicas da modalidade desportiva tendo como referência a prática e os gestos técnicos associados, permitindo-lhes construir uma compreensão dos conceitos e da aplicação em diferentes ambientes e com uma população diferenciada.

Metodologias de ensino

O trabalho da UC organiza-se em torno de:
- Aulas de exposição de temáticas (teóricas e práticas)/conteúdos do programa pelo(s) docente(s)
- Aulas de análise de documentos, exposição de materiais associados à modalidade desportiva, discussão de trabalhos realizados pelos estudantes

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A articulação entre o trabalho desenvolvido em sala de aula de natureza expositiva, assim como as tarefas articuladas que são realizadas de tipologia prática e os trabalhos realizados, apresentados e discutidos em turma, permite aos estudantes compreender os modos de agir de forma pedagógica em diferentes contextos associado à canoagem, favorecendo espaços de reflexão sobre percursos e orientações no desenvolvimento da atividade.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação contínua
- Participação - 10%.
- Trabalho em grupo - 40%.
- Avaliação prática - 50%.

Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua serão remetidos para exame final de cariz teórico - prático.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante esteja no mínimo em 75% das sessões de aplicação prática e que analise e discuta as tarefas propostas e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC, excetuam-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

Jimenéz, A. & Rodríguez, J. (2005). Recreational kayaking. Editorial Wanceule.
Mood, D., Musker, F. & Rink, J. (1999). Sports and Recreational activities. (12th Ed). USA: McGraw-Hill.
Issurin, V. (1998). Science & Performance of Canoe / Kayak, High-performance Training. Publication: Elite Sport Department of Israel.
Hernández, J. (1993). Piraguismo I and II. Collection of El Corte Inglês. Spanish Olympic Committee.
Cox, R. (1992). The Science of Canoeing. Cheshire: Coxburn Press.

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