This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > DN18
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?
Mapa da ESE Setúbal
Mapa interactivo do campus. Clique num determinado edifício.

Remo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2022/2023 - 1S

Código: DN18    Sigla: R
Áreas Científicas: Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPDN 24 Plano de estudos 2016_17 6,0 90 162,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Fernando Jorge Lourenço dos SantosResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 6,00
Pedro Reis   6,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer as características específicas da modalidade desportiva.
Conhecer as características dos contextos onde a modalidade desportiva se desenvolve.
Identificar e saber manusear os materiais específicos do Remo
Conhecer todos os cuidados de preservação e manutenção do material específico da modalidade.
Conhecer e saber aplicar todas as regras de segurança inerentes à prática da modalidade desportiva.
Identificar e saber executar os gestos técnicos da modalidade desportiva.
Conhecer e saber aplicar princípios pedagógicos no ensino de habilidades motoras relativas à iniciação ao Remo. o
Respeitar todos os praticantes e o meio ambiente.

Conteúdos programáticos

História do Remo: vertentes desportivas e de lazer.
Caracterização da atividade, requisitos base para a prática da modalidade.
Equipamentos e fundamentação técnica para a prática do Remo, tipologia das embarcações em função da sua utilização.
Equipamentos e medidas de segurança para iniciação à modalidade.
Técnica e postura corporal (posição base, manobras e resgate).
Organização e dinamização de atividades de Remo.
Etapas de ensino aprendizagem: embarque e desembarque, manobras, o que fazer quando o barco vira, fases do ensino da técnica, tarefas de iniciação.
Locais de prática e meteorologia.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos abordados nesta UC possibilitam aos estudantes conhecer as diferentes abordagens específicas da modalidade desportiva tendo como referência a prática e os gestos técnicos associados, permitindo-lhes construir uma compreensão dos conceitos e da sua aplicação em diferentes ambientes e com populações diferenciadas.

Metodologias de ensino

O trabalho da UC organiza-se em torno de:
- aulas teóricas de exposição de temáticas e conteúdos do programa e sua aplicação prática
- aulas de análise de documentos, exposição de materiais associados à modalidade desportiva, e apresentação e discussão de trabalhos realizados pelos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A articulação entre o trabalho teórico, eminentemente de natureza expositiva, as tarefas de tipologia prática e os trabalhos realizados pelos alunos, apresentados e discutidos em turma, permite aos estudantes compreenderem os modos de agir de forma pedagógica em diferentes contextos do Remo, favorecendo o surgimento de espaços de reflexão sobre os percursos e as orientações a seguir no planeamento e implementação de atividades.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação contínua
- Participação: 20%.
- Avaliação prática: 30%.
- Trabalho individual: 20%
- Trabalho em grupo ou Teste escrito: 30%.

Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua serão remetidos para exame final.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante esteja presente em pelo menos 75% das sessões de aplicação prática, que analise e discuta as tarefas propostas e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC, excetuando-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24o do RFA).

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0
Opções
Últimas Notícias
Ato público de discussão de Relatório de Dissertação/Projeto/Estágio
Aula Aberta - Projeto GI4SADO
Exposição Bibliográfica | Centenário de José Saramago
Seminário Carteira de Competências | Partilha de testemunhos
Página gerada em: 2022-12-07 às 09:31:29 Última actualização: 2010-07-19